Representações sociais de professores/as do ensino médio sobre gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oshiro, Poliana Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4378
Resumo: Trata-se de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – Goiás), vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais e ao projeto de pesquisa Estar no mundo como trabalhador/a, mulher, professora: uma configuração histórica e a realização nas políticas educacionais e nos cursos de licenciatura na PUC - Goiás, em tempos de produção flexível. Objetivamos investigar a inserção das questões de gênero na educação brasileira e as representações sociais de professores/as do ensino médio sobre gênero. Quais são as representações sociais que esses professores têm sobre as relações de gênero? Corresponderiam ao avanço do conservadorismo na sociedade e na política brasileira que temos vivenciado nos últimos tempos? Ou preservariam o legado das políticas para a igualdade de gênero implementadas durante os governos do Partido dos Trabalhadores (2003-08/2016)? Para tanto, contextualizamos a emergência do conceito de gênero e sua difusão no Brasil, especialmente na área da Educação. Analisamos as políticas públicas educacionais relacionadas às questões de gênero (2003-2018). Aplicamos questionários à professores/as do ensino médio de quatro colégios estaduais do município de Trindade - Goiás. Os resultados deste estudo apontaram para a prosperidade de iniciativas governamentais voltadas à educação para a igualdade de gênero dentro do período entre os governos dos presidentes Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016) e para o seu progressivo desmantelamento a partir do impeachment desta presidenta. A pesquisa de campo nos revelou que as representações sociais docentes sobre as relações entre mulheres e homens são, em geral, progressistas. Eles/as associam igualdade de gênero com valores da democracia, mas não criticam a divisão entre esfera pública e esfera privada com atribuição positiva de valores para a primeira e de desvalor para a segunda
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Corresponderiam ao avanço do conservadorismo na sociedade e na política brasileira que temos vivenciado nos últimos tempos? Ou preservariam o legado das políticas para a igualdade de gênero implementadas durante os governos do Partido dos Trabalhadores (2003-08/2016)? Para tanto, contextualizamos a emergência do conceito de gênero e sua difusão no Brasil, especialmente na área da Educação. Analisamos as políticas públicas educacionais relacionadas às questões de gênero (2003-2018). Aplicamos questionários à professores/as do ensino médio de quatro colégios estaduais do município de Trindade - Goiás. Os resultados deste estudo apontaram para a prosperidade de iniciativas governamentais voltadas à educação para a igualdade de gênero dentro do período entre os governos dos presidentes Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016) e para o seu progressivo desmantelamento a partir do impeachment desta presidenta. A pesquisa de campo nos revelou que as representações sociais docentes sobre as relações entre mulheres e homens são, em geral, progressistas. Eles/as associam igualdade de gênero com valores da democracia, mas não criticam a divisão entre esfera pública e esfera privada com atribuição positiva de valores para a primeira e de desvalor para a segundaIt is a research developed in the Postgraduate Program of the Pontificia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, linked to the research line State, Policies and Educational Institutions and to the research project Being in the world as a worker, woman, teacher: historical configuration and achievement in educational policies, and in undergraduate courses at PUC Goiás, in times of flexible production. We aim to investigate the insertion of gender questions in the Brazilian education and the representation of high school teachers on gender. What are the social representations these teachers have about gender relations? Would they correspond to the advance of conservatism in brazilian society and politics that we experienced in the last times? Or would preserve the legacy of the policies for gender equality implemented during the governments of the Worker’s Party (2003-08/2016)? For such, we contextualize the emergence of the concept of gender and its diffusion in Brazil, especially in the area of Education. We analyze educational public policies related to gender questions (2003- 2018). We applied questionnaires to high school teachers from four state colleges in the municipality of Trindade, Goiás. The results of this study pointed to the prosperity of governmental initiatives aimed at education for gender equality within the period between the Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016) governments and for its progressive dismantling from the impeachment of this president. Field research has revealed to us that faculty social representations on the relations between women and men are, in general, progressive. They associate gender equality with values of democracy, but they do not criticize the division between public and private spheres with positive attribution of values to the former and devaluation to the latter.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Silva, Iraci Balbina Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/6955702974257628Oshiro, Poliana Guimarães2019-11-13T18:08:23Z2019-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOshiro, Poliana Guimarães. Representações sociais de professores/as do ensino médio sobre gênero. 2019. 177 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-03-02T18:59:46Zoai:ambar:tede/4378Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-03-02T18:59:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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