A utilização do perfil conceitual de átomo na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COELHO JÚNIOR, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56272
Resumo: Entendemos a importância que o estudo sobre átomos, modelos atômicos e conteúdos afins possui, não só para a Química, mas também para a Ciência como um todo. Ao mesmo tempo, verificamos que o estudante que chega ao Ensino Médio, em sua maioria, não apresenta as competências e as habilidades que, em teoria, deveriam ter sido consolidadas na etapa anterior de ensino. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a realidade não é diferente, talvez até mais alarmante, devido às condições específicas que envolvem a maioria dos estudantes desta modalidade de ensino, como a vulnerabilidade social, a responsabilidade financeira e familiar, além da desigualdade racial, econômica e de gênero, fatores que, quando somados ao sentimento de culpa que muitos carregam por não ter concluído os estudos na época oportuna, acabam, muitas vezes, levando a evasão escolar. Assim, não é difícil perceber a extrema necessidade da inserção de metodologias diferenciadas, que contribuam com um ensino de Ciências que coloque o estudante como protagonista da construção do seu conhecimento e agente ativo do processo, visando à aprendizagem dos conceitos científicos em uma perspectiva de formação crítica cidadã. É neste contexto que, neste trabalho, pensamos na elaboração e análise, em busca de indícios iniciais de validação de uma Sequência Didática baseada na Teoria dos Perfis Conceituais e no perfil conceitual de átomos e estados físicos dos materiais para trabalhar tais conceitos na Educação de Jovens e Adultos. A proposta foi baseada, também, nos princípios de Zabala e Méheut, quando as características, além de considerar, para seu desenho, os Três Momentos Pedagógicos, estabelecidos por Delizoicov e Angotti, a saber: problematização inicial, organização do Conhecimento e aplicação do conhecimento. Priorizamos, no desenho da proposta, atividades com debates, aulas expositivas dialogadas, apresentação de vídeos e utilização de ferramentas das tecnologias digitais da informação e comunicação, um simulador virtual e a resolução de Situações- problema, visando pensar o que é necessário para o desenvolvimento da aprendizagem do conceito, considerando que, na dimensão pedagógica precisamos estimular o diálogo e que a dimensão epistemológica precisa relacionar os conhecimentos referentes às quatro zonas do perfil conceitual citado com contextos de valor pragmático no mundo real. A análise das atividades da SD foi embasada nos referenciais sobre Sequências Didáticas e Perfis Conceituais, utilizando o instrumento de validação proposto por Freitas, adaptados para as especificidades deste trabalho, considerando as categorias fundamentais e atribuindo critérios como mais que suficiente, suficiente e insuficiente. Acreditamos no potencial pedagógico que a Teoria dos Perfis Conceituais oferece, como ferramenta para considerar a heterogeneidade do pensamento também na construção de atividades em sala de aula visando a compreensão dos modos de pensar o conceito de átomo, bem como reconhecer os contextos de maior valor pragmático que pode ser associado a tal significado.
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Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a realidade não é diferente, talvez até mais alarmante, devido às condições específicas que envolvem a maioria dos estudantes desta modalidade de ensino, como a vulnerabilidade social, a responsabilidade financeira e familiar, além da desigualdade racial, econômica e de gênero, fatores que, quando somados ao sentimento de culpa que muitos carregam por não ter concluído os estudos na época oportuna, acabam, muitas vezes, levando a evasão escolar. Assim, não é difícil perceber a extrema necessidade da inserção de metodologias diferenciadas, que contribuam com um ensino de Ciências que coloque o estudante como protagonista da construção do seu conhecimento e agente ativo do processo, visando à aprendizagem dos conceitos científicos em uma perspectiva de formação crítica cidadã. É neste contexto que, neste trabalho, pensamos na elaboração e análise, em busca de indícios iniciais de validação de uma Sequência Didática baseada na Teoria dos Perfis Conceituais e no perfil conceitual de átomos e estados físicos dos materiais para trabalhar tais conceitos na Educação de Jovens e Adultos. A proposta foi baseada, também, nos princípios de Zabala e Méheut, quando as características, além de considerar, para seu desenho, os Três Momentos Pedagógicos, estabelecidos por Delizoicov e Angotti, a saber: problematização inicial, organização do Conhecimento e aplicação do conhecimento. Priorizamos, no desenho da proposta, atividades com debates, aulas expositivas dialogadas, apresentação de vídeos e utilização de ferramentas das tecnologias digitais da informação e comunicação, um simulador virtual e a resolução de Situações- problema, visando pensar o que é necessário para o desenvolvimento da aprendizagem do conceito, considerando que, na dimensão pedagógica precisamos estimular o diálogo e que a dimensão epistemológica precisa relacionar os conhecimentos referentes às quatro zonas do perfil conceitual citado com contextos de valor pragmático no mundo real. A análise das atividades da SD foi embasada nos referenciais sobre Sequências Didáticas e Perfis Conceituais, utilizando o instrumento de validação proposto por Freitas, adaptados para as especificidades deste trabalho, considerando as categorias fundamentais e atribuindo critérios como mais que suficiente, suficiente e insuficiente. Acreditamos no potencial pedagógico que a Teoria dos Perfis Conceituais oferece, como ferramenta para considerar a heterogeneidade do pensamento também na construção de atividades em sala de aula visando a compreensão dos modos de pensar o conceito de átomo, bem como reconhecer os contextos de maior valor pragmático que pode ser associado a tal significado.We understand the importance that the study of atoms, atomic models and related content has, not only for Chemistry, but also for Science as a whole. At the same time, we found that the majority of students who reach high school do not have the skills and abilities that, in theory, should have been consolidated in the previous stage of education. In Educação de Jovens e Adultos (EJA), teaching modality that is part of brazilian formal education, the reality is no different, perhaps even more alarming, due to the specific conditions that involve the majority of students in this type of education, such as social vulnerability, financial and family responsibility, in addition to racial, economic and gender inequalitys, factors that, when added to the feeling of guilt that many carry for not having completed their studies at the appropriate time, often end up leading to school dropout. Thus, it is not difficult to see the extreme need for the insertion of different methodologies, which contribute to Science teaching that places the student as the protagonist in the construction of their knowledge and an active agent in the process, aiming at learning scientific concepts from a training perspective in citizen criticism. It is in this context that, in this work, we think about the elaboration and analysis, in search of initial signs of validation of a Didactic Sequence based on the Theory of Conceptual Profiles and the conceptual profile of atoms and physical states of materials to work on such concepts in Educação de Jovens e Adultos. The proposal was also based on the principles of Zabala and Méheut, when the characteristics, in addition to considering, for its design, the Three Pedagogical Moments, established by Delizoicov and Angotti, namely: initial problematization, organization of Knowledge and application of knowledge. In the design of the proposal, we prioritized activities with debates, dialogued expository classes, presentation of videos and use of digital information and communication technology tools, a virtual simulator and the resolution of problem situations, aiming to think about what is necessary for development of learning the concept, considering that, in the pedagogical dimension, we need to stimulate dialogue and that the epistemological dimension needs to relate knowledge relating to the four zones of the aforementioned conceptual profile with contexts of pragmatic value in the real world. The analysis of Didactic Sequence activities was based on references on Didactic Sequences and Conceptual Profiles, using the validation instrument proposed by Freitas, adapted to the specificities of this work, considering the fundamental categories and assigning criteria such as more than sufficient, sufficient and insufficient. We believe in the pedagogical potential that the Theory of Conceptual Profiles offers, as a tool to consider the heterogeneity of thought also in the construction of classroom activities aimed at understanding ways of thinking about the concept of atom, as well as recognizing contexts of greater pragmatic value that can be associated with such meaning.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁtomosSequência didáticaPerfil conceitual (Teoria)Ciência dos materiaisA utilização do perfil conceitual de átomo na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Marcos Antonio Coelho Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Marcos Antonio Coelho Júnior.pdfapplication/pdf2290035https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56272/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marcos%20Antonio%20Coelho%20J%c3%banior.pdf2c882ecd8a92bfbe4dc046aa0155569bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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