Vestida de noiva : o significado do traje de casamento como artefato de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39240 |
Resumo: | Esta dissertação tem por intuito compreender o modo como os símbolos, recursos semióticos e aspectos simbólicos estão imbuídos e se manifestam no traje de noiva, a partir de seus elementos estéticos, por meio do estudo das experiências de três usuárias, residentes em Recife, Pernambuco. Concebemos o vestuário como um artefato de Moda e Design cuja estrutura e superfície carrega mensagens e significados, constituindo-se como um sistema multimodal que pode ser alvo de estudos dentro do campo do Design de Informação. Para realizar esta proposta, foi feita uma revisão que contemplasse discussões acerca: dos ritos e rituais presentes no casamento e no traje de noiva, da história do “casamento branco” e da semiótica social e sua aplicação ao vestuário e à moda. A finalidade principal desta pesquisa foi a análise dos três trajes de noiva pertencentes às entrevistadas. Assim, utilizamos procedimentos metodológicos experimentais no campo da semiótica social que suprissem as necessidades de entendimento do panorama geral do campo e da subjetividade das três usuárias, de forma a abranger um espectro contextual e individualizado de suas experiências. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com mulheres casadas que ainda possuíssem seus trajes de noiva (Entrevista Narrativa) e profissionais do mercado de casamento (Entrevista Assistemática), associadas à análise observacional semiótica dos seus respectivos trajes de noiva. Os resultados sugerem que os trajes de noiva analisados carregam diversos símbolos e significados, que podem ser contundentes na manifestação das individualidades de suas usuárias, de suas experiências de uso e de suas percepções de si mesmas como uma noiva. |
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Concebemos o vestuário como um artefato de Moda e Design cuja estrutura e superfície carrega mensagens e significados, constituindo-se como um sistema multimodal que pode ser alvo de estudos dentro do campo do Design de Informação. Para realizar esta proposta, foi feita uma revisão que contemplasse discussões acerca: dos ritos e rituais presentes no casamento e no traje de noiva, da história do “casamento branco” e da semiótica social e sua aplicação ao vestuário e à moda. A finalidade principal desta pesquisa foi a análise dos três trajes de noiva pertencentes às entrevistadas. Assim, utilizamos procedimentos metodológicos experimentais no campo da semiótica social que suprissem as necessidades de entendimento do panorama geral do campo e da subjetividade das três usuárias, de forma a abranger um espectro contextual e individualizado de suas experiências. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com mulheres casadas que ainda possuíssem seus trajes de noiva (Entrevista Narrativa) e profissionais do mercado de casamento (Entrevista Assistemática), associadas à análise observacional semiótica dos seus respectivos trajes de noiva. Os resultados sugerem que os trajes de noiva analisados carregam diversos símbolos e significados, que podem ser contundentes na manifestação das individualidades de suas usuárias, de suas experiências de uso e de suas percepções de si mesmas como uma noiva.CAPESThis dissertation aims to understand the way symbols, semiotic features and symbolic aspects are imbued and manifest in bride’s attire from its aesthetic elements through the study of the experiences of three users, living in Recife, Pernambuco. We conceive clothing as an Artifact of Fashion and Design whose structure and surface carries messages and meanings, constituting itself as a multimodal system that can be the target of studies within the field of Information Design. To achieve this proposal, we made a review that contemplates discussions about the rites and rituals present in the wedding and bride's attire, the history of the “white wedding”, and social semiotics and its application to clothing and fashion. The main purpose of this research was the analysis of the three wedding dresses belonging to the interviewees. Thus, used experimental methodological procedures in the field of social semiotics that met the needs of understanding the general overlook of the field and the subjectivity of the three users, to cover a contextual and individualized spectrum of their experiences. Data collection was carried out through in-depth interviews with married women who still had their bride’s attire (Narrative Interview) and wedding market professionals (Unsystematic Interview), associated with semiotic observational analysis of their respective wedding attire. The results suggest that the analyzed bridal attire carry several symbols and meanings, which can be forceful in manifestation of the individualities of its users, their experiences of use and their perceptions of themselves as a bride.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSimbólicoSemiótica SocialCasamentoNoivaTraje de noivaVestida de noiva : o significado do traje de casamento como artefato de modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Tamires Souza Coutinho.pdfDISSERTAÇÃO Tamires Souza Coutinho.pdfapplication/pdf6801993https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39240/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Tamires%20Souza%20Coutinho.pdf9f8922dc97a859439d5f469f3bdf52d7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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