Construção de saberes necessários à profissão docente por egressos de iniciação à docência do subprojeto PIBID de História/UFPE (2014-2018)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38891 |
Resumo: | A pesquisa teve como objeto a construção de saberes necessários à docência por egressos de iniciação à docência (ID) do subprojeto Pibid de História/UFPE, com atuação na vigência do Edital Pibid/CAPES nº 61/2013. O objetivo geral consistiu em compreender como egressos de ID do subprojeto Pibid de História/UFPE que atuaram sob a vigência do Edital Pibid/CAPES nº 61/2013 construíram saberes necessários à docência. Foram objetivos específicos: caracterizar o Pibid quanto às suas finalidades à formação inicial de professores; analisar a concepção de formação proposta pelo Pibid/UFPE, em especial o subprojeto de História; analisar as estratégias didático-pedagógicas formuladas no âmbito do Pibid de História/UFPE, bem como aquelas reconhecidas pelos egressos de ID como significativas ao seu desenvolvimento profissional; identificar quais saberes compuseram as atividades do subprojeto de História; identificar os significados que egressos de ID atribuíram à experiência vivida no âmbito do Pibid. O quadro teórico situou o objeto no âmbito da formação de professores, especialmente no domínio dos saberes docentes (FREIRE, 1996) e dos saberes na formação do professor de História (BATISTA NETO, 2006). A abordagem qualitativa pautou a pesquisa contando com a participação de egressos de ID do subprojeto de História como sujeitos da investigação. Recorreu-se a fontes documentais e orais para o levantamento de informações. Os dados foram organizados e analisados por meio da técnica de análise do conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011). A organização e análise do corpus se estruturaram em torno de três eixos orientadores, sob os quais foram pautadas categorias de análise dos dados empíricos. As principais categorias referem-se ao saber planejar, o saber pedagógico, assim como os significados construídos na e sobre a experiência do subprojeto de História/UFPE. A investigação revelou que o Pibid se apresentou para o recorte temporal 2014-2018 como política potente para a formação docente devido aos processos democráticos de expansão e valorização de suas ações. Dentre as IES pernambucanas que participaram, a UFPE foi a de maior aderência durante o período na região. Em contrapartida evidenciaram-se pós2014 ataques direcionados ao Pibid que se materializaram em desinvestimento no programa pós-golpe de 2016. Analisou-se que um conjunto de fatores influenciaram para que licenciandos inseridos no Pibid construíssem saberes da docência, dentre esses, as estratégias formativas formuladas com a participação de diversos olhares, a proximidade entre formadores e formandos e o estímulo em entender a escola como ambiente complexo em que se pode incidir trabalho epistêmico. Os que estiveram na condição de licenciandos de iniciação à docência (LIDs) relataram que construíram uma noção do trabalho docente como exercício planejado e fundamentado. A feitura de planos didáticos assumiu relevância na preparação dos LIDs para a intervenção didática no campo de futuro exercício profissional. A concepção de que a docência é atividade coletiva circundou as análises desde o plano nacional até as falas dos licenciandos integrantes, demonstrando que a aprendizagem e atuação profissional como prática social é feita por vários sujeitos, em várias fases da carreira, que auxiliam e se auxiliam no processo de formação profissional do neófito e de si mesmo. |
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Foram objetivos específicos: caracterizar o Pibid quanto às suas finalidades à formação inicial de professores; analisar a concepção de formação proposta pelo Pibid/UFPE, em especial o subprojeto de História; analisar as estratégias didático-pedagógicas formuladas no âmbito do Pibid de História/UFPE, bem como aquelas reconhecidas pelos egressos de ID como significativas ao seu desenvolvimento profissional; identificar quais saberes compuseram as atividades do subprojeto de História; identificar os significados que egressos de ID atribuíram à experiência vivida no âmbito do Pibid. O quadro teórico situou o objeto no âmbito da formação de professores, especialmente no domínio dos saberes docentes (FREIRE, 1996) e dos saberes na formação do professor de História (BATISTA NETO, 2006). A abordagem qualitativa pautou a pesquisa contando com a participação de egressos de ID do subprojeto de História como sujeitos da investigação. Recorreu-se a fontes documentais e orais para o levantamento de informações. Os dados foram organizados e analisados por meio da técnica de análise do conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011). A organização e análise do corpus se estruturaram em torno de três eixos orientadores, sob os quais foram pautadas categorias de análise dos dados empíricos. As principais categorias referem-se ao saber planejar, o saber pedagógico, assim como os significados construídos na e sobre a experiência do subprojeto de História/UFPE. A investigação revelou que o Pibid se apresentou para o recorte temporal 2014-2018 como política potente para a formação docente devido aos processos democráticos de expansão e valorização de suas ações. Dentre as IES pernambucanas que participaram, a UFPE foi a de maior aderência durante o período na região. Em contrapartida evidenciaram-se pós2014 ataques direcionados ao Pibid que se materializaram em desinvestimento no programa pós-golpe de 2016. 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A concepção de que a docência é atividade coletiva circundou as análises desde o plano nacional até as falas dos licenciandos integrantes, demonstrando que a aprendizagem e atuação profissional como prática social é feita por vários sujeitos, em várias fases da carreira, que auxiliam e se auxiliam no processo de formação profissional do neófito e de si mesmo.FACEPEThe research had as its object the construction of knowledge necessary for teaching by graduates of teaching initiation (TI) of the History/UFPE Pibid subproject, with performance during the public notice Pibid/CAPES nº 61/2013. Our main goal consisted in comprehend how the TI graduates of History/UFPE Pibid subproject that acted under the duration of the notice Pibid/CAPES nº 61/2013 built knowledge construction necessary for teaching. Specific objectives were: to characterize Pibid in terms of its purposes for initial teacher training; to analyze the formation conception proposed by Pibid/UFPE, in special the History subproject; to analyze didactic-pedagogical strategies formulated in History/UFPE Pibid ambit , as well as those recognized by the initiates in teaching initiation as significant to their professional development; identify which knowledge composed the activities of the History subproject; to identify the meanings that the graduates of TI in the subproject attribute to the experience they lived in the Pibid scope. In the theoretical debate we addressed themes related to teacher training, especially about teaching knowledge (FREIRE, 1996); and the knowledge in the training of history teachers (BATISTA NETO, 2006). The qualitative approach guided a research with the participation of TI graduates from the History subproject as subjects of the investigation. Documentary and oral sources were used to collect information. The data were organized and analyzed using the content analysis, technique proposed by Laurence Bardin (2011). The organization and analysis of the corpus were structured around three guiding axes, under which empirical analysis categories were based. The main categories refer to knowing how to plan, pedagogical knowledge, as well as the meanings constructed in and about the experience of the History subproject/UFPE. The investigation revealed that Pibid presents itself for the period between 2014-2018 as a potent policy for teacher education due to democratic processes of expansion and valorization of its actions. Among the IES from Pernambuco that participated, UFPE was the one with the highest adherence during the period in the region. In the other hand, post-2014 attacks directed at Pibid that materialized in divestment in the post-coup in 2016.We analyzed that a set of factors influenced for graduates inserted in Pibid to build teaching knowledge, among them, the training strategies formulated with the participation of different perspectives, the proximity between trainers and trainees and the incentive to understand the school as a complex environment. Those who were in the condition of undergraduate teaching initiates reported that they were building a notion of teaching work as a planned and grounded exercise. The making of didactic plans became a relevant in the preparation of teaching initiates for didactic intervention in the place of future professional practice. The conception that teaching is a collective activity surrounded the analyzes from the national level of the program to the speeches of the subjects of the History/UFPE subproject, demonstrating that learning and professional performance as a social practice is carried out by various subjects, at various stages of their careers that assist in the professional training process of neophyte and himself.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - FormaçãoDocência em formação - saberes pedagógicosProfessores de história - formaçãoPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDUFPE – Pós-graduaçãoConstrução de saberes necessários à profissão docente por egressos de iniciação à docência do subprojeto PIBID de História/UFPE (2014-2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Manoel Caetano do Nascimento Júnior.pdf.txtDISSERTAÇÃO Manoel Caetano do Nascimento Júnior.pdf.txtExtracted texttext/plain802726https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38891/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manoel%20Caetano%20do%20Nascimento%20J%c3%banior.pdf.txt693f14e310071ec5745eb289649c9812MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Manoel Caetano do Nascimento Júnior.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Manoel Caetano do Nascimento Júnior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38891/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manoel%20Caetano%20do%20Nascimento%20J%c3%banior.pdf.jpg1daaa0c7880f712598fda3bd41c7ff00MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Manoel Caetano do Nascimento Júnior.pdfDISSERTAÇÃO Manoel Caetano do Nascimento Júnior.pdfapplication/pdf1909317https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38891/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manoel%20Caetano%20do%20Nascimento%20J%c3%banior.pdfdaca9e700f3d5eb4b8cccfb4609e96c3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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Construção de saberes necessários à profissão docente por egressos de iniciação à docência do subprojeto PIBID de História/UFPE (2014-2018) NASCIMENTO JÚNIOR, Manoel Caetano do Professores - Formação Docência em formação - saberes pedagógicos Professores de história - formação Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID UFPE – Pós-graduação |
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