Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Raphaela de Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4734
Resumo: Este trabalho, que aborda a Política de Inclusão na Educação Superior, tem como objetivo principal analisar as representações sociais de estudantes com deficiência visual frente à sua (ex) inclusão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Parte do pressuposto de que essa é uma questão da atualidade, pois, há pouco tempo, não se concebia a ideia de que uma pessoa com qualquer deficiência fosse capaz de realizar um curso superior, e que, ao se discutir a questão da (ex) inclusão da referida população no Ensino Superior, identificar a percepção dos próprios estudantes com deficiência visual sobre o assunto e relacionar tais percepções às práticas pedagógicas atuais e aos seus principais referenciais, poderemos dar um importante passo para compreender como é possível beneficiar esses indivíduos, melhorando a qualidade da educação. Para tanto, optamos por um pressuposto teórico-metodológico de autores cujas produções versam sobre inclusão, políticas inclusivas, Ensino Superior e representações sociais, a saber: Alves (2005), Barbosa (2006), Costa (2002), Dotta (2006), Ferreira (2006), Giordano (2002), Godoy (2002), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, para cuja realização fizemos levantamento de literatura e pesquisa de campo. A investigação foi realizada no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, mais especificamente, no Núcleo de Educação Especial (NEDESP), que oferece apoio pedagógico aos acadêmicos com deficiência da instituição. A pesquisa teve como principal fonte de pesquisa o depoimento oral, coletado por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente para uma amostra de seis acadêmicos com deficiência visual. Os dados deste estudo foram organizados e analisados de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin, por meio de dois temas de análise: a representação social do papel da (ex) inclusão no Ensino Superior: concepção dos alunos, e a representação social do ser aluno com deficiência: a experiência da (ex) inclusão no Ensino Superior. Apesar de percebermos que o discurso oficial e legal das políticas de inclusão vem se difundido de forma crescente em nosso país, predominou, na fala dos alunos, a representação de uma inclusão excludente, no que se refere, principalmente, à ausência de material pedagógico adaptado e barreiras arquitetônicas e atitudinais, visto que a realidade ainda se encontra afastada da proposta de inclusão. Constatamos, então, que é preciso repensar alguns valores, na própria Academia, e reconstruir algumas práticas, realmente inclusivas, no interior das Instituições de Ensino Superior. Portanto, as conquistas e os direitos das pessoas com deficiência, no contexto da Educação Superior, têm se ampliado. Porém, embora essa seja uma perspectiva positiva, ainda se configura longe do ideal.
id UFPB_bab16eee3b1d07abec650b45b0bb00e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/4734
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPBInclusion in higher education: a study of social representations of visually impaired students UFPBPolítica de inclusãoEnsino SuperiorRepresentações sociaisDeficiência visualInclusion PolicyHigher EducationSocial RepresentationsVisual disabilityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho, que aborda a Política de Inclusão na Educação Superior, tem como objetivo principal analisar as representações sociais de estudantes com deficiência visual frente à sua (ex) inclusão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Parte do pressuposto de que essa é uma questão da atualidade, pois, há pouco tempo, não se concebia a ideia de que uma pessoa com qualquer deficiência fosse capaz de realizar um curso superior, e que, ao se discutir a questão da (ex) inclusão da referida população no Ensino Superior, identificar a percepção dos próprios estudantes com deficiência visual sobre o assunto e relacionar tais percepções às práticas pedagógicas atuais e aos seus principais referenciais, poderemos dar um importante passo para compreender como é possível beneficiar esses indivíduos, melhorando a qualidade da educação. Para tanto, optamos por um pressuposto teórico-metodológico de autores cujas produções versam sobre inclusão, políticas inclusivas, Ensino Superior e representações sociais, a saber: Alves (2005), Barbosa (2006), Costa (2002), Dotta (2006), Ferreira (2006), Giordano (2002), Godoy (2002), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, para cuja realização fizemos levantamento de literatura e pesquisa de campo. A investigação foi realizada no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, mais especificamente, no Núcleo de Educação Especial (NEDESP), que oferece apoio pedagógico aos acadêmicos com deficiência da instituição. A pesquisa teve como principal fonte de pesquisa o depoimento oral, coletado por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente para uma amostra de seis acadêmicos com deficiência visual. Os dados deste estudo foram organizados e analisados de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin, por meio de dois temas de análise: a representação social do papel da (ex) inclusão no Ensino Superior: concepção dos alunos, e a representação social do ser aluno com deficiência: a experiência da (ex) inclusão no Ensino Superior. Apesar de percebermos que o discurso oficial e legal das políticas de inclusão vem se difundido de forma crescente em nosso país, predominou, na fala dos alunos, a representação de uma inclusão excludente, no que se refere, principalmente, à ausência de material pedagógico adaptado e barreiras arquitetônicas e atitudinais, visto que a realidade ainda se encontra afastada da proposta de inclusão. Constatamos, então, que é preciso repensar alguns valores, na própria Academia, e reconstruir algumas práticas, realmente inclusivas, no interior das Instituições de Ensino Superior. Portanto, as conquistas e os direitos das pessoas com deficiência, no contexto da Educação Superior, têm se ampliado. Porém, embora essa seja uma perspectiva positiva, ainda se configura longe do ideal.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho, que aborda a Política de Inclusão na Educação Superior, tem como objetivo principal analisar as representações sociais de estudantes com deficiência visual frente à sua (ex) inclusão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Parte do pressuposto de que essa é uma questão da atualidade, pois, há pouco tempo, não se concebia a ideia de que uma pessoa com qualquer deficiência fosse capaz de realizar um curso superior, e que, ao se discutir a questão da (ex) inclusão da referida população no Ensino Superior, identificar a percepção dos próprios estudantes com deficiência visual sobre o assunto e relacionar tais percepções às práticas pedagógicas atuais e aos seus principais referenciais, poderemos dar um importante passo para compreender como é possível beneficiar esses indivíduos, melhorando a qualidade da educação. Para tanto, optamos por um pressuposto teórico-metodológico de autores cujas produções versam sobre inclusão, políticas inclusivas, Ensino Superior e representações sociais, a saber: Alves (2005), Barbosa (2006), Costa (2002), Dotta (2006), Ferreira (2006), Giordano (2002), Godoy (2002), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, para cuja realização fizemos levantamento de literatura e pesquisa de campo. A investigação foi realizada no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, mais especificamente, no Núcleo de Educação Especial (NEDESP), que oferece apoio pedagógico aos acadêmicos com deficiência da instituição. A pesquisa teve como principal fonte de pesquisa o depoimento oral, coletado por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente para uma amostra de seis acadêmicos com deficiência visual. Os dados deste estudo foram organizados e analisados de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin, por meio de dois temas de análise: a representação social do papel da (ex) inclusão no Ensino Superior: concepção dos alunos, e a representação social do ser aluno com deficiência: a experiência da (ex) inclusão no Ensino Superior. Apesar de percebermos que o discurso oficial e legal das políticas de inclusão vem se difundido de forma crescente em nosso país, predominou, na fala dos alunos, a representação de uma inclusão excludente, no que se refere, principalmente, à ausência de material pedagógico adaptado e barreiras arquitetônicas e atitudinais, visto que a realidade ainda se encontra afastada da proposta de inclusão. Constatamos, então, que é preciso repensar alguns valores, na própria Academia, e reconstruir algumas práticas, realmente inclusivas, no interior das Instituições de Ensino Superior. Portanto, as conquistas e os direitos das pessoas com deficiência, no contexto da Educação Superior, têm se ampliado. Porém, embora essa seja uma perspectiva positiva, ainda se configura longe do ideal.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós Graduação em EducaçãoUFPBRodrigues, Janine Marta Coelhohttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531Cruz, Raphaela de Lima2015-05-07T15:08:55Z2018-07-20T23:54:50Z2014-06-062018-07-20T23:54:50Z2012-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, Raphaela de Lima. Inclusion in higher education: a study of social representations of visually impaired students UFPB. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:27:24Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:27:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB
Inclusion in higher education: a study of social representations of visually impaired students UFPB
title Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB
spellingShingle Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB
Cruz, Raphaela de Lima
Política de inclusão
Ensino Superior
Representações sociais
Deficiência visual
Inclusion Policy
Higher Education
Social Representations
Visual disability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB
title_full Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB
title_fullStr Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB
title_full_unstemmed Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB
title_sort Inclusão no ensino superior: um estudo das representações sociais dos acadêmicos com deficiência visual da UFPB
author Cruz, Raphaela de Lima
author_facet Cruz, Raphaela de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Janine Marta Coelho
http://lattes.cnpq.br/8491430816252531
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Raphaela de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Política de inclusão
Ensino Superior
Representações sociais
Deficiência visual
Inclusion Policy
Higher Education
Social Representations
Visual disability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Política de inclusão
Ensino Superior
Representações sociais
Deficiência visual
Inclusion Policy
Higher Education
Social Representations
Visual disability
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho, que aborda a Política de Inclusão na Educação Superior, tem como objetivo principal analisar as representações sociais de estudantes com deficiência visual frente à sua (ex) inclusão na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Parte do pressuposto de que essa é uma questão da atualidade, pois, há pouco tempo, não se concebia a ideia de que uma pessoa com qualquer deficiência fosse capaz de realizar um curso superior, e que, ao se discutir a questão da (ex) inclusão da referida população no Ensino Superior, identificar a percepção dos próprios estudantes com deficiência visual sobre o assunto e relacionar tais percepções às práticas pedagógicas atuais e aos seus principais referenciais, poderemos dar um importante passo para compreender como é possível beneficiar esses indivíduos, melhorando a qualidade da educação. Para tanto, optamos por um pressuposto teórico-metodológico de autores cujas produções versam sobre inclusão, políticas inclusivas, Ensino Superior e representações sociais, a saber: Alves (2005), Barbosa (2006), Costa (2002), Dotta (2006), Ferreira (2006), Giordano (2002), Godoy (2002), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, para cuja realização fizemos levantamento de literatura e pesquisa de campo. A investigação foi realizada no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, mais especificamente, no Núcleo de Educação Especial (NEDESP), que oferece apoio pedagógico aos acadêmicos com deficiência da instituição. A pesquisa teve como principal fonte de pesquisa o depoimento oral, coletado por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente para uma amostra de seis acadêmicos com deficiência visual. Os dados deste estudo foram organizados e analisados de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin, por meio de dois temas de análise: a representação social do papel da (ex) inclusão no Ensino Superior: concepção dos alunos, e a representação social do ser aluno com deficiência: a experiência da (ex) inclusão no Ensino Superior. Apesar de percebermos que o discurso oficial e legal das políticas de inclusão vem se difundido de forma crescente em nosso país, predominou, na fala dos alunos, a representação de uma inclusão excludente, no que se refere, principalmente, à ausência de material pedagógico adaptado e barreiras arquitetônicas e atitudinais, visto que a realidade ainda se encontra afastada da proposta de inclusão. Constatamos, então, que é preciso repensar alguns valores, na própria Academia, e reconstruir algumas práticas, realmente inclusivas, no interior das Instituições de Ensino Superior. Portanto, as conquistas e os direitos das pessoas com deficiência, no contexto da Educação Superior, têm se ampliado. Porém, embora essa seja uma perspectiva positiva, ainda se configura longe do ideal.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-28
2014-06-06
2015-05-07T15:08:55Z
2018-07-20T23:54:50Z
2018-07-20T23:54:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Raphaela de Lima. Inclusion in higher education: a study of social representations of visually impaired students UFPB. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4734
identifier_str_mv CRUZ, Raphaela de Lima. Inclusion in higher education: a study of social representations of visually impaired students UFPB. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842891243388928