Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferenhof, Helio Aisenberg
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leopoldo, Joana Fenali, Lima, Fabiana Santos, Lotthammer, Karen, Maciel, Cássia Emídio, Trierweiller, Andréa Cristina, Vefago, Yuri Borba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229646
Resumo: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.
id UFSC_619ead4ad96c829d9b59ff3e47f3a271
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229646
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e ComunicaçãoAlumni follow-up: a case study at a program of the Graduate Program in Information and Communication TechnologiesPós-graduaçãoEgressosMonitoramento de egressosAvaliaçãoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the regulatory agency for postgraduate in Brazil, which has as an evaluation criterion the monitoring alumni for five years after the end of the course. This action is complex, without structuring: a process as well a monitoring instrument that seeks periodic and updated information. Thus, this article aims to demonstrate a structured way to carry out such monitoring employing a census in a postgraduate program of a Brazilian University. The results indicate that the census questionnaire was an instrument capable of providing the alumni follow-up, raising their profile, professional and academic performance, as recommended by CAPES.2021-11-04T23:05:56Z2021-11-04T23:05:56Z2020-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229646Ferenhof, Helio AisenbergLeopoldo, Joana FenaliLima, Fabiana SantosLotthammer, KarenMaciel, Cássia EmídioTrierweiller, Andréa CristinaVefago, Yuri Borbaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T23:05:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229646Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-04T23:05:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
Alumni follow-up: a case study at a program of the Graduate Program in Information and Communication Technologies
title Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
spellingShingle Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
Ferenhof, Helio Aisenberg
Pós-graduação
Egressos
Monitoramento de egressos
Avaliação
title_short Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
title_full Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
title_fullStr Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
title_full_unstemmed Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
title_sort Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
author Ferenhof, Helio Aisenberg
author_facet Ferenhof, Helio Aisenberg
Leopoldo, Joana Fenali
Lima, Fabiana Santos
Lotthammer, Karen
Maciel, Cássia Emídio
Trierweiller, Andréa Cristina
Vefago, Yuri Borba
author_role author
author2 Leopoldo, Joana Fenali
Lima, Fabiana Santos
Lotthammer, Karen
Maciel, Cássia Emídio
Trierweiller, Andréa Cristina
Vefago, Yuri Borba
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferenhof, Helio Aisenberg
Leopoldo, Joana Fenali
Lima, Fabiana Santos
Lotthammer, Karen
Maciel, Cássia Emídio
Trierweiller, Andréa Cristina
Vefago, Yuri Borba
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação
Egressos
Monitoramento de egressos
Avaliação
topic Pós-graduação
Egressos
Monitoramento de egressos
Avaliação
description A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05
2021-11-04T23:05:56Z
2021-11-04T23:05:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652203389353984