Análise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28487 |
Resumo: | Há diversos problemas na área da educação, inclusive a desmotivação docente. As aulas preparadas por esses profissionais são determinantes para o aprendizado dos alunos. Programas de avaliação docente, projetos de capacitação e motivação e outras metodologias são usadas para diminuir essa problemática. Contudo, é necessário observar se estão sendo aplicados da maneira correta. O feedback é uma etapa essencial para que o processo seja eficiente e importante para orientar os professores de como prosseguir em determinadas situações. Uma interpretação errada pode causar o efeito contrário ao pretendido, por isso ele deve ser informativo e de forma construtiva, para que seja aproveitado da melhor maneira possível. No IFMA, uma única avaliação docente é realizada ao final de cada semestre e os feedbacks são apresentados em reuniões. De acordo com esta pesquisa, 66,7% dos professores participantes julgaram ser muito importante receber feedback das suas aulas e 22,2% julgaram ser importante. Partindo desse princípio, a Gamificação, entendida como o uso de mecânicas de jogos em contextos diferentes, foi escolhida como um caminho para apresentar um feedback mais informativo ao professor. Sendo assim, este estudo propõe que a aula do docente seja avaliada pelos alunos assim que encerrada e de forma contínua e que os resultados sejam imediatamente apresentados ao professor em formato digital através de um sistema que utliza elementos da gamificação. De acordo com os experimentos realizados com os grupos desta pesquisa, percebeu-se que o grupo em que os professores recebiam o feedback gamificado tiveram avaliações melhores e mais estáveis das suas aulas por parte dos alunos em comparação aos outros grupos. Como trabalhos futuros, desejasse detalhar as avaliações das aulas enriquecendo o feedback, implementar novas mecânicas de games e narrativas, integrar ao sistema acadêmico e plataformas EAD e também para segmentos da administração da instituição. |
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SILVA, Diego Leonardo ChavesInserir Latteshttp://lattes.cnpq.br/6045470959652684CABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio2019-01-09T14:27:07Z2019-01-09T14:27:07Z2017-06-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28487Há diversos problemas na área da educação, inclusive a desmotivação docente. As aulas preparadas por esses profissionais são determinantes para o aprendizado dos alunos. Programas de avaliação docente, projetos de capacitação e motivação e outras metodologias são usadas para diminuir essa problemática. Contudo, é necessário observar se estão sendo aplicados da maneira correta. O feedback é uma etapa essencial para que o processo seja eficiente e importante para orientar os professores de como prosseguir em determinadas situações. Uma interpretação errada pode causar o efeito contrário ao pretendido, por isso ele deve ser informativo e de forma construtiva, para que seja aproveitado da melhor maneira possível. No IFMA, uma única avaliação docente é realizada ao final de cada semestre e os feedbacks são apresentados em reuniões. De acordo com esta pesquisa, 66,7% dos professores participantes julgaram ser muito importante receber feedback das suas aulas e 22,2% julgaram ser importante. Partindo desse princípio, a Gamificação, entendida como o uso de mecânicas de jogos em contextos diferentes, foi escolhida como um caminho para apresentar um feedback mais informativo ao professor. Sendo assim, este estudo propõe que a aula do docente seja avaliada pelos alunos assim que encerrada e de forma contínua e que os resultados sejam imediatamente apresentados ao professor em formato digital através de um sistema que utliza elementos da gamificação. De acordo com os experimentos realizados com os grupos desta pesquisa, percebeu-se que o grupo em que os professores recebiam o feedback gamificado tiveram avaliações melhores e mais estáveis das suas aulas por parte dos alunos em comparação aos outros grupos. Como trabalhos futuros, desejasse detalhar as avaliações das aulas enriquecendo o feedback, implementar novas mecânicas de games e narrativas, integrar ao sistema acadêmico e plataformas EAD e também para segmentos da administração da instituição.There are several problems in the area of education, including teacher demotivation. The classes prepared by these professionals are determinant for the students’ learning. Teacher evaluation programs, training and motivation projects and other methodologies are used to reduce this problem. However, it is necessary to observe if they are being applied correctly. Feedback is an essential step in making the process efficient and important to guide teachers in how to proceed in certain situations. A wrong interpretation can cause the opposite effect to the intended one, therefore it must be informative and constructive, so that it is harnessed to the best possible way. At the IFMA, a single teacher assessment is done at the end of each semester and feedbacks are presented at meetings. According to this research, 66.7% of participating teachers thought it was very important to receive feedback from their classes and 22.2% thought it important. Based on this principle, Gamification, understood as the use of game mechanics in different contexts, was chosen as a way to present more informative feedback to the teacher. Thus, this study proposes that the teacher’s class be evaluated by the students as soon as they are closed and in a continuous way and that the results are immediately presented to the teacher in digital format through a system that uses elements of gamification. According to the experiments carried out with the groups of this research, it was noticed that the group in which the teachers received the gamified feedback had better and more stable evaluations of their classes by the students compared to the other groups. As future work, we wish to detail class evaluations by enriching feedback, implementing new game mechanics and narratives, integrating with the academic system and EAD platforms and also for segments of the institution’s administration.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiência da computaçãoGamificaçãoAnálise do impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diego%20Leonardo%20Chaves%20Silva.pdf.jpg92bdfe66f92504f945384019c497a0e3MD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdfDISSERTAÇÃO Diego Leonardo Chaves Silva.pdfapplication/pdf2880604https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28487/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Diego%20Leonardo%20Chaves%20Silva.pdfd32abec8a066f0cff0865bb984e355afMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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