Então você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Band

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruno Vasconcelos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10841
Resumo: Este trabalho consiste na análise do modo como os games Guitar Hero e Rock Band tentam proporcionar aos jogadores a sensação de incorporarem grandes estrelas do rock quando estão num palco. Esses games, através do uso de joysticks no formato de instrumentos musicais e do design de áudio, permitiram aos jogadores uma imersão no seu ambiente de jogo, a ponto de alguns se sentirem como astros do rock, independente de qualquer habilidade com guitarras, baixos ou baterias. O presente trabalho parte da hipótese de que Guitar Hero e Rock Band alcançaram o sucesso por, além de utilizarem em suas trilhas grandes sucessos da história do rock, conseguirem, através do formato diferenciado dos seus controles e pela forma como o som do jogo é emitido, diminuir a distância crítica entre a fantasia e a realidade, provocando o fascínio de seus jogadores, que sentem como se realmente estivessem tocando um instrumento musical. Dessa forma, consideramos o conceito de imersão fundamental para que se dê início a uma discussão sobre como esses games musicais atuam para que os indivíduos entrem na brincadeira de ser uma estrela do rock, já que acreditamos que agem de uma forma diferente de outros games mais tradicionais para o envolvimento emocional dos jogadores.
id UFPE_1ba7d3cda38ae4e98c0e3d918af6300d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/10841
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Lima, Bruno VasconcelosTrotta, Felipe da Costa 2015-03-05T18:05:52Z2015-03-05T18:05:52Z2012-05https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10841Este trabalho consiste na análise do modo como os games Guitar Hero e Rock Band tentam proporcionar aos jogadores a sensação de incorporarem grandes estrelas do rock quando estão num palco. Esses games, através do uso de joysticks no formato de instrumentos musicais e do design de áudio, permitiram aos jogadores uma imersão no seu ambiente de jogo, a ponto de alguns se sentirem como astros do rock, independente de qualquer habilidade com guitarras, baixos ou baterias. O presente trabalho parte da hipótese de que Guitar Hero e Rock Band alcançaram o sucesso por, além de utilizarem em suas trilhas grandes sucessos da história do rock, conseguirem, através do formato diferenciado dos seus controles e pela forma como o som do jogo é emitido, diminuir a distância crítica entre a fantasia e a realidade, provocando o fascínio de seus jogadores, que sentem como se realmente estivessem tocando um instrumento musical. Dessa forma, consideramos o conceito de imersão fundamental para que se dê início a uma discussão sobre como esses games musicais atuam para que os indivíduos entrem na brincadeira de ser uma estrela do rock, já que acreditamos que agem de uma forma diferente de outros games mais tradicionais para o envolvimento emocional dos jogadores.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGamesRockImersãoGuitarraEntão você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Bandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILBruno_Dissert_final.pdf.jpgBruno_Dissert_final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/5/Bruno_Dissert_final.pdf.jpg7bb88d2b164fe096e7deeddb1c1735ecMD55ORIGINALBruno_Dissert_final.pdfBruno_Dissert_final.pdfapplication/pdf733360https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/1/Bruno_Dissert_final.pdf750df5ff2557116f9edbc6e7434bdbe1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTBruno_Dissert_final.pdf.txtBruno_Dissert_final.pdf.txtExtracted texttext/plain255894https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/4/Bruno_Dissert_final.pdf.txt17f63717d691e0998321f5988aed5989MD54123456789/108412019-10-25 16:31:30.567oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:31:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Então você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Band
title Então você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Band
spellingShingle Então você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Band
Lima, Bruno Vasconcelos
Games
Rock
Imersão
Guitarra
title_short Então você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Band
title_full Então você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Band
title_fullStr Então você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Band
title_full_unstemmed Então você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Band
title_sort Então você quer brincar de ser um rock star? Considerações sobre a imersão em Guitar Hero e Rock Band
author Lima, Bruno Vasconcelos
author_facet Lima, Bruno Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bruno Vasconcelos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trotta, Felipe da Costa
contributor_str_mv Trotta, Felipe da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Games
Rock
Imersão
Guitarra
topic Games
Rock
Imersão
Guitarra
description Este trabalho consiste na análise do modo como os games Guitar Hero e Rock Band tentam proporcionar aos jogadores a sensação de incorporarem grandes estrelas do rock quando estão num palco. Esses games, através do uso de joysticks no formato de instrumentos musicais e do design de áudio, permitiram aos jogadores uma imersão no seu ambiente de jogo, a ponto de alguns se sentirem como astros do rock, independente de qualquer habilidade com guitarras, baixos ou baterias. O presente trabalho parte da hipótese de que Guitar Hero e Rock Band alcançaram o sucesso por, além de utilizarem em suas trilhas grandes sucessos da história do rock, conseguirem, através do formato diferenciado dos seus controles e pela forma como o som do jogo é emitido, diminuir a distância crítica entre a fantasia e a realidade, provocando o fascínio de seus jogadores, que sentem como se realmente estivessem tocando um instrumento musical. Dessa forma, consideramos o conceito de imersão fundamental para que se dê início a uma discussão sobre como esses games musicais atuam para que os indivíduos entrem na brincadeira de ser uma estrela do rock, já que acreditamos que agem de uma forma diferente de outros games mais tradicionais para o envolvimento emocional dos jogadores.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:05:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:05:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10841
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/5/Bruno_Dissert_final.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/1/Bruno_Dissert_final.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10841/4/Bruno_Dissert_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bb88d2b164fe096e7deeddb1c1735ec
750df5ff2557116f9edbc6e7434bdbe1
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
17f63717d691e0998321f5988aed5989
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310668952535040