Ensino de função afim em turmas de Educação de Jovens e Adultos do campo – EJA – Campo Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Josias Pedro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29550
Resumo: A pesquisa se situa na articulação entre a Educação Matemática e a Educação do Campo e se fundamenta nos estudos realizados nestes dois domínios. Buscamos investigar, em particular, as relações estabelecidas por professores(as) entre o conceito de função afim e as atividades produtivas desenvolvidas por alunos(as) de turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA Campo Ensino Médio. Participaram da pesquisa sete professores(as) e oitenta e oito alunos(as) de oito turmas de EJA sediadas em dois municípios do Agreste e um do Sertão de Pernambuco. Mesmo tendo como foco a atividade do professor, a pesquisa com os(as) alunos(as) se justificou, por um lado, pela necessidade de identificar as atividades produtivas camponeses que eles(as) desenvolvem e, por outro, saber de que modo a matemática estudada estão a elas articuladas. Para tanto, utilizamos quatro instrumentos de coleta de dados: um questionário com os(as) alunos(as) e outro com os(as) professores(as); uma entrevista semiestruturada com os(as) professores(as); um estudo documental para analisar as atividades matemáticas registradas pelos(as) alunos(as) em seus cadernos; e solicitamos aos(às) professores(as) que, a partir de um gráfico de função afim que fornecemos, elaborassem atividades para suas turmas de EJA. As respostas dos(as) alunos(as) indicam a plantação de milho e feijão, a criação de animais e o trabalho com artesanato como as principais atividades produtivas que desenvolvem. Este resultado converge com as respostas dos(as) professores(as) a mesma pergunta. Eles também foram unânimes em afirmar que o ensino da Matemática pode contribuir para a transformação social e para o desenvolvimento local, apontando algumas possibilidade de estabelecer uma relação entre os conteúdos matemáticos que ensinam nas turmas de EJA e as atividades produtivas desenvolvidas pelos(as) alunos(as). No entanto, das dezessete atividades que propuseram apenas uma faz referência à vida real, ao passo que doze fazem referência a uma semirrealidade e quatro fazem referência à matemática pura. Este resultado indica que o ensino de função afim para estes(as) professores, neste contexto específico, requer quase sempre alguma contextualização, mesmo que ela não retrate a realidade dos estudantes e da comunidade. A necessidade de conhecer as razões desta escolha sinaliza para a necessidade de uma nova pesquisa.
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Mesmo tendo como foco a atividade do professor, a pesquisa com os(as) alunos(as) se justificou, por um lado, pela necessidade de identificar as atividades produtivas camponeses que eles(as) desenvolvem e, por outro, saber de que modo a matemática estudada estão a elas articuladas. Para tanto, utilizamos quatro instrumentos de coleta de dados: um questionário com os(as) alunos(as) e outro com os(as) professores(as); uma entrevista semiestruturada com os(as) professores(as); um estudo documental para analisar as atividades matemáticas registradas pelos(as) alunos(as) em seus cadernos; e solicitamos aos(às) professores(as) que, a partir de um gráfico de função afim que fornecemos, elaborassem atividades para suas turmas de EJA. As respostas dos(as) alunos(as) indicam a plantação de milho e feijão, a criação de animais e o trabalho com artesanato como as principais atividades produtivas que desenvolvem. Este resultado converge com as respostas dos(as) professores(as) a mesma pergunta. Eles também foram unânimes em afirmar que o ensino da Matemática pode contribuir para a transformação social e para o desenvolvimento local, apontando algumas possibilidade de estabelecer uma relação entre os conteúdos matemáticos que ensinam nas turmas de EJA e as atividades produtivas desenvolvidas pelos(as) alunos(as). No entanto, das dezessete atividades que propuseram apenas uma faz referência à vida real, ao passo que doze fazem referência a uma semirrealidade e quatro fazem referência à matemática pura. Este resultado indica que o ensino de função afim para estes(as) professores, neste contexto específico, requer quase sempre alguma contextualização, mesmo que ela não retrate a realidade dos estudantes e da comunidade. A necessidade de conhecer as razões desta escolha sinaliza para a necessidade de uma nova pesquisa.This research is focused on the relationship between mathematics education and field education and is based on the studies carried out in both areas. We seek to investigate, in particular, the relationships teachers established between the concept of affine function and productive activities undertaken by students of classes in youth and adult education- EJA Field High School. Seven teachers and eighty-eight students from eight classes of EJA based in two municipalities of the Agreste and one of the Sertão of the state of Pernambuco participated in the research. Although focused on the teacher's activity, research with the students was justified, on the one hand, by the need to identify the productive activities the students from rural areas develop and, on the other, to know how the mathematics studied is articulated with them. To this end, we used four data collection instruments: a questionnaire with the students and another one with the teachers; a semi-structured interview with the teachers; a documentary study to analyse mathematics activities recorded by the students in their scrapbooks; and we requested that teachers ellaborated activities for their EJA groups from a graph of an affine function we provided. The students' answers indicate the planting of corn and beans, animal breeding and craftsmanship as the main productive activities they develop. This result converges with the teachers' answers to the same question. They were also unanimous in stating that mathematics teaching can contribute for both social transformation and local development, pointing out some possibilities of establishing a relationship between the mathematics content they teach in groups of EJA and the productive activities the students develop. However, only one out of the seventeen activities proposed makes reference to real life, while twelve refer to a semi reality and four refer to pure mathematics. This result indicates that the teaching of affine functions for these teachers, in this particular context, usually requires some contextualization, even if it does not portray the reality of the students and of the community. The need to know the reasons for that choice indicates the need for a new research.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação (Pernambuco)Camponeses (Pernambuco)Matemática – Estudo e ensino (Pernambuco)Educação de jovens e adultos (Pernambuco)Matemática - Ensino médioEnsino de função afim em turmas de Educação de Jovens e Adultos do campo – EJA – Campo Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Josias Pedro da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Josias Pedro da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29550/8/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josias%20Pedro%20da%20Silva.pdf.jpgefa2395ab1855c02a0ee5a8a0b7bac38MD58ORIGINALDISSERTAÇÃO Josias Pedro da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Josias Pedro da Silva.pdfapplication/pdf3961494https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29550/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josias%20Pedro%20da%20Silva.pdf50cef1b0856d24bb286b098c0a54a8f4MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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