Narrativas do feminino nas performances de Beyoncé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATEUS, Suzana Maria de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000002qrz
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33298
Resumo: Desde 2013, a cantora Beyoncé vem sendo apontada com mais ênfase como um expoente do feminismo na cultura pop pelo teor de suas músicas e performances. Mas, para além de uma discussão estritamente feminista, Beyoncé parece agenciar em torno si personas femininas criadas a partir dos mundos narrativos que ela explora no palco. Esse trabalho tem o intuito de pensar justamente essas personas, os mundos narrativos que elas acionam, além dos sentidos e discussões políticas que elas agenciam. Parto dos conceitos de performance, repertório e roteiro, tal como concebidos por Diana Taylor (2013), na tentativa de identificar como essas personas reencenam roteiros culturalmente demarcados a partir de repertórios que se mostram na performance da artista. Através disso, procuro delimitar a presença de três personas específicas que se complementam dentro da carreira de Beyoncé: a mãe, a esposa e a mulher negra, partindo da análise de três apresentações em que essas figuras aparecem, e trabalhando os sentidos em torno do feminismo e do racismo que elas trazem consigo.
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Parto dos conceitos de performance, repertório e roteiro, tal como concebidos por Diana Taylor (2013), na tentativa de identificar como essas personas reencenam roteiros culturalmente demarcados a partir de repertórios que se mostram na performance da artista. Através disso, procuro delimitar a presença de três personas específicas que se complementam dentro da carreira de Beyoncé: a mãe, a esposa e a mulher negra, partindo da análise de três apresentações em que essas figuras aparecem, e trabalhando os sentidos em torno do feminismo e do racismo que elas trazem consigo.CAPESSince 2013, singer Beyoncé has been singled out more emphatically as an exponent of feminism in pop culture because of the content of her songs and performances. But, seeing beyond an strictly feminist discussion, Beyoncé seems to assemble around herself feminine personas created based on the narrative worlds that she explores on stage. This work has the intent of thinking precisely about these personas, the narrative worlds that they call into action, and the meanings and political discussions that they assemble. I start from the concepts of performance, repertoire and scenario, as conceived by Diana Taylor (2013), in an attempt to identify how these personas reenact culturally-demarcated scenarios based on repertoires that show themselves in the artist's performance. Through this, I seek to delimit the presence of three specific personas that complement each other in Beyoncé's career: the mother, the wife and the black woman, starting from the analysis of three performances in which these figures appear, and working on the meanings around the feminism and the racism that they carry with them.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBeyoncéComunicaçãoFemininoPerformanceNarrativas do feminino nas performances de Beyoncéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Suzana Maria de Sousa Mateus.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Suzana Maria de Sousa Mateus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33298/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzana%20Maria%20de%20Sousa%20Mateus.pdf.jpgd0948fea92f5dcac451524b06b1fb8f4MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Suzana Maria de Sousa Mateus.pdfDISSERTAÇÃO Suzana Maria de Sousa Mateus.pdfapplication/pdf3451591https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33298/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzana%20Maria%20de%20Sousa%20Mateus.pdfd47225a739c72e17dd1f9d0bcf596a04MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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