Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Talys Napoleão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43221
Resumo: Na segunda metade do século XX, o processo de desmonte do transporte ferroviário no Brasil levou à desativação de várias estradas de ferro. Neste contexto, a Estrada de Ferro Central de Pernambuco (EFCP), implantada a partir de 1881 e completamente inoperante desde o final dos anos 1990, teve os sítios ocupados pelos leitos e pátios ferroviários em meio urbano e seus vestígios materiais afetados por um grave processo de degradação. Estes elementos possuem forte relação com a conformação das localidades que atravessam e são parte do legado ferroviário, além de configurarem-se como eixos físicos contínuos e linearmente dispostos em meio à cidade, evidenciando potencialidades para sua reutilização. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar os sítios ferroviários urbanos obsoletos a fim de avaliá-los como elementos estruturadores para processos de requalificação urbana, considerando seu caráter como bem de interesse histórico-cultural e utilizando como objeto empírico de análise a EFCP, por meio do recorte delimitado. Para tanto, são abordados o processo de reconhecimento do legado ferroviário como bem patrimonial e a relação entre preservação e reutilização de seus espaços obsoletos, cotejando o âmbito do planejamento urbano. Após a contextualização sobre o percurso histórico das ferrovias no Brasil e os marcos legais incidentes sobre estes bens, os sítios da EFCP em 17 sedes de município de Pernambuco são caracterizados e analisados. Em seguida, as experiências de intervenção em espaços deste tipo são confrontadas entre si, apontando para a conversão em espaços livres públicos destinados ao lazer, recreação e mobilidade ativa como alternativa alinhada ao respeito pelas preexistências e ao aproveitamento da sua inserção no meio urbano. Por fim, são desenvolvidas diretrizes e perspectivas de operacionalização para este tipo de intervenção, considerando as características dos sítios da EFCP. A conversão de sítios ferroviários obsoletos para os usos identificados é, portanto, uma relevante forma de enfrentamento à problemática da desativação da infraestrutura ferroviária, que pode contribuir para a salvaguarda deste legado em conformidade com suas especificidades espaciais e funcionais e para a melhoria da qualidade de vida em meio urbano, além de vislumbrar-se sua aplicação como estratégia articulada em nível regional e/ou nacional.
id UFPE_54f90210f720b9f735a16b468ebfb168
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/43221
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MEDEIROS, Talys Napoleãohttp://lattes.cnpq.br/1703795995831261http://lattes.cnpq.br/3326160083213059VIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália Miranda2022-03-07T19:22:22Z2022-03-07T19:22:22Z2021-08-27MEDEIROS, Talys Napoleão. Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos: o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43221Na segunda metade do século XX, o processo de desmonte do transporte ferroviário no Brasil levou à desativação de várias estradas de ferro. Neste contexto, a Estrada de Ferro Central de Pernambuco (EFCP), implantada a partir de 1881 e completamente inoperante desde o final dos anos 1990, teve os sítios ocupados pelos leitos e pátios ferroviários em meio urbano e seus vestígios materiais afetados por um grave processo de degradação. Estes elementos possuem forte relação com a conformação das localidades que atravessam e são parte do legado ferroviário, além de configurarem-se como eixos físicos contínuos e linearmente dispostos em meio à cidade, evidenciando potencialidades para sua reutilização. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar os sítios ferroviários urbanos obsoletos a fim de avaliá-los como elementos estruturadores para processos de requalificação urbana, considerando seu caráter como bem de interesse histórico-cultural e utilizando como objeto empírico de análise a EFCP, por meio do recorte delimitado. Para tanto, são abordados o processo de reconhecimento do legado ferroviário como bem patrimonial e a relação entre preservação e reutilização de seus espaços obsoletos, cotejando o âmbito do planejamento urbano. Após a contextualização sobre o percurso histórico das ferrovias no Brasil e os marcos legais incidentes sobre estes bens, os sítios da EFCP em 17 sedes de município de Pernambuco são caracterizados e analisados. Em seguida, as experiências de intervenção em espaços deste tipo são confrontadas entre si, apontando para a conversão em espaços livres públicos destinados ao lazer, recreação e mobilidade ativa como alternativa alinhada ao respeito pelas preexistências e ao aproveitamento da sua inserção no meio urbano. Por fim, são desenvolvidas diretrizes e perspectivas de operacionalização para este tipo de intervenção, considerando as características dos sítios da EFCP. A conversão de sítios ferroviários obsoletos para os usos identificados é, portanto, uma relevante forma de enfrentamento à problemática da desativação da infraestrutura ferroviária, que pode contribuir para a salvaguarda deste legado em conformidade com suas especificidades espaciais e funcionais e para a melhoria da qualidade de vida em meio urbano, além de vislumbrar-se sua aplicação como estratégia articulada em nível regional e/ou nacional.CNPqIn the second half of the 20th century, the dismantling process of the railway transport in Brazil led to the deactivation of several railways. In this context, the Pernambuco’s Central Railway (EFCP), established from 1881 and completely deactivated in the late 1990s, had the sites occupied by track beds and railway yards in urban areas and its material remains affected by a serious process of degradation. These elements have a strong relation with the consolidation of the towns crossed by them and are part of the railway legacy, besides being continuous physical axes surrounded by the urban fabric, what highlights their potential for reuse. Thus, this research aims to analyze the deactivated urban railway sites in order to evaluate them as structuring elements for urban requalification processes, considering their nature as assets of historical-cultural interest and using the EFCP as the analysis subject, through the selected cases. For this purpose, the research discusses the process of recognition of railway legacy as cultural heritage, as well as the relation between preservation and reuse of its obsolete sites, linked with the urban planning. After presenting the historical path of the railway transport in Brazil and the legal framework currently affecting this legacy, the sites of EFCP in 17 cities in the countryside of Pernambuco are characterized and analyzed. Then, intervention experiences in deactivated railway sites are compared with each other, highlighting their reuse as public open spaces, for leisure, recreation and active mobility, as a compatible alternative with the respect for their original features and with the better use of their scale and strategic location in the urban fabric. Finally, guidelines for this type of intervention are developed, considering the characteristics of the EFCP spaces, as well as opportunities to put them into practice. It is concluded that this kind of reusing is a relevant way of facing the issue of the deactivated railway sites, which can contribute to safeguard this legacy in accordance with its spatial and functional characteristics and to improve the quality of life in urban areas, besides foreseeing its application as a part of a regional and/or national articulated strategy.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento UrbanoPatrimônio FerroviárioConservação IntegradaRequalificação UrbanaRequalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Talys Napoleao Medeiros.pdfDISSERTAÇÃO Talys Napoleao Medeiros.pdfapplication/pdf13925610https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Talys%20Napoleao%20Medeiros.pdf5a29fabb79f83fbcb75071285746c7faMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTDISSERTAÇÃO Talys Napoleao Medeiros.pdf.txtDISSERTAÇÃO Talys Napoleao Medeiros.pdf.txtExtracted texttext/plain497476https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Talys%20Napoleao%20Medeiros.pdf.txt99e03c7a44603c37c7755bb28b4443e8MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Talys Napoleao Medeiros.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Talys Napoleao Medeiros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2183https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Talys%20Napoleao%20Medeiros.pdf.jpgc705a169fbccfe846a5f26684bf695c6MD55123456789/432212022-03-08 02:12:10.043oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-03-08T05:12:10Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco
title Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco
spellingShingle Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco
MEDEIROS, Talys Napoleão
Desenvolvimento Urbano
Patrimônio Ferroviário
Conservação Integrada
Requalificação Urbana
title_short Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco
title_full Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco
title_fullStr Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco
title_full_unstemmed Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco
title_sort Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos : o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco
author MEDEIROS, Talys Napoleão
author_facet MEDEIROS, Talys Napoleão
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1703795995831261
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3326160083213059
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Talys Napoleão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália Miranda
contributor_str_mv VIEIRA-DE-ARAÚJO, Natália Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Urbano
Patrimônio Ferroviário
Conservação Integrada
Requalificação Urbana
topic Desenvolvimento Urbano
Patrimônio Ferroviário
Conservação Integrada
Requalificação Urbana
description Na segunda metade do século XX, o processo de desmonte do transporte ferroviário no Brasil levou à desativação de várias estradas de ferro. Neste contexto, a Estrada de Ferro Central de Pernambuco (EFCP), implantada a partir de 1881 e completamente inoperante desde o final dos anos 1990, teve os sítios ocupados pelos leitos e pátios ferroviários em meio urbano e seus vestígios materiais afetados por um grave processo de degradação. Estes elementos possuem forte relação com a conformação das localidades que atravessam e são parte do legado ferroviário, além de configurarem-se como eixos físicos contínuos e linearmente dispostos em meio à cidade, evidenciando potencialidades para sua reutilização. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar os sítios ferroviários urbanos obsoletos a fim de avaliá-los como elementos estruturadores para processos de requalificação urbana, considerando seu caráter como bem de interesse histórico-cultural e utilizando como objeto empírico de análise a EFCP, por meio do recorte delimitado. Para tanto, são abordados o processo de reconhecimento do legado ferroviário como bem patrimonial e a relação entre preservação e reutilização de seus espaços obsoletos, cotejando o âmbito do planejamento urbano. Após a contextualização sobre o percurso histórico das ferrovias no Brasil e os marcos legais incidentes sobre estes bens, os sítios da EFCP em 17 sedes de município de Pernambuco são caracterizados e analisados. Em seguida, as experiências de intervenção em espaços deste tipo são confrontadas entre si, apontando para a conversão em espaços livres públicos destinados ao lazer, recreação e mobilidade ativa como alternativa alinhada ao respeito pelas preexistências e ao aproveitamento da sua inserção no meio urbano. Por fim, são desenvolvidas diretrizes e perspectivas de operacionalização para este tipo de intervenção, considerando as características dos sítios da EFCP. A conversão de sítios ferroviários obsoletos para os usos identificados é, portanto, uma relevante forma de enfrentamento à problemática da desativação da infraestrutura ferroviária, que pode contribuir para a salvaguarda deste legado em conformidade com suas especificidades espaciais e funcionais e para a melhoria da qualidade de vida em meio urbano, além de vislumbrar-se sua aplicação como estratégia articulada em nível regional e/ou nacional.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-07T19:22:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-07T19:22:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Talys Napoleão. Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos: o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43221
identifier_str_mv MEDEIROS, Talys Napoleão. Requalificação urbana a partir de sítios ferroviários obsoletos: o caso da Estrada de Ferro Central de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Talys%20Napoleao%20Medeiros.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Talys%20Napoleao%20Medeiros.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43221/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Talys%20Napoleao%20Medeiros.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a29fabb79f83fbcb75071285746c7fa
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
99e03c7a44603c37c7755bb28b4443e8
c705a169fbccfe846a5f26684bf695c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310793779216384