Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lilian Gonçalves Chaves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1904
Resumo: A merenda escolar é cercada de muitas normas e critérios, tanto no âmbito nacional como no estadual. Estas normas visam garantir a qualidade de uma merenda que consiga suprir as necessidades nutricionais dos alunos e reduzir o índice de evasão escolar. Na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro há um monitoramento e um acompanhamento em todo o processo da produção da merenda escolar que colabora para um fornecimento seguro e protetor da saúde dos comensais. Para que a merenda escolar consiga cumprir com os objetivos citados no PNAE e PAE/RJ é necessário que o seu consumidor fique satisfeito e que ela tenha uma boa aceitabilidade. O presente trabalho apresenta uma análise de questões como a temperatura, o tempero, a apresentação, o cheiro e ao cardápio da merenda na visão do aluno das unidades públicas estaduais de ensino, que fazem parte da Diretoria Regional Administrativa - Metropolitana I. Esta abrange os municípios de Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. Utilizou-se bibliografia disponível em revistas, artigos e sites especializados, buscando o entendimento dos conceitos a serem utilizados e suas relações com os objetivos acima mencionados. Apresenta-se aqui um pouco da história da merenda escolar no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. Para um melhor aproveitamento, a pesquisa ficou delimitada as unidades escolares estaduais de Japeri um dos três municípios que fazem parte da Diretoria Regional Administrativa - Metropolitana I, gerenciadas pela SEEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Após aplicação de questionário realizada nas unidades escolares, este trabalho apresenta a análise dos dados obtidos. Conclui-se que, apesar da boa aceitação dos alunos que fazem parte do programa de alimentação escolar, a quantidade daqueles que não fazem parte ainda é muito grande. Também foi possível notar que existem falhas apontadas pelo corpo discente, as quais impedem a plena satisfação destes consumidores.
id UFF-2_85e0db2fc0762ac3ba883e5086d1a1b7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1904
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJAlimentaçãoMerenda escolarAceitabilidadeAlimentação escolarA merenda escolar é cercada de muitas normas e critérios, tanto no âmbito nacional como no estadual. Estas normas visam garantir a qualidade de uma merenda que consiga suprir as necessidades nutricionais dos alunos e reduzir o índice de evasão escolar. Na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro há um monitoramento e um acompanhamento em todo o processo da produção da merenda escolar que colabora para um fornecimento seguro e protetor da saúde dos comensais. Para que a merenda escolar consiga cumprir com os objetivos citados no PNAE e PAE/RJ é necessário que o seu consumidor fique satisfeito e que ela tenha uma boa aceitabilidade. O presente trabalho apresenta uma análise de questões como a temperatura, o tempero, a apresentação, o cheiro e ao cardápio da merenda na visão do aluno das unidades públicas estaduais de ensino, que fazem parte da Diretoria Regional Administrativa - Metropolitana I. Esta abrange os municípios de Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. Utilizou-se bibliografia disponível em revistas, artigos e sites especializados, buscando o entendimento dos conceitos a serem utilizados e suas relações com os objetivos acima mencionados. Apresenta-se aqui um pouco da história da merenda escolar no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. Para um melhor aproveitamento, a pesquisa ficou delimitada as unidades escolares estaduais de Japeri um dos três municípios que fazem parte da Diretoria Regional Administrativa - Metropolitana I, gerenciadas pela SEEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Após aplicação de questionário realizada nas unidades escolares, este trabalho apresenta a análise dos dados obtidos. Conclui-se que, apesar da boa aceitação dos alunos que fazem parte do programa de alimentação escolar, a quantidade daqueles que não fazem parte ainda é muito grande. Também foi possível notar que existem falhas apontadas pelo corpo discente, as quais impedem a plena satisfação destes consumidores.Cabral, IsabelMeirelles, Camyla D Elyz do AmaralOliveira, Lilian Gonçalves Chaves de2016-07-18T13:34:27Z2016-07-18T13:34:27Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1904http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-28T20:25:26Zoai:app.uff.br:1/1904Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:53.564833Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ
title Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ
spellingShingle Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ
Oliveira, Lilian Gonçalves Chaves de
Alimentação
Merenda escolar
Aceitabilidade
Alimentação escolar
title_short Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ
title_full Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ
title_fullStr Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ
title_full_unstemmed Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ
title_sort Qualidade e aceitabilidade da merenda escolar da rede pública estadual de ensino do RJ
author Oliveira, Lilian Gonçalves Chaves de
author_facet Oliveira, Lilian Gonçalves Chaves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Isabel
Meirelles, Camyla D Elyz do Amaral
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lilian Gonçalves Chaves de
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação
Merenda escolar
Aceitabilidade
Alimentação escolar
topic Alimentação
Merenda escolar
Aceitabilidade
Alimentação escolar
description A merenda escolar é cercada de muitas normas e critérios, tanto no âmbito nacional como no estadual. Estas normas visam garantir a qualidade de uma merenda que consiga suprir as necessidades nutricionais dos alunos e reduzir o índice de evasão escolar. Na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro há um monitoramento e um acompanhamento em todo o processo da produção da merenda escolar que colabora para um fornecimento seguro e protetor da saúde dos comensais. Para que a merenda escolar consiga cumprir com os objetivos citados no PNAE e PAE/RJ é necessário que o seu consumidor fique satisfeito e que ela tenha uma boa aceitabilidade. O presente trabalho apresenta uma análise de questões como a temperatura, o tempero, a apresentação, o cheiro e ao cardápio da merenda na visão do aluno das unidades públicas estaduais de ensino, que fazem parte da Diretoria Regional Administrativa - Metropolitana I. Esta abrange os municípios de Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. Utilizou-se bibliografia disponível em revistas, artigos e sites especializados, buscando o entendimento dos conceitos a serem utilizados e suas relações com os objetivos acima mencionados. Apresenta-se aqui um pouco da história da merenda escolar no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. Para um melhor aproveitamento, a pesquisa ficou delimitada as unidades escolares estaduais de Japeri um dos três municípios que fazem parte da Diretoria Regional Administrativa - Metropolitana I, gerenciadas pela SEEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Após aplicação de questionário realizada nas unidades escolares, este trabalho apresenta a análise dos dados obtidos. Conclui-se que, apesar da boa aceitação dos alunos que fazem parte do programa de alimentação escolar, a quantidade daqueles que não fazem parte ainda é muito grande. Também foi possível notar que existem falhas apontadas pelo corpo discente, as quais impedem a plena satisfação destes consumidores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18T13:34:27Z
2016-07-18T13:34:27Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1904
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1817334335871647744