Como os estudantes lidam com diferentes representações?: Um estudo com o bingo dos números racionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Amanda Rodrigues Marques da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000tnmf
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25106
Resumo: Esse estudo investigou o uso de um jogo para identificar como estudantes do 6º ano do ensino fundamental lidam com diferentes representações de números racionais. O marco teórico da pesquisa é a Teoria dos Campos Conceituais que permite analisar os conhecimentos mobilizados pelos sujeitos e as representações simbólicas utilizadas no enfrentamento de situações. O jogo é o Bingo dos Números Racionais, desenvolvido em 2012, na UFPE, no âmbito do Projeto Rede “Jogos no ensino da matemática a partir de sucata”. A revisão de literatura abordou questões sobre usos e papeis dos jogos na sala de aula, o ensino e a aprendizagem de números racionais. O dispositivo experimental consistiu na observação de partidas jogadas em duplas e na realização de entrevistas individuais com estudantes de uma escola situada na Zona da Mata, em Pernambuco. As partidas e as entrevistas foram videogravadas. A análise a priori das representações que compõem as cartelas do jogo permitiu mapear conhecimentos passíveis de serem mobilizados na identificação das representações e subsidiou a escolha das cartelas utilizadas nas partidas. Com base nos dados obtidos nas partidas, foram elaboradas seis questões para entrevistas individuais, no contexto do jogo, incluindo tipos de representações não contemplados nas cartelas. Foram mapeados alguns teoremas-em- ação falsos utilizados pelos estudantes, como o que considera que a representação decimal m,n corresponde ao mesmo número que a representação fracionária , onde m é um número natural e n é um número natural diferente de zero. Observou-se que na identificação de representações figurativas, apoiadas na área de figuras, alguns sujeitos desconsideram a necessidade de que as partes da figura tenham mesma área. Percebeu-se também a dificuldade de mobilizar o conceito-em-ação de frações equivalentes, bem como a dificuldade de relacionar porcentagem com representações diferentes da simbólico-numérica percentual. O jogo mostrou-se adequado para o trabalho no 6º ano, oferecendo desafio satisfatório para os estudantes nesse nível de escolaridade. Foi possível manter o caráter lúdico do jogo, os estudantes permaneceram ativos no jogo durante as partidas, respeitaram as regras, formularam hipótese e buscaram formas de validá-las.
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O dispositivo experimental consistiu na observação de partidas jogadas em duplas e na realização de entrevistas individuais com estudantes de uma escola situada na Zona da Mata, em Pernambuco. As partidas e as entrevistas foram videogravadas. A análise a priori das representações que compõem as cartelas do jogo permitiu mapear conhecimentos passíveis de serem mobilizados na identificação das representações e subsidiou a escolha das cartelas utilizadas nas partidas. Com base nos dados obtidos nas partidas, foram elaboradas seis questões para entrevistas individuais, no contexto do jogo, incluindo tipos de representações não contemplados nas cartelas. Foram mapeados alguns teoremas-em- ação falsos utilizados pelos estudantes, como o que considera que a representação decimal m,n corresponde ao mesmo número que a representação fracionária , onde m é um número natural e n é um número natural diferente de zero. Observou-se que na identificação de representações figurativas, apoiadas na área de figuras, alguns sujeitos desconsideram a necessidade de que as partes da figura tenham mesma área. Percebeu-se também a dificuldade de mobilizar o conceito-em-ação de frações equivalentes, bem como a dificuldade de relacionar porcentagem com representações diferentes da simbólico-numérica percentual. O jogo mostrou-se adequado para o trabalho no 6º ano, oferecendo desafio satisfatório para os estudantes nesse nível de escolaridade. Foi possível manter o caráter lúdico do jogo, os estudantes permaneceram ativos no jogo durante as partidas, respeitaram as regras, formularam hipótese e buscaram formas de validá-las.CAPESThis study investigated how the students of the 6th deal with the different representations of rational numbers. The theoretical background used in this study is Conceptual Fields Theory that allows us analyze the knowledge mobilized by the individuals and the symbolic representations used to face situations. The game is Bingo dos Números Racionais, developed in 2012, at UFPE, in the framework of the Projeto Rede “Jogos no Ensino da Matemática a partir de Sucata. The literature review approaches questions about the uses and roles of games at the classroom, the teaching and learning process of rational numbers. The experimental devices consisted primarily in the watching of matches played in pairs and the realization of individuals interview with the students in a school located at Zona da Mata, in Pernambuco. The data analyses of bingo cards and call sheets allow us to map knowledge that could be mobilized to indentify, and subsided, representations of Bingo dos Números Racionais. The result revealed the use of false theorems-inaction as it considers that the decimal representation m,n corresponds to the same number as the factionary representation , where m is a natural number and n is a natural number different of zero. It was observed that in the identification of figurative representation, supported in the area of the figure, some individuals disregarded the necessity that the parts of the figure have the same area. It is also difficulty realized to mobilize of the concept-in- action equivalents fractions as well as the difficulty to relate percentage with different representations of percentage symbolic and numeric. The game proved to be adequate to work with sixth grade, offering a satisfactory challenge for students at this level of education. It was possible to keep a playful game, the students remaining active during the game, respecting the rules, formulating a hypothesis and looking for ways to validate them.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoJogos recreativosMatemática - aprendizagemUFPE - Pós-graduaçãoComo os estudantes lidam com diferentes representações?: Um estudo com o bingo dos números racionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Amanda Rodrigues Marques da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Amanda Rodrigues Marques da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1333https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25106/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Rodrigues%20Marques%20da%20Silva.pdf.jpgedd09355333d87c2664cd14dc7747a2dMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Amanda Rodrigues Marques da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Amanda Rodrigues Marques da Silva.pdfapplication/pdf5020506https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25106/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Rodrigues%20Marques%20da%20Silva.pdf59861c6c38a03f977d9e117b2b40090dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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