Sentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, André de Araújo, 1976-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5613
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha
id UNITAU_b010403c52e1560882b1d931f4d1e843
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5613
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Moraes, André de Araújo, 1976-Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945-Aranha, Elvira Maria GodinhoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-2022-04-20T17:59:03Z2022-04-20T17:59:03Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5613Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da CunhaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.Resumo: A questão da formação docente é um tema que desperta a atenção da sociedade de modo geral e, também, da comunidade científica. Estudos apontam uma inadequação da formação de professores, com relação à distância entre o que é estudado nas IES e o contexto escolar, além de estágios precários e uma falta de aproximação entre a Universidade e a escola. Visando uma resposta no sentido de promover uma formação mais efetiva e direcionada para a realidade escolar, o Governo Federal, através do MEC, propõe uma política de incentivo à formação de professores. Neste sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), aparece com destaque e uma abrangência significativa no cenário nacional. O PIBID tem como objetivo principal promover a inserção do estudante na escola, preparando-o para exercer atividades didático-pedagógicas, acompanhado por um professor supervisor, o que estimula a aproximação entre a teoria e a prática. Assim, este estudo teve como objetivo analisar os sentidos e significados atribuídos à formação docente por egressos do PIBID, de diferentes licenciaturas de uma IES da cidade de Taubaté-SP, sendo que 40 deles responderam a um questionário e 5 participaram de uma entrevista semiestruturada. As informações coletadas foram analisadas com base nos núcleos de significação, que apontaram o PIBID como um programa que contribuiu significativamente para a formação docente. Os participantes deste estudo destacaram como diferencial do programa a articulação entre teoria e prática, a aproximação entre Universidade e escola através do professor coordenador, a maior eficiência do PIBID em relação à precariedade dos estágios obrigatórios e a presença do professor supervisor que atua como um coformador. Neste sentido, o PIBID em conjunto com a formação recebida na IES, promove uma formação docente mais qualificada e de acordo com a realidade encontrada nas escolas, o que permite ao futuro professor uma atuação mais segura e qualificada no momento do seu ingresso profissional.Abstract: The issue of teacher education is an issue that awakens the attention of society in general and also of the scientific community. Studies point to an inadequacy of teacher training, in relation to the distance between what is studied in HEI and the school context, in addition to precarious stages and a lack of approximation between the University and the school. Aiming at a response to promote a more effective and directed formation towards the school reality, the Federal Government, through the MEC, proposes a policy of incentive to the formation of teachers. In this sense, the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID), appears with prominence and a significant scope in the national scenario. The main objective of PIBID is to promote the insertion of the student in the school, preparing him to carry out didactic-pedagogical activities, accompanied by a supervising teacher, which stimulates the approximation between theory and practice. Thus, this study had the objective of analyzing the meanings and meanings attributed to teacher education by graduates of PIBID, of different degrees from an IES in the city of Taubaté-SP, 40 of which answered a questionnaire and 5 participated in a semi-structured interview. The collected information was analyzed based on the nuclei of signification, which pointed out the PIBID as a program that contributed significantly to the teacher training. The participants of this study highlighted as a differential of the program the articulation between theory and practice, the approximation between University and school through the coordinating teacher, the efficiency of the PIBID in relation to the precariousness of the obligatory stages and the presence of the supervisor teacher who acts as a coformador. In this sense, the PIBID, together with the training received at the HEI, promotes more qualified teacher training and according to the reality found in schools, which allows the future teacher to perform safer and more qualified at the time of their professional entry.Made available in DSpace on 2022-04-20T17:59:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre de Araujo Moraes.pdf: 1443897 bytes, checksum: dd717982b817876cf2d7cfda4a20f991 (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (202 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Professores - FormaçãoPIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaEducação - QualidadeSentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAndre de Araujo Moraes.pdfapplication/pdf1443897http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5613/1/Andre%20de%20Araujo%20Moraes.pdfdd717982b817876cf2d7cfda4a20f991MD5120.500.11874/56132022-05-19 15:26:15.795oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5613Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:15Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
title Sentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
spellingShingle Sentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Moraes, André de Araújo, 1976-
Professores - Formação
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Educação - Qualidade
title_short Sentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
title_full Sentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
title_fullStr Sentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
title_full_unstemmed Sentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
title_sort Sentidos e Significados atribuídos à formação docente por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
author Moraes, André de Araújo, 1976-
author_facet Moraes, André de Araújo, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945-
Aranha, Elvira Maria Godinho
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, André de Araújo, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
contributor_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Educação - Qualidade
topic Professores - Formação
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Educação - Qualidade
description Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T17:59:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T17:59:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5613
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (202 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5613/1/Andre%20de%20Araujo%20Moraes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd717982b817876cf2d7cfda4a20f991
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263158843801600