O Instagram como ferramenta de consumo de moda: uma análise do papel das líderes de opinião para o comportamento de compra das adolescentes
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25059 |
Resumo: | A inserção da tecnologia e das novas mídias estão impactando as relações de consumo estabelecidas na sociedade. Assim, o presente estudo buscou compreender como as líderes de opinião fashion, mais conhecidas como blogueiras, podem influenciar o comportamento de consumo das adolescentes por meio do Instagram, rede social que tem se destacado como ferramenta importante para a indústria da moda. Nesse sentido, a fundamentação teórica contemplou tópicos relacionados ao comportamento de consumo adolescente e de moda, influência dos líderes de opinião no consumo e as mídias sociais como vias de comunicação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, a qual baseou-se em observação e entrevista como técnicas de coleta de dados. Os resultados obtidos revelaram que as adolescentes investigadas consideram as blogueiras como fontes de inspiração e estilo de vida, enxergando nestas, a representação do seu “eu ideal”. Assim, interagem com as líderes de opinião, por meio dos recursos do Instagram, criando uma relação de proximidade imaginária que favorece o papel das blogueiras como endossantes do consumo. |
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MACÊDO, Isis Larissa Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/5429548163931466http://lattes.cnpq.br/4418217720125569BARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo2018-07-12T12:48:58Z2018-07-12T12:48:58Z2016-03-14https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25059ark:/64986/001300000zk9wA inserção da tecnologia e das novas mídias estão impactando as relações de consumo estabelecidas na sociedade. Assim, o presente estudo buscou compreender como as líderes de opinião fashion, mais conhecidas como blogueiras, podem influenciar o comportamento de consumo das adolescentes por meio do Instagram, rede social que tem se destacado como ferramenta importante para a indústria da moda. Nesse sentido, a fundamentação teórica contemplou tópicos relacionados ao comportamento de consumo adolescente e de moda, influência dos líderes de opinião no consumo e as mídias sociais como vias de comunicação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, a qual baseou-se em observação e entrevista como técnicas de coleta de dados. Os resultados obtidos revelaram que as adolescentes investigadas consideram as blogueiras como fontes de inspiração e estilo de vida, enxergando nestas, a representação do seu “eu ideal”. Assim, interagem com as líderes de opinião, por meio dos recursos do Instagram, criando uma relação de proximidade imaginária que favorece o papel das blogueiras como endossantes do consumo.CAPESThe inclusion of technology and new media are impacting consumer relations established in society. So the present study sought to understand how the fashion opinion leaders, better known as bloggers, influence consumption behavior of adolescents by Instagram, an application that has been highlighted as an important tool for the fashion consumer. Thus, the theoretical foundation included topics related to adolescent and fashion consumption behavior, the influence of opinion leaders in consumption and social media as communication channels. It was used a qualitative approach, which used observation and semi-structured individual interviews as data collection techniques. The results showed that adolescents see the bloggers as sources of inspiration and lifestyle, seeing in these, a representation of their "ideal self." Thus, they interact with these opinion leaders, through the resources of Instagram creating an imaginary proximity relationship that favors the role of bloggers as endorsers of consumption.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComportamento do consumidorConsumidores - AtitudesAnúncios - modaO Instagram como ferramenta de consumo de moda: uma análise do papel das líderes de opinião para o comportamento de compra das adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Isis Larissa Nóbrega Macedo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Isis Larissa Nóbrega Macedo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1415https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25059/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isis%20Larissa%20N%c3%b3brega%20Macedo.pdf.jpg14c4fbb64b8b5ed8395d47d31dcb7953MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Isis Larissa Nóbrega Macedo.pdfDISSERTAÇÃO Isis Larissa Nóbrega Macedo.pdfapplication/pdf2666749https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25059/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isis%20Larissa%20N%c3%b3brega%20Macedo.pdf24ea288a5a0b747c0b2a451ca83d01c4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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