Colaboração e coordenação de grupos em ambiente LMS
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Data de Publicação: | 2013 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12353 |
Resumo: | Nos ambientes de aprendizado colaborativo apoiados por computador (do inglês Computer-Supported Colaborative Learning, ou apenas CSCL) a percepção que os usuários têm do ambiente e das suas atividades favorece o aprendizado dos grupos. Há hoje esforços de pesquisa e desenvolvimento para dar suporte às diversas interações, à colaboração e ao compartilhamento de informações entre membros de um grupo em ambientes LMS (Learning Management System), com o objetivo de melhorar a coordenação das atividades dos alunos pelo professor. A adaptação destes ambientes às necessidades particulares de novos contextos pode significar um aumento relevante no potencial de inserção de novas formas de interação. Por isso, a construção de ferramentas que possam tornar o fluxo das atividades (Workflow Educativo) perceptível ao ambiente, podem atender de maneira satisfatória a estas novas necessidades. Este trabalho apresenta o resultado da aplicação de percepção das atividades desenvolvidas por pequenos grupos no LMS Amadeus para melhorar a coordenação destas pelo professor, a qualquer momento. Apresenta também a possibilidade de utilização dos logs dos eventos como scripts para a resolução de atividades por outros discentes, corroborando com o aprendizado colaborativo. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos a literatura de Interação Humano-computador, especificadamente o método de design de interação. O processo foi composto por quatro atividades básicas: (1) revisão da literatura, (2) analise de contexto (necessidade do usuário), (3) storyboard, prototipagem e avaliação heurística e (4) concepção e avaliação da usabilidade. Foi considerado no método o foco no usuário, a avaliação da eficácia e a prototipagem evolutiva. Foram ainda utilizadas as técnicas de observação e entrevista para a construção dos primeiros protótipos e futuros storyboards usados na avaliação da eficácia das soluções. A partir das especificações e prototipagem definidas, foi implementada a solução no ambiente de LMS Amadeus, seguindo todas as regras de layout padrão. Por último foi feito um teste de usabilidade com usuários que teve como meta avaliar a eficácia de uso da solução desenvolvida. |
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Perris, Paulo André da RochaGomes, Alex Sandro 2015-03-13T12:53:17Z2015-03-13T12:53:17Z2013-03-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12353ark:/64986/001300000j03kNos ambientes de aprendizado colaborativo apoiados por computador (do inglês Computer-Supported Colaborative Learning, ou apenas CSCL) a percepção que os usuários têm do ambiente e das suas atividades favorece o aprendizado dos grupos. Há hoje esforços de pesquisa e desenvolvimento para dar suporte às diversas interações, à colaboração e ao compartilhamento de informações entre membros de um grupo em ambientes LMS (Learning Management System), com o objetivo de melhorar a coordenação das atividades dos alunos pelo professor. A adaptação destes ambientes às necessidades particulares de novos contextos pode significar um aumento relevante no potencial de inserção de novas formas de interação. Por isso, a construção de ferramentas que possam tornar o fluxo das atividades (Workflow Educativo) perceptível ao ambiente, podem atender de maneira satisfatória a estas novas necessidades. Este trabalho apresenta o resultado da aplicação de percepção das atividades desenvolvidas por pequenos grupos no LMS Amadeus para melhorar a coordenação destas pelo professor, a qualquer momento. Apresenta também a possibilidade de utilização dos logs dos eventos como scripts para a resolução de atividades por outros discentes, corroborando com o aprendizado colaborativo. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos a literatura de Interação Humano-computador, especificadamente o método de design de interação. O processo foi composto por quatro atividades básicas: (1) revisão da literatura, (2) analise de contexto (necessidade do usuário), (3) storyboard, prototipagem e avaliação heurística e (4) concepção e avaliação da usabilidade. Foi considerado no método o foco no usuário, a avaliação da eficácia e a prototipagem evolutiva. Foram ainda utilizadas as técnicas de observação e entrevista para a construção dos primeiros protótipos e futuros storyboards usados na avaliação da eficácia das soluções. A partir das especificações e prototipagem definidas, foi implementada a solução no ambiente de LMS Amadeus, seguindo todas as regras de layout padrão. Por último foi feito um teste de usabilidade com usuários que teve como meta avaliar a eficácia de uso da solução desenvolvida.CAPESporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCSCLCoordenação de gruposLMSPercepçãoColaboraçãoWorkflow educacionalColaboração e coordenação de grupos em ambiente LMSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Paulo Perris.pdf.jpgDissertação Paulo Perris.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1341https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12353/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Paulo%20Perris.pdf.jpgacd54503044d2724e90618025618c231MD55ORIGINALDissertação Paulo Perris.pdfDissertação Paulo Perris.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf3226477https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12353/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Paulo%20Perris.pdf8491a6532e86869e3aa3b014f9ca649eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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