Gestão de processos aplicada ao ensino de teste de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Ana Claudia Monte de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11480
Resumo: Dada a demanda na área de Engenharia de Software para soluções que realmente contribuem para as organizações modernas, a busca por profissionais qualificados que têm considerável experiência prática vem crescendo a cada dia. Neste cenário está o processo de aprendizagem do ensino tradicional, onde o aluno é em grande parte um mero receptor de informações, incluindo conceitos e fundamentos teóricos, e raramente é dada prática na resolução de problemas. Portanto, com vista a minimizar este problema, o ensino e a aprendizagem de métodos como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) surgiram no ensino superior como uma abordagem para promover mudanças em processos de ensino e aprendizagem, que estão alinhados com as novas exigências do mercado de trabalho e redefinir os papéis dos envolvidos nos processos educativos. Considerando que o termo "processo" é definido como "um conjunto de comportamentos ou atividades executadas por pessoas ou máquinas para alcançar um ou mais objetivos", o processo de ensino e aprendizagem em PBL pode ser definido como um conjunto de atividades cujo objetivo é atingir a eficácia desta metodologia, preservando seus princípios e alcançar os objetivos desejados. Neste contexto, este trabalho propõe dois processos: planejmento e execução de ensino e aprendizagem em PBL, com base nos elementos metodológicos: definição do problema, ambiente prático, o conteúdo flexível, papéis de capital humano e os processos de avaliação autêntica, além das práticas reais e experiências na aplicação destes elementos. O objetivo desses processos é motivado pela crença de que a eficácia da adoção do PBL pode ser efetivamente garantida quando existe um processo bem definido, com etapas que englobam planejamento, implementação, monitoramento e avaliação com base à obtenção de melhorias contínuas. Estes passos referem-se ao ciclo PDCA definido por Deming, uma metodologia que tem como principal função auxiliar no diagnóstico, prognóstico e análise de problemas organizacionais, que em sua essência é perfeitamente aplicável à gestão de ensino e aprendizagem em PBL. Para avaliar esses processos, um estudo de caso sobre as habilidades de treinamento para ensinar Teste de Software com Ênfase em Usabilidade é discutido, apresentando resultados importantes que mostram a aplicabilidade da abordagem proposta para o ensino de Engenharia de Software.
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Portanto, com vista a minimizar este problema, o ensino e a aprendizagem de métodos como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) surgiram no ensino superior como uma abordagem para promover mudanças em processos de ensino e aprendizagem, que estão alinhados com as novas exigências do mercado de trabalho e redefinir os papéis dos envolvidos nos processos educativos. Considerando que o termo "processo" é definido como "um conjunto de comportamentos ou atividades executadas por pessoas ou máquinas para alcançar um ou mais objetivos", o processo de ensino e aprendizagem em PBL pode ser definido como um conjunto de atividades cujo objetivo é atingir a eficácia desta metodologia, preservando seus princípios e alcançar os objetivos desejados. 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