O ato de pesquisa em Ciências Humanas no Ensino Médio: caminhos para uma experiência pensante com a linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Thaís de Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33675
Resumo: O objetivo desta tese foi compreender os modos de acontecimento do ato de pesquisa como uma experiência pensante de linguagem e de desvelamento dos sentidos do ser, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) no Ensino Médio e no Ensino Técnico Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco. Para esse fim tomamos, como pressuposto básico de investigação do fenômeno em questão, uma abordagem ético-filosófica de linguagem fundamentada nas noções de ato ético, experiência pensante com a linguagem e de linguagem como acontecimento no ser. Tais fundamentos foram buscados na confluência das ideias filosóficas de Mikhail Bakhtin e de Martin Heidegger. Buscou-se, no encontro com Bakhtin, revisitar sua discussão acerca da possibilidade de construção de uma metodologia de análise para as Ciências Humanas que fosse capaz de: reconhecer as especificidades relativas a esse domínio, sobretudo no que diz respeito ao diálogo, como condição de compreensão dos fenômenos de linguagem; de uma reconfiguração da noção objeto de estudo e do papel do pesquisador no âmbito da pesquisa científica. Nesse sentido, foram questionados os modos de acontecimento do ato de pesquisa que possibilitariam, ao pesquisador, fazer uma experiência pensante com a linguagem. Para encontrarmos os caminhos de abordagem do fenômeno, estabelecemos um profícuo diálogo entre a Teoria Dialógica da Linguagem, de Mikhail Bakhtin, e a Hermenêutica ontofenomenológica de Martin Heidegger. Esse diálogo foi possível considerando-se que ambos os filósofos, guardando-se suas respectivas especificidades de pensamento, pleiteavam o reestabelecimento de uma filosofia primeira a qual seria alcançada mediante a responsabilidade (ético-moral), assumida por sujeitos, historicamente situados, pelos seus atos (de linguagem, pensamento e emoções), na vida de fato vivida (BAJTIN, 1997); e pela busca do sentido do ser, enquanto abertura ao mundo, cuja compreensão só seria possível através da linguagem como acontecimento (HEIDEGGER, 2003). Nosso campo de investigação consistiu no acompanhamento, pelo período de um ano, de pesquisas em desenvolvimento, vinculadas ao programa PIBIC EM, realizadas por dois grupos de estudantes de História. Os corpora de nosso estudo foram constituídos por textos produzidos nos encontros entre os participantes cujos enunciados/discursos foram abordados no âmbito da Análise Dialógica do Discurso (ADD) e da Hermenêutica Onto-fenomenológica. Na dimensão espaço-temporal da pesquisa foi possível desvelar a emergência de cronotopos. Um primeiro cronotopo (primário) denominamos de cronotopo de campo o qual compreendia cronotopos secundários, constituídos por fragmentos do primeiro (BAKHTIN, 1998). A recriação dos movimentos e transformações vivenciados no desenvolvimento das pesquisas, como um todo inteligível, foi possível a partir do reconhecimento e da reconstituição de cada um desses cronotopos, os quais nos permitiram acessar os modos de acontecimento do ato de pesquisa enquanto possibilidade de se fazer uma experiência pensante com a linguagem. A análise discursiva revelou ainda o cronotopo a busca do método, o qual constituiu-se como eixo norteador do ato ético das pesquisas em desenvolvimento. Quanto à busca pelo método, a qual se somaram outros momentos constituintes do processo da pesquisa, este foi sendo esboçado ao longo do caminho da experiência vivida pelos participantes.
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Buscou-se, no encontro com Bakhtin, revisitar sua discussão acerca da possibilidade de construção de uma metodologia de análise para as Ciências Humanas que fosse capaz de: reconhecer as especificidades relativas a esse domínio, sobretudo no que diz respeito ao diálogo, como condição de compreensão dos fenômenos de linguagem; de uma reconfiguração da noção objeto de estudo e do papel do pesquisador no âmbito da pesquisa científica. Nesse sentido, foram questionados os modos de acontecimento do ato de pesquisa que possibilitariam, ao pesquisador, fazer uma experiência pensante com a linguagem. Para encontrarmos os caminhos de abordagem do fenômeno, estabelecemos um profícuo diálogo entre a Teoria Dialógica da Linguagem, de Mikhail Bakhtin, e a Hermenêutica ontofenomenológica de Martin Heidegger. 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Na dimensão espaço-temporal da pesquisa foi possível desvelar a emergência de cronotopos. Um primeiro cronotopo (primário) denominamos de cronotopo de campo o qual compreendia cronotopos secundários, constituídos por fragmentos do primeiro (BAKHTIN, 1998). A recriação dos movimentos e transformações vivenciados no desenvolvimento das pesquisas, como um todo inteligível, foi possível a partir do reconhecimento e da reconstituição de cada um desses cronotopos, os quais nos permitiram acessar os modos de acontecimento do ato de pesquisa enquanto possibilidade de se fazer uma experiência pensante com a linguagem. A análise discursiva revelou ainda o cronotopo a busca do método, o qual constituiu-se como eixo norteador do ato ético das pesquisas em desenvolvimento. Quanto à busca pelo método, a qual se somaram outros momentos constituintes do processo da pesquisa, este foi sendo esboçado ao longo do caminho da experiência vivida pelos participantes.CAPESThe scope of this thesis was to comprehend the event-ness of the research act, considering it as a responsable act and unraveling the meaning of Being, within the Institutional Program of Scientific Initiation Grants (PIBIC) at the high school and at the secondary technical school of the Federal Institute of Pernambuco. For this purpose, it was used as an assumption to investigate this phenomenon, an ethicalphilosophical perspective of language rooted in the notions of the responsable act and langage as an ongoing event-ness oh Being. Those concepts come from the philosophical ideas of Mikhail Bakhtin and Martin Heidegger. Through the examination of Bakhtin, revisiting the discussions about the possibility of creation of a methodology of analysis to Human Sciences able to: recognize the particularities concerning this field, especially in what’s related to dialogue, as a condition to understand the language phenomena; restructure the notion of the research object and of the researchers’ role in the scientific research. In this sense, it was questioned the event-ness of the research act that would enable the researcher to have an experience with language. In order to find the paths to approach this phenomenon, a fruitful dialogue was established between the Dialogic Language Theory of Mikhail Bakhtin and the Ontological Phenomenological Hermeneutic of Martin Heidegger. This dialogue was possible considering that both philosophers, bearing in mind their particularities of thought, requested the re-establishment of a primary philosophy which would be reached through the responsibility (ethical-moral), took by subjects, historically situated, by their acts (of language, thought and emotions), in a life indeed experienced (BAJTIN, 1997); and in the pursuit of the meaning of being, while opened to the world, in which the comprehension would only be achieved through the language as a thought experience. (HEIDEGGER, 2003). Our research field consisted on monitoring, for one year, the developing researches, connected to the program PIBIC EM, conducted by two groups of History students. The corpora of our study consisted in texts produced in our meetings amid the participants in which theirdiscourses were approached through the Dialogical Discourse Analysis (ADD) and the Ontological phenomenological hermeneutics. In the space-time dimension of this research, it was possible to unveil the advent of chronotopes. The first chronotope (primary) is called field chronotope, wich includes secondary chronotopes, composed by fragments of the first (BAKHTIN, 1998). Recreating movements and transformations experienced in the development of the researches was possible through the distinction and reconstitution of each of these chronotopes, that enabled us to access the research as a responsable act, as a possibility of making a participatory thinking and na experience with language. Moreover, the discourse analysis showed to the chronotope the research of method, which was the guideline of the responsable act for the research in development. Relating to the research of method, in which other constituent moments of the research process were added, this was built through the path of the experience lived by the participants.Le but de cette thèse a été celui de comprendre les moyens d’évènement de l’acte de recherche autant qu’expérience de pensée face à la parole et autant que dévoilement des sens de l’être, dans le contexte du Programme Institutionnel de Bourses d’Initiation Scientifique (PIBIC) au Lycée et aux cours à l’Institut Fédéral de Pernambouc qui enchainent le Lycée à l’enseignement technique intégré. Pour cela nous avons pris, comme prémisse première d’investigation du phénomène étudié, une approche éthique-philosophique du langage, justifiée par les notions de l’acte éthique, expérience de pensée face à la parole et de langage autant qu’évènement de l’être. Tels concepts ont été cueillis dans la rencontre des idées philosophiques de Mikhail Bakhtine et de Martin Heidegger. La discussion de Bakhtine revisitée a été celle de la possibilité de construction d’une methodologie d’analyse pour les Sciences Humaines qui soit capable de : reconnaitre les spécificités relatives a ce domaine, surtout en concernant le dialogue autant que condition de compréhension des phénomènes linguistiques ; reconfigurer la notion de l’objet d’étude et du rôle du chercheur dans le domaine de la recherche scientifique. Ainsi, ont été questionnées les moyens d’évènement de l’acte de recherche qui ont possibilité le chercheur de faire une expérience de pensée face à la parole. Pour trouver les chemins de l’approche du phénomène, il a été établi un dialogue entre la Théorie Dialogique du Langage, de Mikhail Bakhtine, et l’Herméneutique onto-phénoménologique de Martin Heidegger. Ce dialogue a été possible en considérant que les deux philosophes, en gardant leurs spécificités de pensée, plaidaient le rétablissement d’une philosophie première, qui serait atteinte à travers la responsabilité (étique-morale), assumée par des sujets, historiquement situés, par leurs actes (de langage, de pensée et d’émotions), dans la vie en fait vécue (BAJTIN, 1997); et par la recherche du sens de l’être, autant qu’ouverture au monde, dont la compréhension ne serait possible qu’à travers le langage autant qu’évènement (HEIDEGGER, 2003). Notre champ d’investigation s’est établi en suivant, pendant la période d’une année, des recherches en développement, liées au programme PIBIC EM, réalisées par deuxgroupes d’étudiants d’Histoire. Les corpora de cette étude ont été constitués par des textes produits aux rencontres entre les participants dont les énoncées / discours ont été approchés en ce qui concerne l’Analyse Dialogique du Discours (ADD) et de l’Herméneutique Onto-phénoménologique. Dans cette dimension espace-temps de la recherche, il a été possible de dévoiler l’émergence de chronotopes. Un premier chronotope (primaire) a été nommé de chronotope de champs lequel comprenait quelques cronotopos secondaires, constitués par des fragments du premier (BAKHTIN, 1998). La reconstitution des mouvements et transformations vécus au développement des recherches, comme un tout intelligible, a été possible à partir la reconnaissance et la recomposition de chacun de ces chronotopes, lesquels nous ont permis d’accéder les moyens d’événement de l’acte de recherche tel que possibilité de se faire une expérience de pensée face à la parole. L’analyse du discours a révélé aussi le chronotope la recherche de la méthode, qui s’est constitué comme axe guidant de l’acte étique des recherches en développement. En concernant la recherche de la méthode, à laquelle se sont ajoutées d’autres moments constitutifs de la procédure de recherche, qui s’est esquissé pendant lechemin de l’expérience vécue par les participants.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAto ético responsávelPesquisa em Ciências HumanasBakhtinHeideggerO ato de pesquisa em Ciências Humanas no Ensino Médio: caminhos para uma experiência pensante com a linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Thaís Andrade Lima.pdf.jpgTESE Thaís Andrade Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33675/5/TESE%20Tha%c3%ads%20Andrade%20Lima.pdf.jpgaa48030c0055fc3a166f52599670664dMD55ORIGINALTESE Thaís Andrade Lima.pdfTESE Thaís Andrade Lima.pdfapplication/pdf3651856https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33675/1/TESE%20Tha%c3%ads%20Andrade%20Lima.pdf7c3b6dac7e85b8c8b9f8f85ab40fc760MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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