Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1904 |
Resumo: | A merenda escolar é cercada de muitas normas e critérios, tanto no âmbito nacional como no estadual. Estas normas visam garantir a qualidade de uma merenda que consiga suprir as necessidades nutricionais dos alunos e reduzir o índice de evasão escolar. Na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro há um monitoramento e um acompanhamento em todo o processo da produção da merenda escolar que colabora para um fornecimento seguro e protetor da saúde dos comensais. Para que a merenda escolar consiga cumprir com os objetivos citados no PNAE e PAE/RJ é necessário que o seu consumidor fique satisfeito e que ela tenha uma boa aceitabilidade. O presente trabalho apresenta uma análise de questões como a temperatura, o tempero, a apresentação, o cheiro e ao cardápio da merenda na visão do aluno das unidades públicas estaduais de ensino, que fazem parte da Diretoria Regional Administrativa - Metropolitana I. Esta abrange os municípios de Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. Utilizou-se bibliografia disponível em revistas, artigos e sites especializados, buscando o entendimento dos conceitos a serem utilizados e suas relações com os objetivos acima mencionados. Apresenta-se aqui um pouco da história da merenda escolar no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. Para um melhor aproveitamento, a pesquisa ficou delimitada as unidades escolares estaduais de Japeri um dos três municípios que fazem parte da Diretoria Regional Administrativa - Metropolitana I, gerenciadas pela SEEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Após aplicação de questionário realizada nas unidades escolares, este trabalho apresenta a análise dos dados obtidos. Conclui-se que, apesar da boa aceitação dos alunos que fazem parte do programa de alimentação escolar, a quantidade daqueles que não fazem parte ainda é muito grande. Também foi possível notar que existem falhas apontadas pelo corpo discente, as quais impedem a plena satisfação destes consumidores. |
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