Ser professor e atratividade pela carreira docente : representações sociais de estudantes concluintes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Mayara Corrêa da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000004z0h
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49485
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar as representações sociais do ser professor, construídas por estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de instituições públicas e privadas do estado de Pernambuco, indicando possíveis relações desses elementos simbólicos com o interesse em inserir-se nesse campo profissional. Duas categorias teóricas orientam o estudo – Profissão Docente e Teoria das Representações Sociais (TRS). A Profissão Docente, segundo Roldão (2007), tem como especificidade o ensinar, é uma profissão de vínculos que envolve os saberes disciplinares e pedagógicos. Representações sociais são conhecimentos construídos no cotidiano que orientam as práticas dos sujeitos. A TRS possui diferentes desdobramentos, nesta pesquisa adotamos a abordagem societal, na qual, representações são princípios geradores dastomadas de posição; princípios ligados às inserções sociais dos sujeitos nos grupos, conforme Doise (2002). Trata-se de um estudo qualitativo on- line, desenvolvido em duas etapas: na primeira, utilizamos um questionário do tipo Google Forms, que foi respondido por 90 estudantes de escolas públicas e privadas do estado. Na segunda etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada on-line com 07 (sete) participantes da primeira etapa que almejam tornarem-se professores. Como procedimentos de análise utilizamos a técnica de análise de conteúdo auxiliada pelo software Word Cloud. Os resultados da etapa inicial revelaram que as representações sociais dos estudantes de escola pública do ser professor, ficam demarcadas no ato de ensinar e em concomitância com as relações afetivas estabelecidas como fonte de inspiração para a vida de seus estudantes. Para o grupo de estudantes das escolas privadas, de modo similar, ser professor vai além do ensinar, é estabelecer relações de amizades com seus alunos. Identificamos mais consensos do que variações nas representações sociais dos grupos. Também em consenso, indicamos o ensinar, o incentivo e as relações de afeto professor-aluno e como variações dessas representações identificamos entre os estudantes de escola pública um relacionamento mais intenso de amizade com os docentes, para esses jovens os professores são modelos de inspiração. Entre o grupo de escola privada a desvalorização dos docentes ganhou relevo, os estudantes compartilham o descaso da sociedade para com os professores. Dos 90 estudantes pesquisados nessa etapa inicial, seja por razões subjetivas ou objetivas, apenas 07 (sete) manifestaram o desejo de exercer a profissão de professor e 72 negaram essa possibilidade. Do grupo dos que desejam ingressar na profissão, seis estudantes estão matriculados em escolas públicas e um na escola privada. Sobre o ser professor, os elementos representacionais partilhados são as ações de ensinar e transformar. Tais elementos, ganharam centralidade nessas representações do grupo: a abrangência da atuação docente, as possibilidades de aprendizagem e, como limites, a desvalorização e falta de reconhecimento social da profissão. Os resultados sugerem que os sete estudantes atraídos pela docência foram influenciados por seus professores de ensino médio e acreditam que, como professores, poderão conquistar melhores condições de vida para si e para as suas famílias. Esta investigação somasse à literatura especializada sobre as temáticas referentes ao ser professor e a atratividade pela docência. Reconhecemos que se tratam de temáticas importantes para o futuro da educação das novas gerações. A despeito dessa importância, constatamos que é, fundamentalmente, o processo de desvalorização que afasta dos jovens o desejo de se tornarem professores. Nesse sentido, defendemos políticas mais incisivas de valorização profissional. A necessidade de mudança é evidente, estamos há mais de 30 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, que preconiza a valorização da educação e de seus profissionais, entretanto ainda persistem os inúmeros desafios para conquistá-la.
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A Profissão Docente, segundo Roldão (2007), tem como especificidade o ensinar, é uma profissão de vínculos que envolve os saberes disciplinares e pedagógicos. Representações sociais são conhecimentos construídos no cotidiano que orientam as práticas dos sujeitos. A TRS possui diferentes desdobramentos, nesta pesquisa adotamos a abordagem societal, na qual, representações são princípios geradores dastomadas de posição; princípios ligados às inserções sociais dos sujeitos nos grupos, conforme Doise (2002). Trata-se de um estudo qualitativo on- line, desenvolvido em duas etapas: na primeira, utilizamos um questionário do tipo Google Forms, que foi respondido por 90 estudantes de escolas públicas e privadas do estado. Na segunda etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada on-line com 07 (sete) participantes da primeira etapa que almejam tornarem-se professores. Como procedimentos de análise utilizamos a técnica de análise de conteúdo auxiliada pelo software Word Cloud. Os resultados da etapa inicial revelaram que as representações sociais dos estudantes de escola pública do ser professor, ficam demarcadas no ato de ensinar e em concomitância com as relações afetivas estabelecidas como fonte de inspiração para a vida de seus estudantes. Para o grupo de estudantes das escolas privadas, de modo similar, ser professor vai além do ensinar, é estabelecer relações de amizades com seus alunos. Identificamos mais consensos do que variações nas representações sociais dos grupos. Também em consenso, indicamos o ensinar, o incentivo e as relações de afeto professor-aluno e como variações dessas representações identificamos entre os estudantes de escola pública um relacionamento mais intenso de amizade com os docentes, para esses jovens os professores são modelos de inspiração. Entre o grupo de escola privada a desvalorização dos docentes ganhou relevo, os estudantes compartilham o descaso da sociedade para com os professores. Dos 90 estudantes pesquisados nessa etapa inicial, seja por razões subjetivas ou objetivas, apenas 07 (sete) manifestaram o desejo de exercer a profissão de professor e 72 negaram essa possibilidade. Do grupo dos que desejam ingressar na profissão, seis estudantes estão matriculados em escolas públicas e um na escola privada. Sobre o ser professor, os elementos representacionais partilhados são as ações de ensinar e transformar. Tais elementos, ganharam centralidade nessas representações do grupo: a abrangência da atuação docente, as possibilidades de aprendizagem e, como limites, a desvalorização e falta de reconhecimento social da profissão. Os resultados sugerem que os sete estudantes atraídos pela docência foram influenciados por seus professores de ensino médio e acreditam que, como professores, poderão conquistar melhores condições de vida para si e para as suas famílias. Esta investigação somasse à literatura especializada sobre as temáticas referentes ao ser professor e a atratividade pela docência. Reconhecemos que se tratam de temáticas importantes para o futuro da educação das novas gerações. A despeito dessa importância, constatamos que é, fundamentalmente, o processo de desvalorização que afasta dos jovens o desejo de se tornarem professores. Nesse sentido, defendemos políticas mais incisivas de valorização profissional. A necessidade de mudança é evidente, estamos há mais de 30 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, que preconiza a valorização da educação e de seus profissionais, entretanto ainda persistem os inúmeros desafios para conquistá-la.CAPESThe fist objective of this research was to identify the social representations of be a teacher, rased by students in the third year of High School in public and private institutions in the state of Pernambuco, indicating possible relationships between these symbolic elements and the interest in entering this professional field. Two theoretical categories guide this study: Teaching Profession and Theory of Social Representations (TRS). The T.P. according to Roldão (2007) has teaching as it’s specificity a profession of bonds that involves disciplinary and pedagogical knowledge. Social representations are knowledge built in everyday life that guide the subjects' practices. The T.R.S. has different developments in this research we adopted the societal approach in which representations are principles that generate positions, principles linked to the social insertions of the subjects in the groups according to Doise (2002). This is a qualitative online study, developed in two stages: in the first, we used a Google Forms questionnaire, which was answered by 90 students from public and private schools in the state. In the second stage, a semi-structured online interview was carried out with seven participants of the first stage who aim to become teachers. As analysis procedures we used the content analysis technique aided by the Word Cloud Software. The results of the initial stage was reveal that the social representations of public schoolstudents of being a teacher are demarcated in the act ofteaching and in concomitance with the affective relationships established as a source of inspiration for the lives of their students. For the group of students from private schools, in a similar way, being a teacher goes beyond teaching, it is establishing friendships with their students. We identified more consensus than variations in the social representations of the groups. Also we indicate teaching encouragement and teacher-student relationships of affection and as variations of these representations we identify among public school students a more intense relationship of friendship with teachers, for these young people teachers are models of inspiration. Among the private school group, the devaluation of teachers gained prominence, students share society's disregard for teachers. The 90 students surveyed in this initial stage whether for subjective or objective reasons, seven expressed a desire to exercise the profession of teacher and 72 denied this possibility. The group of those who wish to enter the profession, six students are enrolled in public schools and one in private schools. About being a teacher... the shared representational elements are the actions of teaching and transforming. Such elements gained centrality in these representations of the group: the scope of teaching activities, the possibilities of learning and the devaluation as lack of social recognition of the profession. The results suggest that the seven students attracted to teaching were influenced by their high school teachers and believe that as teachers they will be able to achieve better living conditions for themselves and their families. This investigation added to the specialized literature on topics related to being a teacher and the attractiveness of teaching. We recognize that these are important issues for the future of education for the new generations. Despite this importance, we found that it is, fundamentally, the process of devaluation that drives young people away from the desire to become teachers. In this sense, we defend more incisive policies of professional development. The need for change is evident. We are more than 30 years after the promulgation of the Federal Constitution of 1988 in Brazil however there are still numerous challenges to conquer it.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessorRepresentações sociaisEstudantesEnsino médioSer professor e atratividade pela carreira docente : representações sociais de estudantes concluintes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Mayara Corrêa da Silva Mendes.pdfDISSERTAÇÃO Mayara Corrêa da Silva Mendes.pdfapplication/pdf1817507https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49485/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mayara%20Corr%c3%aaa%20da%20Silva%20Mendes.pdfad02a917dcaa39793e6164ea3f780614MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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