Dos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Lara Brito
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52581
Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar do ponto de vista etnográfico o fenômeno social intitulado “Feira Digital”, que corresponde às interações entre lojistas, usuários consumidores e gestores do perfil oficial do Moda Center Santa Cruz (@modacentersantacruz) na rede social digital Instagram. Para atender esse propósito, primeiramente, foi realizado o levantamento bibliográfico e documental acerca da feira têxtil de Santa Cruz do Capibaribe-PE, tendo em vista criar uma abordagem histórica e cultural de seu surgimento. Em segundo momento, ao explorar o contexto digital da feira, em especial, no que diz respeito ao período de isolamento social provocado pela pandemia mundial do Coronavírus em 2020, utilizou-se como principal abordagem metodológica a etnografia virtual, onde foram investigados os seguintes questionamentos: Diante do isolamento social aprovado como medida sanitária em 2020 e a consequente migração rumo ao E-commerce, quais foram as estratégias utilizadas para comercializar no ambiente digital “Instagram” por marcas femininas do Moda Center Santa Cruz? E como as ferramentas dessa plataforma atuaram para propagar e vender as coleções de moda em rede? Essas questões foram respondidas através da observação participante no Instagram de 102 marcas de moda feminina, bem como, por meio de entrevista com 12% dessas marcas. Nesse sentido, pôde-se considerar que o uso do Instagram e suas ferramentas foi de grande valia para as marcas no período de isolamento social, pois servia como uma “vitrine digital” para seus comércios, também, o uso da plataforma para vendas é algo que não deixará de acontecer no período pós-pandemia, tendo em vista que as vendas digitais continuam a crescer, até mesmo em conjunto com outras plataformas como o WhatsApp e o aplicativo oficial do Moda Center. Nesse quesito, as estratégias em torno da informação como o omnichannel mostraram-se importantes, nas quais verifica-se o uso de canais integrados de venda, melhorando a experiência do usuário e do público consumidor das marcas de moda feminina do Moda Center Santa Cruz.
id UFPE_3845bebc102ec3c5b34affb6712aec2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/52581
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LEITE, Lara Britohttp://lattes.cnpq.br/7492258810014281http://lattes.cnpq.br/6818128111009316ROCHA, Maria Alice Vasconcelos2023-10-03T13:22:41Z2023-10-03T13:22:41Z2022-11-24LEITE, Lara Brito. Dos retalhos de helanca à informação no Instagram: percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52581Este trabalho tem como finalidade apresentar do ponto de vista etnográfico o fenômeno social intitulado “Feira Digital”, que corresponde às interações entre lojistas, usuários consumidores e gestores do perfil oficial do Moda Center Santa Cruz (@modacentersantacruz) na rede social digital Instagram. Para atender esse propósito, primeiramente, foi realizado o levantamento bibliográfico e documental acerca da feira têxtil de Santa Cruz do Capibaribe-PE, tendo em vista criar uma abordagem histórica e cultural de seu surgimento. Em segundo momento, ao explorar o contexto digital da feira, em especial, no que diz respeito ao período de isolamento social provocado pela pandemia mundial do Coronavírus em 2020, utilizou-se como principal abordagem metodológica a etnografia virtual, onde foram investigados os seguintes questionamentos: Diante do isolamento social aprovado como medida sanitária em 2020 e a consequente migração rumo ao E-commerce, quais foram as estratégias utilizadas para comercializar no ambiente digital “Instagram” por marcas femininas do Moda Center Santa Cruz? E como as ferramentas dessa plataforma atuaram para propagar e vender as coleções de moda em rede? Essas questões foram respondidas através da observação participante no Instagram de 102 marcas de moda feminina, bem como, por meio de entrevista com 12% dessas marcas. Nesse sentido, pôde-se considerar que o uso do Instagram e suas ferramentas foi de grande valia para as marcas no período de isolamento social, pois servia como uma “vitrine digital” para seus comércios, também, o uso da plataforma para vendas é algo que não deixará de acontecer no período pós-pandemia, tendo em vista que as vendas digitais continuam a crescer, até mesmo em conjunto com outras plataformas como o WhatsApp e o aplicativo oficial do Moda Center. Nesse quesito, as estratégias em torno da informação como o omnichannel mostraram-se importantes, nas quais verifica-se o uso de canais integrados de venda, melhorando a experiência do usuário e do público consumidor das marcas de moda feminina do Moda Center Santa Cruz.CAPESThis work aims to present, from an ethnographic point of view, the social phenomenon entitled “Feira Digital”, which corresponds to the interactions between shopkeepers, consumer users and managers of the official profile of Moda Center Santa Cruz (@modacentersantacruz) on the digital social network Instagram. To meet this purpose, firstly, a bibliographical and documentary survey was carried out about the textile fair of Santa Cruz do Capibaribe-PE, in order to create a historical and cultural approach of its emergence. Secondly, when exploring the digital context of the fair, in particular, with regard to the period of social isolation caused by the global pandemic of the Coronavirus in 2020, virtual ethnography was used as the main methodological approach, where the following questions were investigated : In the face of social isolation approved as a health measure in 2020 and the consequent migration towards E- commerce, what were the strategies used to market in the “Instagram” digital environment by women's brands from Moda Center Santa Cruz? And how did the tools on this platform work to promote and sell fashion collections online? These questions were answered through participant observation on Instagram of 102 women's fashion brands, as well as through interviews with 12% of these brands. In this sense, it could be considered that the use of Instagram and its tools was of great value to brands in the period of social isolation, as it served as a "digital showcase" for their businesses, also, the use of the platform for sales is something which will not fail to happen in the post-pandemic period, given that digital sales continue to grow, even in conjunction with other platforms such as WhatsApp and the official Moda Center app. In this regard, strategies around information such as omnichannel proved to be important, in which the use of integrated sales channels is verified, improving the user experience and the consumer public of the women's fashion brands of Moda Center Santa Cruz.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModa Center Santa CruzFeira DigitalInstagramModa FemininaOmnichannelDos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Lara Brito Leite.pdfDISSERTAÇÃO Lara Brito Leite.pdfapplication/pdf5904566https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lara%20Brito%20Leite.pdfc857bb785a4300ac2a3a5c32220c1c32MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Lara Brito Leite.pdf.txtDISSERTAÇÃO Lara Brito Leite.pdf.txtExtracted texttext/plain279361https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lara%20Brito%20Leite.pdf.txt1191662ff9f524a84a4a8d7d9351bd04MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Lara Brito Leite.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Lara Brito Leite.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lara%20Brito%20Leite.pdf.jpgc7f9f84404dd0bab7b5f7102461c51dbMD55123456789/525812023-10-04 02:40:17.222oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-10-04T05:40:17Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE
title Dos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE
spellingShingle Dos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE
LEITE, Lara Brito
Moda Center Santa Cruz
Feira Digital
Instagram
Moda Feminina
Omnichannel
title_short Dos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE
title_full Dos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE
title_fullStr Dos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE
title_full_unstemmed Dos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE
title_sort Dos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE
author LEITE, Lara Brito
author_facet LEITE, Lara Brito
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7492258810014281
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6818128111009316
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Lara Brito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROCHA, Maria Alice Vasconcelos
contributor_str_mv ROCHA, Maria Alice Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Moda Center Santa Cruz
Feira Digital
Instagram
Moda Feminina
Omnichannel
topic Moda Center Santa Cruz
Feira Digital
Instagram
Moda Feminina
Omnichannel
description Este trabalho tem como finalidade apresentar do ponto de vista etnográfico o fenômeno social intitulado “Feira Digital”, que corresponde às interações entre lojistas, usuários consumidores e gestores do perfil oficial do Moda Center Santa Cruz (@modacentersantacruz) na rede social digital Instagram. Para atender esse propósito, primeiramente, foi realizado o levantamento bibliográfico e documental acerca da feira têxtil de Santa Cruz do Capibaribe-PE, tendo em vista criar uma abordagem histórica e cultural de seu surgimento. Em segundo momento, ao explorar o contexto digital da feira, em especial, no que diz respeito ao período de isolamento social provocado pela pandemia mundial do Coronavírus em 2020, utilizou-se como principal abordagem metodológica a etnografia virtual, onde foram investigados os seguintes questionamentos: Diante do isolamento social aprovado como medida sanitária em 2020 e a consequente migração rumo ao E-commerce, quais foram as estratégias utilizadas para comercializar no ambiente digital “Instagram” por marcas femininas do Moda Center Santa Cruz? E como as ferramentas dessa plataforma atuaram para propagar e vender as coleções de moda em rede? Essas questões foram respondidas através da observação participante no Instagram de 102 marcas de moda feminina, bem como, por meio de entrevista com 12% dessas marcas. Nesse sentido, pôde-se considerar que o uso do Instagram e suas ferramentas foi de grande valia para as marcas no período de isolamento social, pois servia como uma “vitrine digital” para seus comércios, também, o uso da plataforma para vendas é algo que não deixará de acontecer no período pós-pandemia, tendo em vista que as vendas digitais continuam a crescer, até mesmo em conjunto com outras plataformas como o WhatsApp e o aplicativo oficial do Moda Center. Nesse quesito, as estratégias em torno da informação como o omnichannel mostraram-se importantes, nas quais verifica-se o uso de canais integrados de venda, melhorando a experiência do usuário e do público consumidor das marcas de moda feminina do Moda Center Santa Cruz.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-03T13:22:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-03T13:22:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Lara Brito. Dos retalhos de helanca à informação no Instagram: percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52581
identifier_str_mv LEITE, Lara Brito. Dos retalhos de helanca à informação no Instagram: percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lara%20Brito%20Leite.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lara%20Brito%20Leite.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52581/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lara%20Brito%20Leite.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c857bb785a4300ac2a3a5c32220c1c32
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1191662ff9f524a84a4a8d7d9351bd04
c7f9f84404dd0bab7b5f7102461c51db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310890166419456