Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janson, Sílvio Fernando [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193537
Resumo: A tese contida neste trabalho é que banda de rock é um objeto artístico. Esse objeto visa, para sua plena realização e concretização, colocação no mercado, mercado o qual se alterou com o decorrer do tempo. Devido às mudança ocorrida nesse mercado, a necessidade de investimento para os músicos aumentou, o risco da empreitada passou a ser das bandas e o papel das gravadoras mudou. A metodologia que adotei utiliza: a) a artemídia, conforme definida por Pel (1992), para estudar três bandas protótipos; b) o pluralismo metodológico explicitado por Sampieri, Collado e Lucio (2013); c) levantamento bibliográfico a respeito do Rock Brasil 80 e d) comparação desse período mercadológico com o momento atual. A conclusão alcançada é a de que banda de rock é objeto artístico que para ser materializado atualmente deve adaptar seu fazer artístico às modificações ocorridas no mercado.
id UNSP_867a99228fe679e945a8a7d0b8845249
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193537
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidasRockiavel: artmidia look at chosen rock bandsArtemídiaRockMercadoGrupos de rockArte e músicaIndústria musicalArtMediaRockMarketA tese contida neste trabalho é que banda de rock é um objeto artístico. Esse objeto visa, para sua plena realização e concretização, colocação no mercado, mercado o qual se alterou com o decorrer do tempo. Devido às mudança ocorrida nesse mercado, a necessidade de investimento para os músicos aumentou, o risco da empreitada passou a ser das bandas e o papel das gravadoras mudou. A metodologia que adotei utiliza: a) a artemídia, conforme definida por Pel (1992), para estudar três bandas protótipos; b) o pluralismo metodológico explicitado por Sampieri, Collado e Lucio (2013); c) levantamento bibliográfico a respeito do Rock Brasil 80 e d) comparação desse período mercadológico com o momento atual. A conclusão alcançada é a de que banda de rock é objeto artístico que para ser materializado atualmente deve adaptar seu fazer artístico às modificações ocorridas no mercado.The thesis presented in this work is that rock band is an art object. This object needs to be placed in market for its fulfillment. During the passing years this market changed. Musicians are required to invest more and take the risk of the enterprise as consequence of the change in record labels. The methodology used here comprises: a) artemídia as defined by Pel (1992) for the study of three rock bands prototypes; b) methodological pluralism as seen in Sampieri, Collado e Lucio (2013); c) bibliographical review about Rock Brasil 80 and d) comparative analysis from the eighties with today’s market. Conclusion reveals that rock bands are an artistic object that need adaptation in the rise of new market conditions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Janson, Sílvio Fernando [UNESP]2020-09-18T22:08:01Z2020-09-18T22:08:01Z2020-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19353733004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193537Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
Rockiavel: artmidia look at chosen rock bands
title Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
spellingShingle Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
Janson, Sílvio Fernando [UNESP]
Artemídia
Rock
Mercado
Grupos de rock
Arte e música
Indústria musical
Art
Media
Rock
Market
title_short Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
title_full Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
title_fullStr Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
title_full_unstemmed Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
title_sort Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
author Janson, Sílvio Fernando [UNESP]
author_facet Janson, Sílvio Fernando [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Janson, Sílvio Fernando [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Artemídia
Rock
Mercado
Grupos de rock
Arte e música
Indústria musical
Art
Media
Rock
Market
topic Artemídia
Rock
Mercado
Grupos de rock
Arte e música
Indústria musical
Art
Media
Rock
Market
description A tese contida neste trabalho é que banda de rock é um objeto artístico. Esse objeto visa, para sua plena realização e concretização, colocação no mercado, mercado o qual se alterou com o decorrer do tempo. Devido às mudança ocorrida nesse mercado, a necessidade de investimento para os músicos aumentou, o risco da empreitada passou a ser das bandas e o papel das gravadoras mudou. A metodologia que adotei utiliza: a) a artemídia, conforme definida por Pel (1992), para estudar três bandas protótipos; b) o pluralismo metodológico explicitado por Sampieri, Collado e Lucio (2013); c) levantamento bibliográfico a respeito do Rock Brasil 80 e d) comparação desse período mercadológico com o momento atual. A conclusão alcançada é a de que banda de rock é objeto artístico que para ser materializado atualmente deve adaptar seu fazer artístico às modificações ocorridas no mercado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18T22:08:01Z
2020-09-18T22:08:01Z
2020-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193537
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/193537
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546436830167040