Triunfo do irreal: arte, loucura, surrealismo e a experiência de Cícero Dias (1920-1930)
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29629 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal, analisar as relações entre arte e loucura, especialmente no que diz respeito ao Surrealismo e as interpretações que recebeu por parte do campo médico/psiquiátrico no Brasil entre as décadas de 1920 e 1930. Para isso, partiremos da experiência do artista pernambucano Cícero Dias (1907-2003) que, em texto do psiquiatra Albino Gonçalves Fernandes, publicado nos Arquivos da Assistência a Psicopatas de Pernambuco em 1933, teve suas obras avaliadas do ponto de vista da psicopatologia. No texto Surrealismo e Esquizofrenia (contribuição sucinta ao estudo da arte na psiquiatria) o médico pernambucano busca alertar para os perigos da alienação mental e desintegração psíquica representados pela arte moderna, em especial pelo Surrealismo. Segundo o autor, a arte perdia suas referências clássicas e se tornava, cada vez mais, subjetiva e vulgarizada. Para exemplificar esse movimento, Gonçalves Fernandes estuda uma categoria de artistas chamada de artistas esquizotímicos ou esquizoides, em especial, Cícero Dias, comparando suas pinturas com obras feitas por pacientes do Hospital da Tamarineira, no Recife. O objetivo principal do trabalho era, além de alertar médicos e a população em geral para uma forma de arte potencialmente perigosa para o espírito humano, avaliar uma série de artistas que pareciam promover supostos delírios e perturbações mentais à categoria de arte nova. Para melhor nos aproximarmos desse contexto, optamos por apresentar os fatores que contribuíram para o fortalecimento de um discurso médico/psiquiátrico intervencionista, a partir da atuação desse campo no início do século XX no Brasil e, em especial, da Liga Brasileira de Higiene Mental – LBHM e seus órgãos regionais. Além disso, abordamos as aproximações da arte moderna com a loucura, no interesse de artistas e intelectuais pela chamada arte dos manicômios e a promoção de eventos como o Mês das Crianças e dos Loucos – 1933. Num contexto mais amplo, falaremos de movimentos artísticos que buscaram romper com a racionalidade burguesa moderna, como é o caso do Primitivismo, do Fauvismo, da Art Brut e também do Surrealismo – este último em estreita relação com a Psicanálise e o impacto da “descoberta” do Inconsciente. Por fim, falaremos da experiência artística de Cícero Dias, em especial sua atuação nas décadas de 1920 e 1930, bem como analisaremos mais detidamente o texto do médico Gonçalves Fernandes. |
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No texto Surrealismo e Esquizofrenia (contribuição sucinta ao estudo da arte na psiquiatria) o médico pernambucano busca alertar para os perigos da alienação mental e desintegração psíquica representados pela arte moderna, em especial pelo Surrealismo. Segundo o autor, a arte perdia suas referências clássicas e se tornava, cada vez mais, subjetiva e vulgarizada. Para exemplificar esse movimento, Gonçalves Fernandes estuda uma categoria de artistas chamada de artistas esquizotímicos ou esquizoides, em especial, Cícero Dias, comparando suas pinturas com obras feitas por pacientes do Hospital da Tamarineira, no Recife. O objetivo principal do trabalho era, além de alertar médicos e a população em geral para uma forma de arte potencialmente perigosa para o espírito humano, avaliar uma série de artistas que pareciam promover supostos delírios e perturbações mentais à categoria de arte nova. Para melhor nos aproximarmos desse contexto, optamos por apresentar os fatores que contribuíram para o fortalecimento de um discurso médico/psiquiátrico intervencionista, a partir da atuação desse campo no início do século XX no Brasil e, em especial, da Liga Brasileira de Higiene Mental – LBHM e seus órgãos regionais. Além disso, abordamos as aproximações da arte moderna com a loucura, no interesse de artistas e intelectuais pela chamada arte dos manicômios e a promoção de eventos como o Mês das Crianças e dos Loucos – 1933. Num contexto mais amplo, falaremos de movimentos artísticos que buscaram romper com a racionalidade burguesa moderna, como é o caso do Primitivismo, do Fauvismo, da Art Brut e também do Surrealismo – este último em estreita relação com a Psicanálise e o impacto da “descoberta” do Inconsciente. Por fim, falaremos da experiência artística de Cícero Dias, em especial sua atuação nas décadas de 1920 e 1930, bem como analisaremos mais detidamente o texto do médico Gonçalves Fernandes.CAPESThis research has a main goal to analyze how relations between art and madness, especially when studying to Surrealism and its interpretations by the medical/psichiatric statement field in Brazil between 1920 and 1930. Therefore, we will start the research from the experience of Cícero Dias (1907-2003), artist from Pernambuco, who was described in a text by the psychiatrist Albino Gonçalves Fernandes, published in the Archives of Assistance to Psychopaths of Pernambuco in 1933, as a case of psychopathology – he himself and his works. In the article Surrealism and Schizophrenia (succinct contribution to the study of art in psychiatry) the doctor from Pernambuco alerts to the dangers of mental alienation and psychic disintegration represented by modern art, especially Surrealism. According to the author, art losts its classical references and became, more and more, subjective and vulgar. To demonstrate this movement, Gonçalves Fernandes studies a category of artists called schizothymic or schizoids artists, in particular Cícero Dias, comparing his paintings with works done by patients of the Hospital da Tamarineira, in Recife. The main purpose of his work was not only to alert physicians and the general public to a potentially dangerous art for the human spirit, but also to evaluate a series of artists who seemed to promote supposed delirium and mental disturbances into the category of new art. In order to get closer to this context, we chose to present the factors that contributed to the strengthening of an interventionist medical/psychiatric discourse, based on researches from the beginning of the 20th century in Brazil, and especially the Brazilian League of Mental Hygiene - LBHM and its regional sections. In addition, we study the approaches of modern art with madness, in the interest of artists and intellectuals for the so-called art of asylums and the promotion of events such as the Month of Children and Fools - 1933. In a wider context, we will talk about artistic movements that avoided modern bourgeois rationality, as in the case of Primitivism, Fauvism, Art Brut and Surrealism - the latter in close relation to Psychoanalysis and the impact of the "discovery" of the Unconscious. Finally, we will talk about Cícero Dias' artistic experience, especially his performance in the 1920s and 1930s, as well as a more detailed analysis of the text by Dr. Gonçalves Fernandes.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil - HistóriaHistória socialArte modernaSurrealismoDoenças mentaisDias, Cícero, 1907-2003Triunfo do irreal: arte, loucura, surrealismo e a experiência de Cícero Dias (1920-1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Raquel Czarneski Borges.pdf.jpgTESE Raquel Czarneski Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29629/5/TESE%20Raquel%20Czarneski%20Borges.pdf.jpgf07f5538ac1f5cb19630596d6dd36ae1MD55ORIGINALTESE Raquel Czarneski Borges.pdfTESE Raquel Czarneski Borges.pdfapplication/pdf5117088https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29629/1/TESE%20Raquel%20Czarneski%20Borges.pdf46a5ed98bcb86ad557b7e30e279fd7feMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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