Relação dos indicadores de atividade física e do comportamento sedentário com o isolamento social em adolescentes : um estudo transversal
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51852 |
Resumo: | A atividade física e o comportamento sedentário podem estar relacionados ao isolamento social, entretanto não está claro como se dar essas relações, especialmente com adolescentes. O objetivo do estudo foi analisar se indicadores de atividade física e comportamento sedentário estão relacionados ao isolamento social em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 219 (14 a 19 anos) adolescentes matriculados no ensino médio de uma instituição federal de ensino da educação básica, localizada em Recife-PE. A obtenção de dados foi realizada online utilizando instumentos validados: Questionário de Isolamento Social (QIS) para avaliar os indicadores de isolamento social (sentimento de solidão, amizade e suporte social); Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) para verificar os indicadores de atividade física (tempo despendido em atividade física moderada a vigorosa, atividades coletivas e individuais) e o Questionário de Atividades Sedentárias para Adolescentes (QASA) para verificar os indicadores de comportamento sedentário durante a semana e nos finais de semana (tempo de tela recreacional, tempo sentado recreacional e tempo sentado educacional). A regressão linear simples foi empregada para verificar se as variáveis independentes estão relacionadas ao escore total de isolamento social. A prevalência de adolescentes que relataram a “maioria das vezes” ou “sempre” se sentirem sozinhos foi 19,8%, sendo maior nas moças (22,6%) em comparação aos rapazes (17,1%), e os que informaram “ter poucos amigos” foi de 7,1%, sendo maior nos rapazes (9,3%) em relação às moças (4,9%). Na análise de regressão, constatou-se relacões negativas significativas entre o tempo total dedicado a atividades físicas moderadas a vigorosas (ß = -0,198; p< 0,014) e o tempo destinado a atividades coletivas (ß = -0,176; p<0,023) com o escore total do isolamento social. Conclui-se que os indicadores de atividade física, especialmente o tempo despendido em atividades fisicas de intensidade moderada a vigorosa e as coletivas, foram inversamente relacionados ao escore de isolamento social. |
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SATURNINO, Leonardo Rodrigo de Lunahttp://lattes.cnpq.br/5266496849354999http://lattes.cnpq.br/8372116355843930HARDMAN, Carla Menêses2023-08-10T16:33:19Z2023-08-10T16:33:19Z2023-05-29SATURNINO, Leonardo Rodrigo de Luna. Relação dos indicadores de atividade física e do comportamento sedentário com o isolamento social em adolescentes: um estudo transversal. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51852A atividade física e o comportamento sedentário podem estar relacionados ao isolamento social, entretanto não está claro como se dar essas relações, especialmente com adolescentes. O objetivo do estudo foi analisar se indicadores de atividade física e comportamento sedentário estão relacionados ao isolamento social em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 219 (14 a 19 anos) adolescentes matriculados no ensino médio de uma instituição federal de ensino da educação básica, localizada em Recife-PE. A obtenção de dados foi realizada online utilizando instumentos validados: Questionário de Isolamento Social (QIS) para avaliar os indicadores de isolamento social (sentimento de solidão, amizade e suporte social); Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA) para verificar os indicadores de atividade física (tempo despendido em atividade física moderada a vigorosa, atividades coletivas e individuais) e o Questionário de Atividades Sedentárias para Adolescentes (QASA) para verificar os indicadores de comportamento sedentário durante a semana e nos finais de semana (tempo de tela recreacional, tempo sentado recreacional e tempo sentado educacional). A regressão linear simples foi empregada para verificar se as variáveis independentes estão relacionadas ao escore total de isolamento social. A prevalência de adolescentes que relataram a “maioria das vezes” ou “sempre” se sentirem sozinhos foi 19,8%, sendo maior nas moças (22,6%) em comparação aos rapazes (17,1%), e os que informaram “ter poucos amigos” foi de 7,1%, sendo maior nos rapazes (9,3%) em relação às moças (4,9%). Na análise de regressão, constatou-se relacões negativas significativas entre o tempo total dedicado a atividades físicas moderadas a vigorosas (ß = -0,198; p< 0,014) e o tempo destinado a atividades coletivas (ß = -0,176; p<0,023) com o escore total do isolamento social. Conclui-se que os indicadores de atividade física, especialmente o tempo despendido em atividades fisicas de intensidade moderada a vigorosa e as coletivas, foram inversamente relacionados ao escore de isolamento social.Physical activity and sedentary behavior may be related to social isolation, however it is not clear how these relationships occur, especially with adolescents. The objective of the study was to analyze whether indicators of physical activity and sedentary behavior are related to social isolation in adolescents. This is a cross-sectional study, carried out with 219 (14 to 19 years old) adolescents enrolled in high school at a federal basic education institution, located in Recife-PE. Data collection was carried out online using validated instruments: Social Isolation Questionnaire (QIS) to assess indicators of social isolation (feelings of loneliness, friendship and social support); Physical Activity Questionnaire for Adolescents (QAFA) to verify physical activity indicators (time spent in moderate to vigorous physical activity, collective and individual activities) and the Sedentary Activities Questionnaire for Adolescents (QASA) to analyze sedentary behavior indicators during weekdays and weekends (recreational screen time, recreational sittime, and educational sittime). Simple linear regression was used to verify whether the independent variables are related to the total social isolation score. The prevalence of adolescents who reported “most of the time” or “always” feeling lonely was 19.8%, being higher among girls (22.6%) compared to boys (17.1%), and those who reported “having few friends” was 7.1%, being higher in boys (9.3%) compared to girls (4.9%). In the regression analysis, significant negative relationships were found between the total time dedicated to moderate to vigorous physical activities (ß = -0.198; p< 0.014) and the time dedicated to collective activities (ß = -0.176; p<0.023) with the total score of social isolation. It was concluded that the physical activity indicators, especially the time spent in intense to vigorous and collective physical activities, were inversely related to the social isolation score.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao FisicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSaúde MentalRelações sociaisSedentarismoAtividade motoraAdolescentesRelação dos indicadores de atividade física e do comportamento sedentário com o isolamento social em adolescentes : um estudo transversalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Leonardo Rodrigo de Luna Saturnino.pdfDISSERTAÇÃO Leonardo Rodrigo de Luna Saturnino.pdfapplication/pdf1735326https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51852/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Rodrigo%20de%20Luna%20Saturnino.pdf9e6dd33e08bf3d291e1640c016ace7f2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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