Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229646 |
Resumo: | A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES. |
id |
UFSC_619ead4ad96c829d9b59ff3e47f3a271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229646 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e ComunicaçãoAlumni follow-up: a case study at a program of the Graduate Program in Information and Communication TechnologiesPós-graduaçãoEgressosMonitoramento de egressosAvaliaçãoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the regulatory agency for postgraduate in Brazil, which has as an evaluation criterion the monitoring alumni for five years after the end of the course. This action is complex, without structuring: a process as well a monitoring instrument that seeks periodic and updated information. Thus, this article aims to demonstrate a structured way to carry out such monitoring employing a census in a postgraduate program of a Brazilian University. The results indicate that the census questionnaire was an instrument capable of providing the alumni follow-up, raising their profile, professional and academic performance, as recommended by CAPES.2021-11-04T23:05:56Z2021-11-04T23:05:56Z2020-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229646Ferenhof, Helio AisenbergLeopoldo, Joana FenaliLima, Fabiana SantosLotthammer, KarenMaciel, Cássia EmídioTrierweiller, Andréa CristinaVefago, Yuri Borbaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T23:05:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229646Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-04T23:05:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação Alumni follow-up: a case study at a program of the Graduate Program in Information and Communication Technologies |
title |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação |
spellingShingle |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação Ferenhof, Helio Aisenberg Pós-graduação Egressos Monitoramento de egressos Avaliação |
title_short |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_full |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_fullStr |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_sort |
Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação |
author |
Ferenhof, Helio Aisenberg |
author_facet |
Ferenhof, Helio Aisenberg Leopoldo, Joana Fenali Lima, Fabiana Santos Lotthammer, Karen Maciel, Cássia Emídio Trierweiller, Andréa Cristina Vefago, Yuri Borba |
author_role |
author |
author2 |
Leopoldo, Joana Fenali Lima, Fabiana Santos Lotthammer, Karen Maciel, Cássia Emídio Trierweiller, Andréa Cristina Vefago, Yuri Borba |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferenhof, Helio Aisenberg Leopoldo, Joana Fenali Lima, Fabiana Santos Lotthammer, Karen Maciel, Cássia Emídio Trierweiller, Andréa Cristina Vefago, Yuri Borba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-graduação Egressos Monitoramento de egressos Avaliação |
topic |
Pós-graduação Egressos Monitoramento de egressos Avaliação |
description |
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05 2021-11-04T23:05:56Z 2021-11-04T23:05:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652203389353984 |