Interdisciplinaridade nos componentes curriculares de Ciências Biológicas e de Educação física do currículo de Pernambuco - 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATIAS, Keoma Tabosa Guimarães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55326
Resumo: A Formação Continuada dos professores da Educação Básica se constitui de muitas ressignificações e do repensar suas práticas, em que se coloca como objetos fundamentais para melhores entendimentos e planejamentos políticos, como também compromisso social e profissional em prol dos estudantes. Da mesma forma, entender as experiências exitosas ou não viabiliza a comunicação entre professores, mediando o conhecimento pela transposição do saber de forma a implicar na qualidade do processo educacional diante dos estudantes na Educação Básica, nos processos tecnológicos educacionais e em intervenções investigativas e experimentais no campo das Ciências da Natureza, da Saúde e da Cultura Corporal, oportunas a um trabalho com interdisciplinaridade. No compromisso de melhor entendermos como essa interação do ensino e as experiências docentes se consolidam entre os egressos do Centro Acadêmico da Vitória (CAV-UFPE), tomamos como objetivo geral compreender como estratégias metodológicas construídas, adaptadas e aplicadas interdisciplinarmente com as disciplinas Biologia, Ciências e Educação Física colaboram com perspectiva e pressupostos de aprendizagens apontadas no novo currículo de Pernambuco para a Educação Básica. Como procedimentos metodológicos, analisamos na proposta da pesquisa documental os documentos dos PPCs dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Educação Física, pesquisamos através de roteiros para pesquisa narrativa as experiências e propostas de professores da Educação Básica egressos do CAV-UFPE, como também propomos uma Sequências Didáticas para (re)planejamento por parte dos participantes, atendendo a perspectivas do novo currículo de Pernambuco. As respostas foram analisadas através da Análise de Conteúdo pela construção de categorias à posteriori e com fragmento de respostas dos professores pesquisados. Como resultados, constatamos que nos PPCs dos cursos analisados não constam propostas para o ensino com pressupostos e estratégias interdisciplinares, o que pouco contribui à formação dos professores na formação inicial para uma prática docente mais integrativa entre disciplinas. Quanto às experiências e situações aplicadas com interdisciplinaridade, muitas decorrentes de formações continuadas através de cursos de Pós-Graduação, eventos científicos e corsos de curta duração, constam nos dados coletados que os pesquisados demonstram boas intenções e experiências para o ensino com interdisciplinaridade. Alguns dos relatos descritos apresentam perspectivas de atividades multidisciplinaridades; outras, como tentativas iniciais e situações características da interdisciplinaridade, o que se torna tentativas e propostas valorosas às pretensões do Currículo de Pernambuco. Na reconstrução da SD, confirmam suas experiências ao inserir situações e observações de suas expertises docentes, (re)estruturando a proposta para ações mais integrativas, problematizadoras, tecnológicas e contextualizadas para a formação dos estudantes. Por fim, concluímos que a interdisciplinaridade é uma possibilidade de inclusão como situação e estratégias de aprendizagem por integrar de forma cooperativa disciplinas para trabalhar temáticas comuns e necessárias à formação dos estudantes.
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Da mesma forma, entender as experiências exitosas ou não viabiliza a comunicação entre professores, mediando o conhecimento pela transposição do saber de forma a implicar na qualidade do processo educacional diante dos estudantes na Educação Básica, nos processos tecnológicos educacionais e em intervenções investigativas e experimentais no campo das Ciências da Natureza, da Saúde e da Cultura Corporal, oportunas a um trabalho com interdisciplinaridade. No compromisso de melhor entendermos como essa interação do ensino e as experiências docentes se consolidam entre os egressos do Centro Acadêmico da Vitória (CAV-UFPE), tomamos como objetivo geral compreender como estratégias metodológicas construídas, adaptadas e aplicadas interdisciplinarmente com as disciplinas Biologia, Ciências e Educação Física colaboram com perspectiva e pressupostos de aprendizagens apontadas no novo currículo de Pernambuco para a Educação Básica. Como procedimentos metodológicos, analisamos na proposta da pesquisa documental os documentos dos PPCs dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Educação Física, pesquisamos através de roteiros para pesquisa narrativa as experiências e propostas de professores da Educação Básica egressos do CAV-UFPE, como também propomos uma Sequências Didáticas para (re)planejamento por parte dos participantes, atendendo a perspectivas do novo currículo de Pernambuco. As respostas foram analisadas através da Análise de Conteúdo pela construção de categorias à posteriori e com fragmento de respostas dos professores pesquisados. Como resultados, constatamos que nos PPCs dos cursos analisados não constam propostas para o ensino com pressupostos e estratégias interdisciplinares, o que pouco contribui à formação dos professores na formação inicial para uma prática docente mais integrativa entre disciplinas. Quanto às experiências e situações aplicadas com interdisciplinaridade, muitas decorrentes de formações continuadas através de cursos de Pós-Graduação, eventos científicos e corsos de curta duração, constam nos dados coletados que os pesquisados demonstram boas intenções e experiências para o ensino com interdisciplinaridade. Alguns dos relatos descritos apresentam perspectivas de atividades multidisciplinaridades; outras, como tentativas iniciais e situações características da interdisciplinaridade, o que se torna tentativas e propostas valorosas às pretensões do Currículo de Pernambuco. Na reconstrução da SD, confirmam suas experiências ao inserir situações e observações de suas expertises docentes, (re)estruturando a proposta para ações mais integrativas, problematizadoras, tecnológicas e contextualizadas para a formação dos estudantes. Por fim, concluímos que a interdisciplinaridade é uma possibilidade de inclusão como situação e estratégias de aprendizagem por integrar de forma cooperativa disciplinas para trabalhar temáticas comuns e necessárias à formação dos estudantes.FACEPEThe Continuing Training of Basic Education teachers consists of many resignifications and rethinking of their practices, which are seen as fundamental objects for better understanding and political planning, as well as social and professional commitment in favor of students. Likewise, understanding successful or unsuccessful experiences enables communication between teachers, mediating knowledge through the transposition of knowledge in a way that affects the quality of the educational process for students in Basic Education, in educational technological processes and in investigative and experimental interventions in the field of Natural Sciences, Health and Body Culture, suitable for interdisciplinary work. In the commitment to better understand how this interaction of teaching and teaching experiences are consolidated among graduates of the Academic Center of Vitória (CAV-UFPE), we take as a general objective to understand how methodological strategies constructed, adapted and applied interdisciplinary with the disciplines Biology, Sciences and Physical Education collaborate with the perspective and learning assumptions highlighted in the new Pernambuco curriculum for Basic Education. As methodological procedures, in the documentary research proposal, we analyzed the documents from the PPCs of the Degree courses in Biological Sciences and Physical Education, we researched through scripts for narrative research the experiences and proposals of Basic Education teachers who graduated from CAV-UFPE, as well as we propose a Didactic Sequences for (re)planning by participants, taking into account the perspectives of the new Pernambuco curriculum. The responses were analyzed through Content Analysis by constructing categories a posteriori and with fragments of responses from the researched teachers. As a result, we found that the PPCs of the analyzed courses do not contain proposals for teaching with interdisciplinary assumptions and strategies, which contributes little to the training of teachers in initial training for a more integrative teaching practice between disciplines. As for the experiences and situations applied with interdisciplinarity, many arising from continued training through Postgraduate courses, scientific events and short-term courses, the data collected shows that those surveyed demonstrate good intentions and experiences for teaching with interdisciplinarity. Some of the reports described present perspectives of multidisciplinary activities; others, as initial attempts and situations characteristic of interdisciplinarity, which become attempts and valuable proposals for the intentions of the Pernambuco Curriculum. In the reconstruction of DS, they confirm their experiences by inserting situations and observations of their teaching expertise, (re)structuring the proposal for more integrative, problematizing, technological and contextualized actions for the training of students. Finally, we conclude that interdisciplinarity is a possibility of inclusion as a situation and learning strategies by cooperatively integrating disciplines to work on common themes necessary for students' training.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - FormaçãoEnsino interdisciplinarCurrículo interdisciplinarInterdisciplinaridade nos componentes curriculares de Ciências Biológicas e de Educação física do currículo de Pernambuco - 2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55326/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Keoma Tabosa Guimarães Matias.pdfDISSERTAÇÃO Keoma Tabosa Guimarães Matias.pdfapplication/pdf1228636https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55326/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Keoma%20Tabosa%20Guimar%c3%a3es%20Matias.pdf8ed7417d92ab7cc056260c98fdaff4adMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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