Aplicação da abordagem híbrida Grey-DEMATEL para identificar e analisar as barreiras para implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos gerados por ELVs no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Targieli dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42465
Resumo: Diante da alta demanda por automóveis, a indústria automobilística captura uma certa atenção quanto ao tratamento de veículos em final de vida (ELV). Por possuírem inúmeros componentes e materiais tornam-se uma boa fonte secundária de novos insumos, quando esses são recuperados de maneira adequada, proporcionando dessa forma uma economia circular. No entanto, países em desenvolvimento como o Brasil indicam um certo retardo quanto ao gerenciamento desses veículos, pois não há um direcionamento nem tão pouco regulamentações que impulsionem a implantação dessa indústria de recuperação. Diante desse cenário, o presente estudo tem o propósito de identificar e analisar as barreiras que influenciam na implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos gerados por ELVs no Brasil. Isto posto, foi realizada inicialmente uma revisão sistemática da literatura para identificação das categorias e das barreiras, em seguida uma etapa de refinamento e validação foi realizada por dois especialistas que resultou no conjunto de 16 barreiras. Prosseguindo, foi utilizada a abordagem híbrida de apoio a tomada de decisão Grey-DEMATEL para analisar as barreiras mais influentes do sistema, classificando-as nos clusters causais e efeito. Essa metodologia permite analisar modelos estruturais complexos que envolvem relacionamento de causas e de efeitos entre os fatores críticos, e a agregação com os números Grey torna a solução mais robusta, pois é apropriada para resolver problemas que envolvem incertezas. Os questionários requeridos pelo Grey-DEMATEL foram respondidos por especialistas representantes de quatro perspectivas, a saber: organizacional, ambiental, acadêmica e governamental. Para cada uma dessas esferas, foi aplicado o método híbrido Grey-DEMATEL, e adquiridas as barreiras causais e secundárias sob a ótica de cada especialista, assim como as barreiras mais relevantes. Além disso, foi conduzida uma análise sob a perspectiva global por meio da agregação das quatro opiniões dos especialistas, e notou-se que ausência de Legislação específica para a gestão de ELVs (B8) foi classificada como a barreira que impacta mais consideravelmente a implementação do sistema de gestão de ELVs. Essa agregação, conseguiu refletir bem os individuais julgamentos dos especialistas. Para ampliar a contribuição desse trabalho, foram propostas algumas estratégias de mitigação para apoiar as partes interessadas na solução dessa problemática. Vários são os benefícios para a economia brasileira, mas sem dúvida a principal contribuição dessa operação reversa é viabilizar a reutilização de materiais e inibir danos ao meio ambiente. Por outro lado, a gestão dos ELVs não se trata somente de uma prioridade ambiental, mas também de uma questão econômica altamente lucrativa, isso se deve à economia de materiais e energia e todos os resultados que a reciclagem pode proporcionar.
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No entanto, países em desenvolvimento como o Brasil indicam um certo retardo quanto ao gerenciamento desses veículos, pois não há um direcionamento nem tão pouco regulamentações que impulsionem a implantação dessa indústria de recuperação. Diante desse cenário, o presente estudo tem o propósito de identificar e analisar as barreiras que influenciam na implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos gerados por ELVs no Brasil. Isto posto, foi realizada inicialmente uma revisão sistemática da literatura para identificação das categorias e das barreiras, em seguida uma etapa de refinamento e validação foi realizada por dois especialistas que resultou no conjunto de 16 barreiras. Prosseguindo, foi utilizada a abordagem híbrida de apoio a tomada de decisão Grey-DEMATEL para analisar as barreiras mais influentes do sistema, classificando-as nos clusters causais e efeito. Essa metodologia permite analisar modelos estruturais complexos que envolvem relacionamento de causas e de efeitos entre os fatores críticos, e a agregação com os números Grey torna a solução mais robusta, pois é apropriada para resolver problemas que envolvem incertezas. Os questionários requeridos pelo Grey-DEMATEL foram respondidos por especialistas representantes de quatro perspectivas, a saber: organizacional, ambiental, acadêmica e governamental. Para cada uma dessas esferas, foi aplicado o método híbrido Grey-DEMATEL, e adquiridas as barreiras causais e secundárias sob a ótica de cada especialista, assim como as barreiras mais relevantes. Além disso, foi conduzida uma análise sob a perspectiva global por meio da agregação das quatro opiniões dos especialistas, e notou-se que ausência de Legislação específica para a gestão de ELVs (B8) foi classificada como a barreira que impacta mais consideravelmente a implementação do sistema de gestão de ELVs. Essa agregação, conseguiu refletir bem os individuais julgamentos dos especialistas. Para ampliar a contribuição desse trabalho, foram propostas algumas estratégias de mitigação para apoiar as partes interessadas na solução dessa problemática. Vários são os benefícios para a economia brasileira, mas sem dúvida a principal contribuição dessa operação reversa é viabilizar a reutilização de materiais e inibir danos ao meio ambiente. Por outro lado, a gestão dos ELVs não se trata somente de uma prioridade ambiental, mas também de uma questão econômica altamente lucrativa, isso se deve à economia de materiais e energia e todos os resultados que a reciclagem pode proporcionar.FACEPEIn view of the high demand for automobiles, the automobile industry captures a certain amount of attention regarding the treatment of end of life vehicles (ELV). Because they have numerous components and materials, they become a good secondary source of new inputs, when these are properly recovered, thus providing a circular economy. However, developing countries like Brazil indicate a certain delay regarding the management of these vehicles, as there is neither a direction nor regulations that encourage the implementation of this recovery industry. Given this scenario, this study aims to identify and analyze the barriers that influence the implementation of a waste management system generated by ELVs in Brazil. That said, a systematic literature review was carried out initially to identify the categories and barriers, then a refinement and validation step was performed by two experts, which resulted in a set of 16 barriers. Continuing, the hybrid approach to support Grey-DEMATEL decision-making was used to analyze the most influential barriers of the system, classifying them into causal and effect clusters. This methodology allows analyzing complex structural models that involve relationship of causes and effects between critical factors, and the aggregation with Gray numbers becomes the most robust solution, as it is appropriate to solve problems that involve uncertainties. The questionnaires required by Grey-DEMATEL were answered by experts representing four perspectives, namely: organizational, environmental, academic and governmental. For each of these spheres, the hybrid Grey-DEMATEL method was applied, and the causal and secondary barriers were acquired from the perspective of each specialist, as well as the most relevant barriers. In addition, an analysis was conducted from a global perspective through the aggregation of the four expert opinions, and it was noted that the absence of specific legislation for the management of ELVs (B8) was classified as the barrier that most significantly impacts the implementation of the ELV management system. This aggregation managed to reflect well the individual judgments of experts. To expand the contribution of this work, some mitigation strategies were proposed to support stakeholders in solving this problem. There are several benefits for the Brazilian economy, but without a doubt, the main contribution of this reverse operation is to enable the reuse of materials and to inhibit damage to the environment. On the other hand, the management of ELVs is not only an environmental priority, but also a highly profitable economic issue, this is due to the savings in materials and energy and all the results that recycling can provide.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAAUFPEBrasilGestão integrada de resíduos sólidos - BrasilVeículos - BrasilVida útil (Engenharia)Indústria de reciclagem - BrasilProcesso decisório por critério múltiploAplicação da abordagem híbrida Grey-DEMATEL para identificar e analisar as barreiras para implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos gerados por ELVs no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Targieli dos Santos Soares.pdfDISSERTAÇÃO Targieli dos Santos Soares.pdfapplication/pdf2983492https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/42465/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Targieli%20dos%20Santos%20Soares.pdf2bc1b6d661493ddb269c5e4601c99602MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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