Os acervos complementares do PNLD como recursos didáticos para o ensino da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Rielda Karyna de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12894
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar o uso dos acervos complementares do Programa Nacional do Livro Didático, no segundo ano do Ensino Fundamental, buscando: (1) investigar se professores do ano 2 da rede municipal de Camaragibe conheciam o Programa - PNLD Acervos Complementares; (2) identificar se os professores utilizavam as obras complementares e os motivos para o uso, ou não, desses recursos didáticos; (3) identificar os objetivos didáticos subjacentes ao uso das obras complementares; (4) investigar quais componentes curriculares e eixos de ensino da Língua Portuguesa eram contemplados a partir do uso das obras complementares; (5) analisar a prática docente, identificando os princípios didáticos subjacentes a essa prática e os recursos didáticos utilizados em sala, sobretudo, as obras complementares; (6) analisar as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes em situações de ensino em que as obras complementares eram utilizadas, sobretudo, no eixo compreensão de texto; (7) identificar quais habilidades de leituras eram exploradas pelos docentes para a promoção da compreensão leitora, com a utilização das obras complementares. Os procedimentos metodológicos adotados foram: aplicação de um questionário a 31 professores do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Camaragibe; realização de entrevistas com duas professoras do 2ª ano do Ensino Fundamental; observação das práticas pedagógicas de duas professoras que utilizavam as obras complementares. Os dados mostraram que os professores conheciam e utilizavam as obras complementares, com diferentes objetivos, com ênfase no ensino da leitura e apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, embora outros componentes curriculares tenham sido contemplados. Houve, nas aulas observadas, articulação entre os eixos de Ensino da Língua Portuguesa, embora, na maioria das vezes, tenham sido realizadas atividades esporádicas, sem desdobramentos de aprofundamento de estudos por meio de organização de sequências didáticas ou projetos didáticos. Havia uma tendência à realização de atividades esporádicas ou sequências de atividades curtas, em uma mesma aula. Apesar dessa ressalva, pode-se ressaltar que alguns princípios didáticos importantes para o ensino da leitura estavam subjacentes às práticas das docentes, tais como o princípio da interação entre pares, problematização, dentre outros. No entanto, principalmente nas aulas da professora B, algumas atividades aproximavam-se de metodologias sintéticas de alfabetização. A professora A se arriscava mais em suas intervenções, possibilitando maior diversidade de modos de leitura e de atividades, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades leitoras. Com base na pesquisa, foi possível concluir que as obras complementares contribuíram para o ensino da leitura nas turmas investigadas e que os usos dependiam das concepções de alfabetização das docentes. Os resultados apontaram também que é necessário investir na formação continuada dos professores, para que possam desenvolver estratégias didáticas mais diversificadas quanto aos propósitos de leitura e melhor integração entre os componentes curriculares.
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