Overedeucation e Undereducation em Pernambuco: uma avaliação empírica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas Athayde Cavalcanti, Moisés
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000071hn
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3950
Resumo: Este estudo fornece evidências quanto à ocorrência de dois fenômenos econômicos indicativos da incompatibilidade entre escolaridade-ocupação em Pernambuco, estado que recentemente tem recebido significativos investimentos. A partir da estratégia de mensuração proposta por Nielsen (2007) para determinação dos percentuais de trabalhadores overeducated (sobrequalificados) e undereducated (sub-qualificados), são fornecidas indicações de mismatch do mercado de trabalho do Estado. Adicionalmente, através de um modelo logit, são apontados determinantes das condições de overeducated e undereducated. Por fim, também são estimados as penalidades econômicas destes diferentes tipos de mismatch no mercado de trabalho do estado. Os resultados, obtidos a partir dos micros dados da PNAD de 2006, indicam que cerca de 15% dos ocupados no estado são categorizados como undereducated e cerca de 12,1% da população ocupada estariam na condição de overeducated. Além disto, tais situações de mismatch implicam penalidades econômicas estimadas em 2,7% e 20,6% em relação aos salários, respectivamente, para as condições de overeducated e undereducated
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Adicionalmente, através de um modelo logit, são apontados determinantes das condições de overeducated e undereducated. Por fim, também são estimados as penalidades econômicas destes diferentes tipos de mismatch no mercado de trabalho do estado. Os resultados, obtidos a partir dos micros dados da PNAD de 2006, indicam que cerca de 15% dos ocupados no estado são categorizados como undereducated e cerca de 12,1% da população ocupada estariam na condição de overeducated. 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