O cotidiano da merenda escolar: análise da experiência em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Samanta Siqueira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13021
Resumo: A merenda escolar atua como ferramenta importante no ambiente da escola, garantindo o aporte nutricional necessário durante o período letivo e podendo constituir-se como fonte de diversos conhecimentos e saberes a respeito do campo da alimentação humana. Sendo assim, a escola representa um espaço privilegiado à realização de atividades promotoras da consciência alimentar. A identificação do cotidiano da merenda escolar e dos sentidos e significados que os atores envolvidos no processo de alimentação escolar atribuem a seu respeito compõe medida importante para conhecer como a mesma tem sido concebida na rotina das escolas e para auxiliar no planejamento de ações que a qualifiquem. Dessa forma, o presente trabalho identificou o cotidiano da merenda escolar e os sentidos e significados conferidos a ela pelos atores envolvidos no processo. Para isso, foi desenvolvida uma Pesquisa Social de campo de cunho qualitativo no EREM José Joaquim da Silva Filho no município de Vitória de Santo Antão/PE. Foram realizadas observações participantes sistemáticas e entrevistas. Os dados da realidade obtidos a partir das observações foram minunciosamente registrados e refletidos criticamente As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Pode-se concluir que a merenda ocorre efetivamente na escola, entretanto, a mesma não satisfaz aos gostos dos atores e a qualidade dos alimentos não demonstra estar em consonância com o que o se preconiza o PNAE. O entendimento sobre um bem cultural-histórico imperioso, como é o campo da alimentação e nutrição, ainda é limitado.
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Dessa forma, o presente trabalho identificou o cotidiano da merenda escolar e os sentidos e significados conferidos a ela pelos atores envolvidos no processo. Para isso, foi desenvolvida uma Pesquisa Social de campo de cunho qualitativo no EREM José Joaquim da Silva Filho no município de Vitória de Santo Antão/PE. Foram realizadas observações participantes sistemáticas e entrevistas. Os dados da realidade obtidos a partir das observações foram minunciosamente registrados e refletidos criticamente As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Pode-se concluir que a merenda ocorre efetivamente na escola, entretanto, a mesma não satisfaz aos gostos dos atores e a qualidade dos alimentos não demonstra estar em consonância com o que o se preconiza o PNAE. O entendimento sobre um bem cultural-histórico imperioso, como é o campo da alimentação e nutrição, ainda é limitado.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPrograma Nacional de Alimentação EscolarMerenda EscolarRepresentações SociaisEscolaO cotidiano da merenda escolar: análise da experiência em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Samanta Siqueira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Samanta Siqueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13021/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Samanta%20Siqueira.pdf.jpg966e85ac4d34040c5bb1248879c4a61fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Samanta Siqueira.pdfDISSERTAÇÃO Samanta Siqueira.pdfapplication/pdf2617027https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13021/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Samanta%20Siqueira.pdf23c2d670fdf7a467c62cf4b3adab2ca8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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