Mediação da aprendizagem e uso da comunicação alternativa no processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Joseane Ferreira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39248
Resumo: A inclusão da Pessoa com Deficiência no âmbito escolar é um debate atual que demanda a organização de várias propostas de trabalho pelas especificidades inerentes à pessoa e pelas diversas barreiras existentes no contexto social. Quando se trata da criança com deficiência intelectual, há o estigma de um sujeito sem capacidade de aprender; essa barreira atitudinal acaba reforçando o preconceito que pesquisadores vem tentando desmitificar por meio de estudos que mostram que, estudantes com deficiência são capazes de aprender a partir das propostas metodológicas e da mediação pedagógica que atentem para as singularidades dos educandos. Esta pesquisa está baseada na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a qual vem afirmar que, quando a aprendizagem não se dá por caminhos diretos, faz-se necessário encontrar caminhos alternativos para que a aprendizagem aconteça. Esses caminhos alternativos são denominados de artefatos culturais, ou seja, são as vias alternativas de desenvolvimento social do sujeito com deficiência. No caso desta pesquisa, consideramos como artefato cultural os recursos de Comunicação Alternativa, pois estes, são apoios visuais que servem como instrumentos mediadores da aprendizagem no campo psicológico, conforme os pressupostos vigotskianos; esses recursos permitem que as pessoas com deficiência possam superar seus limites e ampliarem suas potencialidades. O objetivo da pesquisa foi o de investigar como a Comunicação Alternativa pode contribuir no processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual, em contexto de sala de aula regular. Optou-se pelo estudo de caso apoiado na abordagem metodológica da pesquisa-intervenção; por estamos num espaço escolar, a abordagem qualitativa auxiliou numa maior compreensão dos fenômenos em contexto natural de ensino e aprendizagem da criança. O campo empírico foi uma escola pública localizada na Cidade do Recife; tivemos a permanência no campo de seis meses (julho a dezembro de 2019). Para a coleta, análise e discussão dos dados, utilizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: observação; entrevista semiestruturada; avaliação da escrita da criança com deficiência intelectual; planejamento das intervenções e intervenções pedagógicas propriamente ditas, com recursos de Comunicação Alternativa. Como participantes, tivemos uma criança com deficiência intelectual, matriculada no primeiro ano do Ensino Fundamental I; a professora da sala regular; a professora da sala de recursos multifuncionais; o Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar; e a mãe da criança. Diante dos achados, consideramos que a mediação pedagógica da pesquisadora foi de suma importância no processo de alfabetização da criança com DI, e que, mesmo diante de pequenos avanços, percebeu-se mudanças significativas nos aspectos motivacionais, de participação e de execução das tarefas, pela criança; a sua escrita permaneceu no nível das “garatujas”, e a opção adotada nas mediações para a escrita com letras móveis foi a estratégia que prevaleceu para a auxiliar a criança na aquisição do Sistema de Escrita alfabética (escrita do seu nome próprio; nomes das letras; ordem alfabética; palavras iniciadas com a mesma letra; rimas etc.), mediante uso de recursos da Comunicação Alternativa.
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spelling SANTOS, Joseane Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro2021-02-19T15:10:31Z2021-02-19T15:10:31Z2020-06-16SANTOS, Joseane Ferreira dos. Mediação da aprendizagem e uso da comunicação alternativa no processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39248A inclusão da Pessoa com Deficiência no âmbito escolar é um debate atual que demanda a organização de várias propostas de trabalho pelas especificidades inerentes à pessoa e pelas diversas barreiras existentes no contexto social. Quando se trata da criança com deficiência intelectual, há o estigma de um sujeito sem capacidade de aprender; essa barreira atitudinal acaba reforçando o preconceito que pesquisadores vem tentando desmitificar por meio de estudos que mostram que, estudantes com deficiência são capazes de aprender a partir das propostas metodológicas e da mediação pedagógica que atentem para as singularidades dos educandos. Esta pesquisa está baseada na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a qual vem afirmar que, quando a aprendizagem não se dá por caminhos diretos, faz-se necessário encontrar caminhos alternativos para que a aprendizagem aconteça. Esses caminhos alternativos são denominados de artefatos culturais, ou seja, são as vias alternativas de desenvolvimento social do sujeito com deficiência. No caso desta pesquisa, consideramos como artefato cultural os recursos de Comunicação Alternativa, pois estes, são apoios visuais que servem como instrumentos mediadores da aprendizagem no campo psicológico, conforme os pressupostos vigotskianos; esses recursos permitem que as pessoas com deficiência possam superar seus limites e ampliarem suas potencialidades. O objetivo da pesquisa foi o de investigar como a Comunicação Alternativa pode contribuir no processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual, em contexto de sala de aula regular. Optou-se pelo estudo de caso apoiado na abordagem metodológica da pesquisa-intervenção; por estamos num espaço escolar, a abordagem qualitativa auxiliou numa maior compreensão dos fenômenos em contexto natural de ensino e aprendizagem da criança. O campo empírico foi uma escola pública localizada na Cidade do Recife; tivemos a permanência no campo de seis meses (julho a dezembro de 2019). Para a coleta, análise e discussão dos dados, utilizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: observação; entrevista semiestruturada; avaliação da escrita da criança com deficiência intelectual; planejamento das intervenções e intervenções pedagógicas propriamente ditas, com recursos de Comunicação Alternativa. Como participantes, tivemos uma criança com deficiência intelectual, matriculada no primeiro ano do Ensino Fundamental I; a professora da sala regular; a professora da sala de recursos multifuncionais; o Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar; e a mãe da criança. Diante dos achados, consideramos que a mediação pedagógica da pesquisadora foi de suma importância no processo de alfabetização da criança com DI, e que, mesmo diante de pequenos avanços, percebeu-se mudanças significativas nos aspectos motivacionais, de participação e de execução das tarefas, pela criança; a sua escrita permaneceu no nível das “garatujas”, e a opção adotada nas mediações para a escrita com letras móveis foi a estratégia que prevaleceu para a auxiliar a criança na aquisição do Sistema de Escrita alfabética (escrita do seu nome próprio; nomes das letras; ordem alfabética; palavras iniciadas com a mesma letra; rimas etc.), mediante uso de recursos da Comunicação Alternativa.The inclusion of People with Disabilities in the school environment is a current debate that requires the organization of various work applications due to the specificities inherent to the person and the various barriers existing in the social context. When it comes to children with intellectual disabilities, there is the stigma of a subject without the ability to learn; this attitudinal barrier ends up transforming or preconceiving that the researchers try to demystify through studies that shows, students with difficulties are able to learn from methodological and pedagogical mediation techniques that pay attention to the singularities of the students. This research is associated with the perspective of Historical-Cultural Theory, which is declared when, when learning does not take direct paths, it is necessary to find alternative ways to learn to learn. These alternative paths are called cultural artifacts, that is, they are the alternative paths of social development for the individual with disabilities. In the case of this research, we consider Alternative Communication resources as a cultural artifact, as these are visual aids that serve as mediating tools for learning in the psychological field, according to Vigotskiana assumptions; these resources can allow people with difficulties to overcome their limits and expand their potential. The objective of the research was to research how Alternative Communication can contribute to the literacy process of a child with intellectual disabilities, in the context of a regular classroom. Opt for the case study supported by the methodological approach of research-intervention; because we are in a school space, a qualitative approach aided in a greater understanding of the phenomena in the natural context of the child's teaching and learning. The empirical field was a public school located in the City of Recife; we stayed in the field for six months (July to December 2019). For the collection, analysis and discussion of the data, the following methodological procedures were used: observation; semi structured interview; evaluation of the writing of the child with intellectual disability; planning of the interventions and pedagogical interventions themselves, with Alternative Communication resources. As participants, we had a child with intellectual disabilities, enrolled in the first year of elementary school; the regular classroom teacher; the teacher in the multifunctional resource room; the School Development Support Agent; and the child's mother. In view of the findings, we consider that the researcher's pedagogical mediation was of paramount importance in the process of literacy of children with ID, and that, even in the face of small advances, significant changes were noticed in the motivational aspects, participation and execution of tasks, by the child; his writing remained at the level of “doodles”, and the option adopted in mediations for writing with mobile letters was the strategy that prevailed to assist the child in the acquisition of the Alphabetical Writing System (writing his own name; names of letters ; alphabetical order; words beginning with the same letter; rhymes etc.), using Alternative Communication resources.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAlfabetizaçãoComunicação e EducaçãoDeficiência IntelectualAprendizagemUFPE - Pós-graduaçãoMediação da aprendizagem e uso da comunicação alternativa no processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Joseane Ferreira dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Joseane Ferreira dos Santos.pdfapplication/pdf2577027https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39248/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Joseane%20Ferreira%20dos%20Santos.pdf91a676a9b90061fb844cdc2183e4cf11MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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