MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Gildásio da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33418
Resumo: Esta dissertação apresenta como a aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL) pode contribuir para atividades de desenvolvimento, treinamento, colaboração e aprendizagem num ambiente de trabalho. Através da CSCL e seus métodos é possível a promoção de uma aprendizagem mais ativa e que estimula a criticidade do pensamento, interação entre pares, resolução de problemas e autor regulação do processo de aprender e ensinar. O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa de práticas educativas com tecnologias educacionais e objetiva desenvolver uma metodologia baseada em aplicações e conceitos CSCL para implementação de colaboração, comunicação e aprendizagem para uma equipe de TI. Como objetivos específicos, o trabalho propõe diagnosticar as habilidades e dificuldades dos participantes, membros da equipe de TI e identificar a estratégia de formação de grupos mais adequada à sua realidade; mapear conceitos, soluções, aplicações e artefatos CSCL que possam ser utilizados na DTI/IMD; e validar a metodologia proposta. O método utilizado para a construção da metodologia proposta foi o design research methodology (DRM). Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) com apoio do software MAXQDA©. Identificou-se que entre a heterogeneidade dos participantes os mesmos tendem a necessitar de mediação, que estão pré-dispostos a trabalhar de forma colaborativa. Como estratégia de formação de grupos é possível afirmar que a teoria de Belbin cumpre os requisitos para agrupamento na utilização da CSCL no locus da pesquisa. Para análise da validação da metodologia foram criadas 03 categorias de onde emergiram 09 unidades de análise. Após serem analisadas foi possível inferir que a MCCATI pode ser classificada como uma tecnologia educacional para treinamento organizacional; que as estratégias de mediação utilizadas foram capazes de facilitar uma situação de aprendizagem e resolver conflitos; que houve interação social através dos elementos de negociação, responsabilidade e confiança entre pares. Foi confirmado a dificuldade em se medir e avaliar o artefato de conscientização e não foi possível confirmar a unidade de análise de comunicação nos trechos codificados. A pesquisa traz como contribuição um artefato colaborativo que pode ser utilizado por equipes de TI diversas (das áreas de suporte e infraestrutura), servindo como impulsionador da promoção da aprendizagem além da sala de aula.
id UFRN_517d4bece565492329b3d9de0b2b348b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33418
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Teixeira, Gildásio da Costahttp://lattes.cnpq.br/5312983954492978http://lattes.cnpq.br/0601161335088804Barroca Filho, Itamir de Morais05886383409http://lattes.cnpq.br/1093675040121205Gurgel, Iris Linhares Pimentahttp://lattes.cnpq.br/7991639920353853Nunes, Isabel Dillmannhttp://lattes.cnpq.br/2087785677186785Tedesco, Patrícia Cabral de Azevedo Restellihttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735Gomes, Apuena Vieira2021-09-14T18:18:45Z2021-09-14T18:18:45Z2021-05-28TEIXEIRA, Gildásio da Costa. MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN. 2021. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33418Esta dissertação apresenta como a aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL) pode contribuir para atividades de desenvolvimento, treinamento, colaboração e aprendizagem num ambiente de trabalho. Através da CSCL e seus métodos é possível a promoção de uma aprendizagem mais ativa e que estimula a criticidade do pensamento, interação entre pares, resolução de problemas e autor regulação do processo de aprender e ensinar. O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa de práticas educativas com tecnologias educacionais e objetiva desenvolver uma metodologia baseada em aplicações e conceitos CSCL para implementação de colaboração, comunicação e aprendizagem para uma equipe de TI. Como objetivos específicos, o trabalho propõe diagnosticar as habilidades e dificuldades dos participantes, membros da equipe de TI e identificar a estratégia de formação de grupos mais adequada à sua realidade; mapear conceitos, soluções, aplicações e artefatos CSCL que possam ser utilizados na DTI/IMD; e validar a metodologia proposta. O método utilizado para a construção da metodologia proposta foi o design research methodology (DRM). Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) com apoio do software MAXQDA©. Identificou-se que entre a heterogeneidade dos participantes os mesmos tendem a necessitar de mediação, que estão pré-dispostos a trabalhar de forma colaborativa. Como estratégia de formação de grupos é possível afirmar que a teoria de Belbin cumpre os requisitos para agrupamento na utilização da CSCL no locus da pesquisa. Para análise da validação da metodologia foram criadas 03 categorias de onde emergiram 09 unidades de análise. Após serem analisadas foi possível inferir que a MCCATI pode ser classificada como uma tecnologia educacional para treinamento organizacional; que as estratégias de mediação utilizadas foram capazes de facilitar uma situação de aprendizagem e resolver conflitos; que houve interação social através dos elementos de negociação, responsabilidade e confiança entre pares. Foi confirmado a dificuldade em se medir e avaliar o artefato de conscientização e não foi possível confirmar a unidade de análise de comunicação nos trechos codificados. A pesquisa traz como contribuição um artefato colaborativo que pode ser utilizado por equipes de TI diversas (das áreas de suporte e infraestrutura), servindo como impulsionador da promoção da aprendizagem além da sala de aula.This dissertation presents how computer-supported collaborative learning (CSCL) can contribute to development, training, collaboration and learning activities in a work environment. Through the CSCL and its methods, it is possible to promote more active learning that encourages critical thinking, peer interaction, problem solving and self-regulation of the learning and teaching process. This work also acts in researching educational practices and technologies, and aims to develop a methodology based on applications and CSCL concepts, in order to implement collaboration, communication and learning for an IT team. With specific objectives, the work here presented proposes to diagnose the skills and hardships of the participants, members of an IT team, and to identify the most appropriate group formation strategy to their reality; Map concepts, solutions, applications and CSCL artifacts that can be used in DTI / IMD and to validate the proposed methodology. The method used to build the proposed methodology was the Design Research Methodology (DRM). The data were analyzed in the light of the Textual Discourse Analysis (TDA) with the support of the MAXQDA© software. It was identified that with such heterogeneity of the participants, they tend to need mediation, and that they’re willing to work collaboratively. As a group formation strategy, it is possible to state that Belbin's theory meets the requirements for grouping with the use of CSCL in the research locus. To analyze the validation of the methodology, 3 categories were created, from which 9 units of analysis emerged. After this analysis, it was possible to infer that MCCATI can be classified as an educational technology for organizational training; that the mediation strategies used were able to facilitate a learning situation and to resolve conflicts; that there was social interaction through the elements of negotiation, responsibility and trust among peers. The difficulty in measuring and evaluating the awareness artifact indeed existed and it was not possible to confirm the communication analysis unit in the coded sections. This research contributes with a collaborative artifact that can be used by different IT teams (both support and infrastructure areas), serving as a driver for the promotion of learning beyond the classroom.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilAprendizagem colaborativaCSCLFormação de gruposGerenciamento de equipesMCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMCCATImetodologiacolaboracao_Teixeira_2021.pdfapplication/pdf3035044https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33418/1/MCCATImetodologiacolaboracao_Teixeira_2021.pdf5cfca9eda1d7e90b28a92eb6627cbd96MD51123456789/334182022-05-02 12:48:49.181oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33418Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:48:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN
title MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN
spellingShingle MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN
Teixeira, Gildásio da Costa
Aprendizagem colaborativa
CSCL
Formação de grupos
Gerenciamento de equipes
title_short MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN
title_full MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN
title_fullStr MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN
title_full_unstemmed MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN
title_sort MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN
author Teixeira, Gildásio da Costa
author_facet Teixeira, Gildásio da Costa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5312983954492978
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0601161335088804
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gurgel, Iris Linhares Pimenta
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7991639920353853
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nunes, Isabel Dillmann
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2087785677186785
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Tedesco, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7465148175791735
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Gildásio da Costa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Barroca Filho, Itamir de Morais
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 05886383409
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1093675040121205
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Apuena Vieira
contributor_str_mv Barroca Filho, Itamir de Morais
Gomes, Apuena Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
CSCL
Formação de grupos
Gerenciamento de equipes
topic Aprendizagem colaborativa
CSCL
Formação de grupos
Gerenciamento de equipes
description Esta dissertação apresenta como a aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL) pode contribuir para atividades de desenvolvimento, treinamento, colaboração e aprendizagem num ambiente de trabalho. Através da CSCL e seus métodos é possível a promoção de uma aprendizagem mais ativa e que estimula a criticidade do pensamento, interação entre pares, resolução de problemas e autor regulação do processo de aprender e ensinar. O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa de práticas educativas com tecnologias educacionais e objetiva desenvolver uma metodologia baseada em aplicações e conceitos CSCL para implementação de colaboração, comunicação e aprendizagem para uma equipe de TI. Como objetivos específicos, o trabalho propõe diagnosticar as habilidades e dificuldades dos participantes, membros da equipe de TI e identificar a estratégia de formação de grupos mais adequada à sua realidade; mapear conceitos, soluções, aplicações e artefatos CSCL que possam ser utilizados na DTI/IMD; e validar a metodologia proposta. O método utilizado para a construção da metodologia proposta foi o design research methodology (DRM). Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) com apoio do software MAXQDA©. Identificou-se que entre a heterogeneidade dos participantes os mesmos tendem a necessitar de mediação, que estão pré-dispostos a trabalhar de forma colaborativa. Como estratégia de formação de grupos é possível afirmar que a teoria de Belbin cumpre os requisitos para agrupamento na utilização da CSCL no locus da pesquisa. Para análise da validação da metodologia foram criadas 03 categorias de onde emergiram 09 unidades de análise. Após serem analisadas foi possível inferir que a MCCATI pode ser classificada como uma tecnologia educacional para treinamento organizacional; que as estratégias de mediação utilizadas foram capazes de facilitar uma situação de aprendizagem e resolver conflitos; que houve interação social através dos elementos de negociação, responsabilidade e confiança entre pares. Foi confirmado a dificuldade em se medir e avaliar o artefato de conscientização e não foi possível confirmar a unidade de análise de comunicação nos trechos codificados. A pesquisa traz como contribuição um artefato colaborativo que pode ser utilizado por equipes de TI diversas (das áreas de suporte e infraestrutura), servindo como impulsionador da promoção da aprendizagem além da sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-14T18:18:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-14T18:18:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Gildásio da Costa. MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN. 2021. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33418
identifier_str_mv TEIXEIRA, Gildásio da Costa. MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN. 2021. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33418/1/MCCATImetodologiacolaboracao_Teixeira_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cfca9eda1d7e90b28a92eb6627cbd96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117621504540672