Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43680 |
Resumo: | A automatização de veículos tem atraído crescente interesse nos últimos anos, tanto para empresas e montadoras quanto para pesquisas acadêmicas. Entende-se como veículo autônomo um automóvel capaz de se movimentar no meio em que está inserido (terra, mar, ar) com pouca ou nenhuma assistência do condutor humano. A inserção desses veículos na sociedade pode acarretar grandes benefícios quanto à segurança no transporte e economia, o que condiz com a franca expansão deste mercado. Atualmente, montadoras e empresas investem bilhões em veículos autônomos, devido à possibilidade de reduzir os riscos de acidentes. Pesquisas que abordam a inserção dos veículos autônomos no trânsito estão sendo realizadas para estudar a interação entre o veículo autônomo e outros agentes (pedestres, ciclistas e outros veículos) a fim de evitar conflitos que podem resultar em colisões. Esses estudos utilizam a teoria dos jogos para analisar o comportamento do veículo autônomo face a decisão de um outro agente. O grau de agressividade do usuário pode influenciar no seu comportamento, e quando a interação ocorre, especialmente entre dois veículos autônomos, a comunicação que permite a troca de informações (velocidade e localização) entre ambos pode afetar a segurança do tráfego. Com isso, este trabalho está voltado para análise da tomada de decisão em duas situações durante a negociação para a mudança de faixa em um cenário de tráfego de duas pistas. A primeira situação ocorre na interação entre veículos autônomos quando há falha na comunicação. Com o modelo Chicken Game foi possível levantar hipóteses sobre os possíveis resultados que a falha na comunicação pode gerar durante o conflito. A segunda ocorre na interação entre veículos autônomos e veículos conduzidos por motoristas humanos. Para esta análise foi utilizado o Netlogo para avaliar aspectos comportamentais, como a paciência do motorista humano, no tráfego de duas pistas ao interagir com veículos autônomos. Os resultados mostram que a qualidade da comunicação é essencial para um desempenho correto em cenários de conflito entre dois veículos autônomos e que a condução agressiva do motorista humano está relacionada à pressa em chegar ao seu destino final. |
id |
UFPE_393f294c622346201e25fd4e644f95a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/43680 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
PITON, Carina Lemoshttp://lattes.cnpq.br/0635990143408019http://lattes.cnpq.br/1190610699976105RAMOS, Francisco de Sousa2022-04-05T17:21:17Z2022-04-05T17:21:17Z2021-06-04PITON, Carina Lemos. Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos: Chicken Game em modelos baseados em agentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43680A automatização de veículos tem atraído crescente interesse nos últimos anos, tanto para empresas e montadoras quanto para pesquisas acadêmicas. Entende-se como veículo autônomo um automóvel capaz de se movimentar no meio em que está inserido (terra, mar, ar) com pouca ou nenhuma assistência do condutor humano. A inserção desses veículos na sociedade pode acarretar grandes benefícios quanto à segurança no transporte e economia, o que condiz com a franca expansão deste mercado. Atualmente, montadoras e empresas investem bilhões em veículos autônomos, devido à possibilidade de reduzir os riscos de acidentes. Pesquisas que abordam a inserção dos veículos autônomos no trânsito estão sendo realizadas para estudar a interação entre o veículo autônomo e outros agentes (pedestres, ciclistas e outros veículos) a fim de evitar conflitos que podem resultar em colisões. Esses estudos utilizam a teoria dos jogos para analisar o comportamento do veículo autônomo face a decisão de um outro agente. O grau de agressividade do usuário pode influenciar no seu comportamento, e quando a interação ocorre, especialmente entre dois veículos autônomos, a comunicação que permite a troca de informações (velocidade e localização) entre ambos pode afetar a segurança do tráfego. Com isso, este trabalho está voltado para análise da tomada de decisão em duas situações durante a negociação para a mudança de faixa em um cenário de tráfego de duas pistas. A primeira situação ocorre na interação entre veículos autônomos quando há falha na comunicação. Com o modelo Chicken Game foi possível levantar hipóteses sobre os possíveis resultados que a falha na comunicação pode gerar durante o conflito. A segunda ocorre na interação entre veículos autônomos e veículos conduzidos por motoristas humanos. Para esta análise foi utilizado o Netlogo para avaliar aspectos comportamentais, como a paciência do motorista humano, no tráfego de duas pistas ao interagir com veículos autônomos. Os resultados mostram que a qualidade da comunicação é essencial para um desempenho correto em cenários de conflito entre dois veículos autônomos e que a condução agressiva do motorista humano está relacionada à pressa em chegar ao seu destino final.CAPESVehicle automation has attracted growing interest in recent years, both for companies and automakers and for academic research. An autonomous vehicle is understood as a car capable of moving in the environment in which it is inserted (land, sea, air) with little or no assistance from the human driver. The insertion of these vehicles in society can bring great benefits in terms of safety in transportation and economy, which is in line with the frank expansion of this market. Currently, automakers and companies invest billions in autonomous vehicles, due to the possibility of reducing the risks of accidents. Researches that address the insertion of autonomous vehicles in traffic are being carried out to study the interaction between the autonomous vehicle and other agents (pedestrians, cyclists and other vehicles) in order to avoid conflicts that can result in collisions. These studies use game theory to analyze the behavior of the autonomous vehicle against the decision of another agent. The degree of aggressiveness of the user can influence his behavior, and when the interaction occurs, especially between two autonomous vehicles, the communication that allows the exchange of information (speed and location) between both can affect the safety of the traffic. Thus, this work is aimed at analyzing decision making in two situations during the negotiation to change lanes in a two-lane traffic scenario. The first situation occurs in the interaction between autonomous vehicles when communication fails. With the Chicken Game model, it was possible to raise hypotheses about the possible results that the failure in communication can generate during the conflict. The second occurs in the interaction between autonomous vehicles and vehicles driven by human drivers. For this analysis, Netlogo was used to evaluate behavioral aspects, such as the human driver's patience, in two-lane traffic when interacting with autonomous vehicles. The results show that the quality of communication is essential for a correct performance in conflict scenarios between two autonomous vehicles and that the aggressive driving of the human driver is related to the rush to reach its final destination.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de produçãoTeoria dos jogosVeículos autônomosComunicação veicularTomada de decisãoChicken GameConflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Carina Lemos Piton.pdfDISSERTAÇÃO Carina Lemos Piton.pdfapplication/pdf849819https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carina%20Lemos%20Piton.pdf2b6b6b78ac9649214f8b8ac58d2bb1b7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTDISSERTAÇÃO Carina Lemos Piton.pdf.txtDISSERTAÇÃO Carina Lemos Piton.pdf.txtExtracted texttext/plain132034https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carina%20Lemos%20Piton.pdf.txta0807f5368afc126263e09d9c2c133adMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Carina Lemos Piton.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Carina Lemos Piton.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carina%20Lemos%20Piton.pdf.jpg89561f2308a5a42163b727e5201f664aMD55123456789/436802022-04-06 02:14:34.742oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-04-06T05:14:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes |
title |
Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes |
spellingShingle |
Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes PITON, Carina Lemos Engenharia de produção Teoria dos jogos Veículos autônomos Comunicação veicular Tomada de decisão Chicken Game |
title_short |
Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes |
title_full |
Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes |
title_fullStr |
Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes |
title_full_unstemmed |
Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes |
title_sort |
Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes |
author |
PITON, Carina Lemos |
author_facet |
PITON, Carina Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0635990143408019 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1190610699976105 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PITON, Carina Lemos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
RAMOS, Francisco de Sousa |
contributor_str_mv |
RAMOS, Francisco de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Teoria dos jogos Veículos autônomos Comunicação veicular Tomada de decisão Chicken Game |
topic |
Engenharia de produção Teoria dos jogos Veículos autônomos Comunicação veicular Tomada de decisão Chicken Game |
description |
A automatização de veículos tem atraído crescente interesse nos últimos anos, tanto para empresas e montadoras quanto para pesquisas acadêmicas. Entende-se como veículo autônomo um automóvel capaz de se movimentar no meio em que está inserido (terra, mar, ar) com pouca ou nenhuma assistência do condutor humano. A inserção desses veículos na sociedade pode acarretar grandes benefícios quanto à segurança no transporte e economia, o que condiz com a franca expansão deste mercado. Atualmente, montadoras e empresas investem bilhões em veículos autônomos, devido à possibilidade de reduzir os riscos de acidentes. Pesquisas que abordam a inserção dos veículos autônomos no trânsito estão sendo realizadas para estudar a interação entre o veículo autônomo e outros agentes (pedestres, ciclistas e outros veículos) a fim de evitar conflitos que podem resultar em colisões. Esses estudos utilizam a teoria dos jogos para analisar o comportamento do veículo autônomo face a decisão de um outro agente. O grau de agressividade do usuário pode influenciar no seu comportamento, e quando a interação ocorre, especialmente entre dois veículos autônomos, a comunicação que permite a troca de informações (velocidade e localização) entre ambos pode afetar a segurança do tráfego. Com isso, este trabalho está voltado para análise da tomada de decisão em duas situações durante a negociação para a mudança de faixa em um cenário de tráfego de duas pistas. A primeira situação ocorre na interação entre veículos autônomos quando há falha na comunicação. Com o modelo Chicken Game foi possível levantar hipóteses sobre os possíveis resultados que a falha na comunicação pode gerar durante o conflito. A segunda ocorre na interação entre veículos autônomos e veículos conduzidos por motoristas humanos. Para esta análise foi utilizado o Netlogo para avaliar aspectos comportamentais, como a paciência do motorista humano, no tráfego de duas pistas ao interagir com veículos autônomos. Os resultados mostram que a qualidade da comunicação é essencial para um desempenho correto em cenários de conflito entre dois veículos autônomos e que a condução agressiva do motorista humano está relacionada à pressa em chegar ao seu destino final. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-05T17:21:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-05T17:21:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PITON, Carina Lemos. Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos: Chicken Game em modelos baseados em agentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43680 |
identifier_str_mv |
PITON, Carina Lemos. Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos: Chicken Game em modelos baseados em agentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carina%20Lemos%20Piton.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carina%20Lemos%20Piton.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43680/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carina%20Lemos%20Piton.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b6b6b78ac9649214f8b8ac58d2bb1b7 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 6928b9260b07fb2755249a5ca9903395 a0807f5368afc126263e09d9c2c133ad 89561f2308a5a42163b727e5201f664a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310790745686016 |