Metodologia baseada em SIG para predição de acidentes em rodovias rurais pista simples
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38383 |
Resumo: | Essa tese aborda o problema relativo a infraestrutura rodoviária e acidentes de tráfego. Seu principal objetivo é desenvolver uma metodologia para predição de acidentes em rodovias rurais pista simples focando no efeito das curvas horizontais através do uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) para apoiar a tomada de decisão sobre a aplicação dos recursos destinados ao melhoramento das condições de segurança da via. Como hipótese dessa pesquisa infere-se que é possível desenvolver uma metodologia para avaliar e analisar impacto que a geometria da via (curva horizontal) impõe no aumento no número e na severidade de acidentes em rodovias rurais pista simples e esta pode ser modelada através da combinação de modelos estatísticos tradicionais e análises espaciais para predição de acidentes utilizando SIG. Como estudo empírico da tese foi elaborado um modelo de predição de acidentes para rodovias rurais pista simples. Um banco de dados foi elaborado para associar os registros de acidentes aos parâmetros geométricos da rodovia e preencher as lacunas deixadas pela ausência de projetos geométricos através da reconstituição geométrica ou extração semiautomática de rodovias através de imagens de satélites. O método de Equações de Estimativas Generalizadas (EEG), foi aplicado para estimar os coeficientes do modelo, assumindo a distribuição negativa do erro binomial para a contagem de acidentes observados. Foram analisadas a frequência dos acidentes, o tráfego médio diário anual (VDMA), as características espaciais e geométricas de 215km de rodovias federais rurais pista simples, entre os anos de 2007 e 2016. O procedimento EEG foi aplicado em dois modelos com três variações de segmentações homogêneas distintas, duas baseadas em segmentos e uma baseada no estimador de densidade de kernel. Para avaliar o efeito do tráfego constante, foram consideradas mais duas variações dos modelos com o VDMA como variável offset. A estrutura de correlação predominante nos modelos foi a permutável. Os principais fatores contribuintes para a ocorrência das colisões foram raio da curva horizontal, greide, comprimento do segmento e o VDMA. A pesquisa produziu indicadores claros dos parâmetros de projeto das rodovias que influenciam o desempenho da segurança das rodovias rurais. |
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Como hipótese dessa pesquisa infere-se que é possível desenvolver uma metodologia para avaliar e analisar impacto que a geometria da via (curva horizontal) impõe no aumento no número e na severidade de acidentes em rodovias rurais pista simples e esta pode ser modelada através da combinação de modelos estatísticos tradicionais e análises espaciais para predição de acidentes utilizando SIG. Como estudo empírico da tese foi elaborado um modelo de predição de acidentes para rodovias rurais pista simples. Um banco de dados foi elaborado para associar os registros de acidentes aos parâmetros geométricos da rodovia e preencher as lacunas deixadas pela ausência de projetos geométricos através da reconstituição geométrica ou extração semiautomática de rodovias através de imagens de satélites. O método de Equações de Estimativas Generalizadas (EEG), foi aplicado para estimar os coeficientes do modelo, assumindo a distribuição negativa do erro binomial para a contagem de acidentes observados. Foram analisadas a frequência dos acidentes, o tráfego médio diário anual (VDMA), as características espaciais e geométricas de 215km de rodovias federais rurais pista simples, entre os anos de 2007 e 2016. O procedimento EEG foi aplicado em dois modelos com três variações de segmentações homogêneas distintas, duas baseadas em segmentos e uma baseada no estimador de densidade de kernel. Para avaliar o efeito do tráfego constante, foram consideradas mais duas variações dos modelos com o VDMA como variável offset. A estrutura de correlação predominante nos modelos foi a permutável. Os principais fatores contribuintes para a ocorrência das colisões foram raio da curva horizontal, greide, comprimento do segmento e o VDMA. A pesquisa produziu indicadores claros dos parâmetros de projeto das rodovias que influenciam o desempenho da segurança das rodovias rurais.This thesis addresses the problem related to road infrastructure and traffic crash. The goal is to develop a methodology for the prediction of crashes on rural single lane highways focusing on the effect of horizontal curves through the use of Geographic Information System (GIS) to support decision-making on the application of resources aimed at improving road safety conditions. As a working hypothesis, it is inferred that it is possible to develop a methodology to assess and analyze the impact that road geometry (horizontal curve) imposes on the increase in the number and severity of accidents on rural highways, which can be modeled by combining traditional statistical models and spatial analysis to predict accidents using GIS. As an empirical study, an accident prediction model for single-lane rural highways was developed. A database was created to associate the accident records with the geometric parameters of the highway and fill in the gaps left by the absence of geometric designs through geometric reconstitution or semi-automatic extraction of highways from satellite images. The Generalized Estimating Equation method, based on Generalized Linear Methods, was applied to estimate the model coefficients, assuming a negative distribution of the binomial error for the observed accident count. Frequency of accidents, average daily traffic (VDMA), spatial and geometric characteristics of 215km of rural federal single lane highways between 2007 and 2016 were analyzed. The EEG procedure was applied to two models with three different homogeneous segmentation variations, two based on segments and one based on the kernel density. To assess the effect of constant traffic, two variations of the models were considered with the VDMA as an offset variable. The predominant correlation structure in the models was the exchangeable one. The main contributing factors to the occurrence of crash were the horizontal curve radius, greide, segment length and the VDMA. The research produced clear indicators for highway design parameters that influence the safety performance of rural highways.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilSIGModelo de predição de acidentesEEGCurvatura horizontalMetodologia baseada em SIG para predição de acidentes em rodovias rurais pista simplesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Márcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo.PDFTESE Márcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo.PDFapplication/pdf4754520https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38383/1/TESE%20M%c3%a1rcia%20Rejane%20Oliveira%20Barros%20Carvalho%20Macedo.PDF7c89e2e344b61b6f64fe996b7b1d0432MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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