A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi avaliar como o conhecimento dos gestores/donos das micro e pequenos empresas (MPE) influenciam nos processos de gestão de registro de marca, quando estas ganham notoriedade em negócios. Para isso, além de uma revisão bibliográfica que revisita os conceitos sobre essa gestão à luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), foi realizado uma pesquisa de caso múltiplo, exploratória, descritiva e qualitativa com 6 (seis) empresas localizadas no Agreste Central Pernambucano. Os resultados obtidos derivam das entrevistas e destacam os desafios, as limitações técnicas e conceituais dos empresários. O trabalho concluiu que apesar da escassez de recursos e disponibilidade de tempo para atender as demandas de gestão com eficiência, estes proprietários/donos são capazes de desenvolver marcas fortes e notórias através do investimento em produto e estrutura empresarial, porém, não gerem o próprio ativo como a teoria e as políticas públicas preveem sobre as diretrizes aplicáveis à gestão desse ativo. A gestão de ativos de marcas na pequena empresa além de importante, ela é o produto das relações entre a sua cognição, ambiente e comportamento, assim dependem particularmente da vontade e habilidade do gestor/dono, sendo esta vontade e habilidade afetadas pelas características pessoais e do negócio. |
id |
UFPE_4f40bd1536d5498b914b3cfa0c76ac08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40758 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
LIMA, Anderson Almeida Floriano dehttp://lattes.cnpq.br/7195325350214171http://lattes.cnpq.br/9021255927956657FERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro2021-08-03T21:43:19Z2021-08-03T21:43:19Z2020-12-04LIMA, Anderson Almeida Floriano de. A gestão do registro de marcas: uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758O objetivo deste trabalho foi avaliar como o conhecimento dos gestores/donos das micro e pequenos empresas (MPE) influenciam nos processos de gestão de registro de marca, quando estas ganham notoriedade em negócios. Para isso, além de uma revisão bibliográfica que revisita os conceitos sobre essa gestão à luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), foi realizado uma pesquisa de caso múltiplo, exploratória, descritiva e qualitativa com 6 (seis) empresas localizadas no Agreste Central Pernambucano. Os resultados obtidos derivam das entrevistas e destacam os desafios, as limitações técnicas e conceituais dos empresários. O trabalho concluiu que apesar da escassez de recursos e disponibilidade de tempo para atender as demandas de gestão com eficiência, estes proprietários/donos são capazes de desenvolver marcas fortes e notórias através do investimento em produto e estrutura empresarial, porém, não gerem o próprio ativo como a teoria e as políticas públicas preveem sobre as diretrizes aplicáveis à gestão desse ativo. A gestão de ativos de marcas na pequena empresa além de importante, ela é o produto das relações entre a sua cognição, ambiente e comportamento, assim dependem particularmente da vontade e habilidade do gestor/dono, sendo esta vontade e habilidade afetadas pelas características pessoais e do negócio.The objective of this work was to evaluate how the knowledge of managers / owners of micro and small companies (MPE) influence the management processes of brand registration, when they gain notoriety in business. For this, in addition to a bibliographic review that revisits the concepts of this management in the light of the Social Cognitive Theory (TSC), a multiple, exploratory, descriptive and qualitative research was carried out with 6 (six) companies located in Agreste Central Pernambucano. The results obtained derive from the interviews and highlight the challenges, the technical and conceptual limitations of the entrepreneurs. The work concluded that despite the scarcity of resources and the availability of time to meet management demands efficiently, these owners / owners are able to develop strong and notorious brands through investment in product and business structure, however, they do not manage their own assets as theory and public policies provide for the guidelines applicable to the management of this asset. The management of brand assets in the small business is not only important, it is the product of the relationships between its cognition, environment and behavior, so it depends particularly on the manager's / owner's will and ability, this will and ability being affected by personal and family characteristics. of business.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para InovaçãoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessGestor de empresasMarca registradaPequenas e médias empresasA gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdfDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdfapplication/pdf778290https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdff190c9833580812728b968d326bd44bbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf.txtDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain200627https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf.txt801f3f729c7fbcb2abeb9263cd9bdd14MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Anderson Almeida Floriano de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf.jpga982b2323d70168ab83ad7fd5e463ef0MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/407582021-08-04 02:09:20.61oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-08-04T05:09:20Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano |
title |
A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano |
spellingShingle |
A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano LIMA, Anderson Almeida Floriano de Gestor de empresas Marca registrada Pequenas e médias empresas |
title_short |
A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano |
title_full |
A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano |
title_fullStr |
A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano |
title_full_unstemmed |
A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano |
title_sort |
A gestão do registro de marcas : uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano |
author |
LIMA, Anderson Almeida Floriano de |
author_facet |
LIMA, Anderson Almeida Floriano de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7195325350214171 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9021255927956657 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Anderson Almeida Floriano de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro |
contributor_str_mv |
FERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestor de empresas Marca registrada Pequenas e médias empresas |
topic |
Gestor de empresas Marca registrada Pequenas e médias empresas |
description |
O objetivo deste trabalho foi avaliar como o conhecimento dos gestores/donos das micro e pequenos empresas (MPE) influenciam nos processos de gestão de registro de marca, quando estas ganham notoriedade em negócios. Para isso, além de uma revisão bibliográfica que revisita os conceitos sobre essa gestão à luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), foi realizado uma pesquisa de caso múltiplo, exploratória, descritiva e qualitativa com 6 (seis) empresas localizadas no Agreste Central Pernambucano. Os resultados obtidos derivam das entrevistas e destacam os desafios, as limitações técnicas e conceituais dos empresários. O trabalho concluiu que apesar da escassez de recursos e disponibilidade de tempo para atender as demandas de gestão com eficiência, estes proprietários/donos são capazes de desenvolver marcas fortes e notórias através do investimento em produto e estrutura empresarial, porém, não gerem o próprio ativo como a teoria e as políticas públicas preveem sobre as diretrizes aplicáveis à gestão desse ativo. A gestão de ativos de marcas na pequena empresa além de importante, ela é o produto das relações entre a sua cognição, ambiente e comportamento, assim dependem particularmente da vontade e habilidade do gestor/dono, sendo esta vontade e habilidade afetadas pelas características pessoais e do negócio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-03T21:43:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-03T21:43:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Anderson Almeida Floriano de. A gestão do registro de marcas: uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758 |
identifier_str_mv |
LIMA, Anderson Almeida Floriano de. A gestão do registro de marcas: uma análise do conhecimento dos gestores/donos de pequenas empresas do agreste pernambucano. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Anderson%20Almeida%20Floriano%20de%20Lima.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40758/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f190c9833580812728b968d326bd44bb bd573a5ca8288eb7272482765f819534 801f3f729c7fbcb2abeb9263cd9bdd14 a982b2323d70168ab83ad7fd5e463ef0 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310678962241536 |