Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Diego Leonardo Chaves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28487
Resumo: Há diversos problemas na área da educação, inclusive a desmotivação docente. As aulas preparadas por esses profissionais são determinantes para o aprendizado dos alunos. Programas de avaliação docente, projetos de capacitação e motivação e outras metodologias são usadas para diminuir essa problemática. Contudo, é necessário observar se estão sendo aplicados da maneira correta. O feedback é uma etapa essencial para que o processo seja eficiente e importante para orientar os professores de como prosseguir em determinadas situações. Uma interpretação errada pode causar o efeito contrário ao pretendido, por isso ele deve ser informativo e de forma construtiva, para que seja aproveitado da melhor maneira possível. No IFMA, uma única avaliação docente é realizada ao final de cada semestre e os feedbacks são apresentados em reuniões. De acordo com esta pesquisa, 66,7% dos professores participantes julgaram ser muito importante receber feedback das suas aulas e 22,2% julgaram ser importante. Partindo desse princípio, a Gamificação, entendida como o uso de mecânicas de jogos em contextos diferentes, foi escolhida como um caminho para apresentar um feedback mais informativo ao professor. Sendo assim, este estudo propõe que a aula do docente seja avaliada pelos alunos assim que encerrada e de forma contínua e que os resultados sejam imediatamente apresentados ao professor em formato digital através de um sistema que utliza elementos da gamificação. De acordo com os experimentos realizados com os grupos desta pesquisa, percebeu-se que o grupo em que os professores recebiam o feedback gamificado tiveram avaliações melhores e mais estáveis das suas aulas por parte dos alunos em comparação aos outros grupos. Como trabalhos futuros, desejasse detalhar as avaliações das aulas enriquecendo o feedback, implementar novas mecânicas de games e narrativas, integrar ao sistema acadêmico e plataformas EAD e também para segmentos da administração da instituição.
id UFPE_1a680674efc067dade93eba74b3c1cd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/28487
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Diego Leonardo ChavesInserir Latteshttp://lattes.cnpq.br/6045470959652684CABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio2019-01-09T14:27:07Z2019-01-09T14:27:07Z2017-06-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28487Há diversos problemas na área da educação, inclusive a desmotivação docente. As aulas preparadas por esses profissionais são determinantes para o aprendizado dos alunos. Programas de avaliação docente, projetos de capacitação e motivação e outras metodologias são usadas para diminuir essa problemática. Contudo, é necessário observar se estão sendo aplicados da maneira correta. O feedback é uma etapa essencial para que o processo seja eficiente e importante para orientar os professores de como prosseguir em determinadas situações. Uma interpretação errada pode causar o efeito contrário ao pretendido, por isso ele deve ser informativo e de forma construtiva, para que seja aproveitado da melhor maneira possível. No IFMA, uma única avaliação docente é realizada ao final de cada semestre e os feedbacks são apresentados em reuniões. De acordo com esta pesquisa, 66,7% dos professores participantes julgaram ser muito importante receber feedback das suas aulas e 22,2% julgaram ser importante. Partindo desse princípio, a Gamificação, entendida como o uso de mecânicas de jogos em contextos diferentes, foi escolhida como um caminho para apresentar um feedback mais informativo ao professor. Sendo assim, este estudo propõe que a aula do docente seja avaliada pelos alunos assim que encerrada e de forma contínua e que os resultados sejam imediatamente apresentados ao professor em formato digital através de um sistema que utliza elementos da gamificação. De acordo com os experimentos realizados com os grupos desta pesquisa, percebeu-se que o grupo em que os professores recebiam o feedback gamificado tiveram avaliações melhores e mais estáveis das suas aulas por parte dos alunos em comparação aos outros grupos. Como trabalhos futuros, desejasse detalhar as avaliações das aulas enriquecendo o feedback, implementar novas mecânicas de games e narrativas, integrar ao sistema acadêmico e plataformas EAD e também para segmentos da administração da instituição.There are several problems in the area of education, including teacher demotivation. The classes prepared by these professionals are determinant for the students’ learning. Teacher evaluation programs, training and motivation projects and other methodologies are used to reduce this problem. However, it is necessary to observe if they are being applied correctly. Feedback is an essential step in making the process efficient and important to guide teachers in how to proceed in certain situations. A wrong interpretation can cause the opposite effect to the intended one, therefore it must be informative and constructive, so that it is harnessed to the best possible way. At the IFMA, a single teacher assessment is done at the end of each semester and feedbacks are presented at meetings. According to this research, 66.7% of participating teachers thought it was very important to receive feedback from their classes and 22.2% thought it important. Based on this principle, Gamification, understood as the use of game mechanics in different contexts, was chosen as a way to present more informative feedback to the teacher. Thus, this study proposes that the teacher’s class be evaluated by the students as soon as they are closed and in a continuous way and that the results are immediately presented to the teacher in digital format through a system that uses elements of gamification. According to the experiments carried out with the groups of this research, it was noticed that the group in which the teachers received the gamified feedback had better and more stable evaluations of their classes by the students compared to the other groups. As future work, we wish to detail class evaluations by enriching feedback, implementing new game mechanics and narratives, integrating with the academic system and EAD platforms and also for segments of the institution’s administration.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiência da computaçãoGamificaçãoAnálise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diego%20Leonardo%20Chaves%20Silva.pdf.jpg92bdfe66f92504f945384019c497a0e3MD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdfDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdfapplication/pdf2880604https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diego%20Leonardo%20Chaves%20Silva.pdfd32abec8a066f0cff0865bb984e355afMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain116714https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diego%20Leonardo%20Chaves%20Silva.pdf.txtf70fbf6a6bc96f15ba2464fa807fe982MD55123456789/284872019-10-25 09:47:31.358oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T12:47:31Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor
title Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor
spellingShingle Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor
SILVA, Diego Leonardo Chaves
Ciência da computação
Gamificação
title_short Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor
title_full Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor
title_fullStr Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor
title_full_unstemmed Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor
title_sort Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor
author SILVA, Diego Leonardo Chaves
author_facet SILVA, Diego Leonardo Chaves
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv Inserir Lattes
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6045470959652684
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Diego Leonardo Chaves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio
contributor_str_mv CABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Gamificação
topic Ciência da computação
Gamificação
description Há diversos problemas na área da educação, inclusive a desmotivação docente. As aulas preparadas por esses profissionais são determinantes para o aprendizado dos alunos. Programas de avaliação docente, projetos de capacitação e motivação e outras metodologias são usadas para diminuir essa problemática. Contudo, é necessário observar se estão sendo aplicados da maneira correta. O feedback é uma etapa essencial para que o processo seja eficiente e importante para orientar os professores de como prosseguir em determinadas situações. Uma interpretação errada pode causar o efeito contrário ao pretendido, por isso ele deve ser informativo e de forma construtiva, para que seja aproveitado da melhor maneira possível. No IFMA, uma única avaliação docente é realizada ao final de cada semestre e os feedbacks são apresentados em reuniões. De acordo com esta pesquisa, 66,7% dos professores participantes julgaram ser muito importante receber feedback das suas aulas e 22,2% julgaram ser importante. Partindo desse princípio, a Gamificação, entendida como o uso de mecânicas de jogos em contextos diferentes, foi escolhida como um caminho para apresentar um feedback mais informativo ao professor. Sendo assim, este estudo propõe que a aula do docente seja avaliada pelos alunos assim que encerrada e de forma contínua e que os resultados sejam imediatamente apresentados ao professor em formato digital através de um sistema que utliza elementos da gamificação. De acordo com os experimentos realizados com os grupos desta pesquisa, percebeu-se que o grupo em que os professores recebiam o feedback gamificado tiveram avaliações melhores e mais estáveis das suas aulas por parte dos alunos em comparação aos outros grupos. Como trabalhos futuros, desejasse detalhar as avaliações das aulas enriquecendo o feedback, implementar novas mecânicas de games e narrativas, integrar ao sistema acadêmico e plataformas EAD e também para segmentos da administração da instituição.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-09T14:27:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-09T14:27:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28487
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diego%20Leonardo%20Chaves%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diego%20Leonardo%20Chaves%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/4/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diego%20Leonardo%20Chaves%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 92bdfe66f92504f945384019c497a0e3
d32abec8a066f0cff0865bb984e355af
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
f70fbf6a6bc96f15ba2464fa807fe982
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310756022091776