Textos narrativos e argumentativos : um estudo da compreensão textual de crianças, jovens e adultos nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33185 |
Resumo: | A compreensão textual é um processo dinâmico, complexo e multifacetado que demanda habilidades cognitivas e linguísticas. Tal processo envolve três dimensões indissociáveis: a social, a cognitiva e a linguística. O presente estudo trata das inferências, elemento crucial para que haja a compreensão de textos, assim como das influências de tipos de textos diferentes na compreensão textual. Neste sentido, adota-se o modelo de Construção- Integração proposto por Kintsch no qual as inferências assumem um papel fundamental na compreensão de textos. Tal estudo trata-se de uma replicação da pesquisa realizada por Almeida (2014) que examinou as relações entre compreensão de texto e tipos de textos diferentes, tendo como sujeitos crianças de escolas particulares do 3º e 4º ano do ensino fundamental. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é comparar o desempenho de crianças, jovens e adultos nos anos iniciais do ensino fundamental no que diz respeito às relações entre compreensão de texto e tipos de texto diferentes, neste caso um texto argumentativo e um texto narrativo. Especificamente, buscou-se examinar se o desempenho dos sujeitos, no que diz respeito à compreensão textual, varia em relação a tipos de textos com características distintas, como também se eles estabelecem inferências de diferentes tipos. As inferências consideradas nesta pesquisa foram as causais, de estado e de previsão. Participaram do estudo 50 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental e 50 adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no módulo correspondente a série das crianças. Os sujeitos, todos da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão dos Guararapes, foram entrevistados individualmente em duas sessões. A atividade envolvia a escuta de um texto argumentativo e de um texto narrativo; a examinadora optou por realizar a leitura a fim de respeitar possíveis limitações de decodificação dos participantes. Foi realizada uma leitura interrompida, em partes previamente definidas; tal procedimento é denominado de metodologia on-line. Em cada pausa na leitura eram realizadas perguntas inferenciais de diferentes tipos: causais, de estado e de previsão. Os dados obtidos foram analisados e categorizados por juízes independentes. As respostas dadas foram classificadas como: Categoria I (não responde); Categoria II (incoerente e / ou improvável); Categoria III (coerente e / ou provável, mas incompleta) e Categoria IV (coerente e / ou provável). Os resultados evidenciaram, assim como o estudo de Almeida (2014), que as relações inferenciais, sejam de causalidade, estado ou previsão, variam conforme o tipo de texto que esta sendo lido. No entanto, a pesquisa em questão apontou, considerando o resultado conjunto dos dois textos, que os adultos tendem a ter mais facilidades de estabelecer inferências de previsão, no texto argumentativo, quando comparado aos resultados das crianças. De modo geral, crianças, jovens e adultos demonstraram um melhor nível de compreensão do texto narrativo do que as crianças. Entretanto, os adultos estabelecem mais facilmente inferências de previsão no texto argumentativo do que as crianças e se saem melhor neste tipo de texto. O estudo traz informações relevantes acerca das relações entre compreensão de textos e tipos de textos tanto em crianças com escolaridade típica quanto em jovens e adultos com escolaridade tardia. |
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VIEIRA, Evani da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9331441173963370http://lattes.cnpq.br/9699640984791832SPINILLO, Alina Galvão2019-09-18T19:06:48Z2019-09-18T19:06:48Z2015-02-09https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33185ark:/64986/00130000135pdA compreensão textual é um processo dinâmico, complexo e multifacetado que demanda habilidades cognitivas e linguísticas. Tal processo envolve três dimensões indissociáveis: a social, a cognitiva e a linguística. O presente estudo trata das inferências, elemento crucial para que haja a compreensão de textos, assim como das influências de tipos de textos diferentes na compreensão textual. Neste sentido, adota-se o modelo de Construção- Integração proposto por Kintsch no qual as inferências assumem um papel fundamental na compreensão de textos. Tal estudo trata-se de uma replicação da pesquisa realizada por Almeida (2014) que examinou as relações entre compreensão de texto e tipos de textos diferentes, tendo como sujeitos crianças de escolas particulares do 3º e 4º ano do ensino fundamental. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é comparar o desempenho de crianças, jovens e adultos nos anos iniciais do ensino fundamental no que diz respeito às relações entre compreensão de texto e tipos de texto diferentes, neste caso um texto argumentativo e um texto narrativo. Especificamente, buscou-se examinar se o desempenho dos sujeitos, no que diz respeito à compreensão textual, varia em relação a tipos de textos com características distintas, como também se eles estabelecem inferências de diferentes tipos. As inferências consideradas nesta pesquisa foram as causais, de estado e de previsão. Participaram do estudo 50 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental e 50 adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no módulo correspondente a série das crianças. Os sujeitos, todos da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão dos Guararapes, foram entrevistados individualmente em duas sessões. A atividade envolvia a escuta de um texto argumentativo e de um texto narrativo; a examinadora optou por realizar a leitura a fim de respeitar possíveis limitações de decodificação dos participantes. Foi realizada uma leitura interrompida, em partes previamente definidas; tal procedimento é denominado de metodologia on-line. Em cada pausa na leitura eram realizadas perguntas inferenciais de diferentes tipos: causais, de estado e de previsão. Os dados obtidos foram analisados e categorizados por juízes independentes. As respostas dadas foram classificadas como: Categoria I (não responde); Categoria II (incoerente e / ou improvável); Categoria III (coerente e / ou provável, mas incompleta) e Categoria IV (coerente e / ou provável). Os resultados evidenciaram, assim como o estudo de Almeida (2014), que as relações inferenciais, sejam de causalidade, estado ou previsão, variam conforme o tipo de texto que esta sendo lido. No entanto, a pesquisa em questão apontou, considerando o resultado conjunto dos dois textos, que os adultos tendem a ter mais facilidades de estabelecer inferências de previsão, no texto argumentativo, quando comparado aos resultados das crianças. De modo geral, crianças, jovens e adultos demonstraram um melhor nível de compreensão do texto narrativo do que as crianças. Entretanto, os adultos estabelecem mais facilmente inferências de previsão no texto argumentativo do que as crianças e se saem melhor neste tipo de texto. O estudo traz informações relevantes acerca das relações entre compreensão de textos e tipos de textos tanto em crianças com escolaridade típica quanto em jovens e adultos com escolaridade tardia.CNPqReading comprehension is a dynamic, complex and multifaceted process that requires cognitive and language skills. This process involves three inseparable dimensions: social, cognitive and linguistic. This study deals with inferences that was essential for there to be an understanding of texts, as well as the influences of different types of texts in text comprehension. In this regard, it is adopted the Construction-Integration model proposed by Kintsch in which inferences play a key role in reading comprehension. This study is a replication of Almeida´s (2014) investigation that examined the relationship between reading comprehension and different types of text in elementary school children. Thus, the objective of this research is to compare the performance of children, youth and adults in the early years of primary education with regard to the relations between reading comprehension and different types of text, in this case an argumentative text and a narrative text. Specifically, we sought to examine whether the performance of the participants with respect to reading comprehension varies in relation to types of text with different characteristics, but also if they establish inferences of different types (causal, state and prediction). The study included 50 children between 3rd and 4th year of elementary school and 50 students of the educational programmed EJA with equivalent level of schooling of the children. Participants were interviewed individually in two sessions. The task involved the hearing of an argumentative text and a narrative text; the examiner chosen to perform a reading presentation of the texts in order to meet possible decoding limitations of the participants. An interrupted reading on predefined parts was performed; this procedure is called on-line methodology. At each pause in reading inferential questions were made. The data were analyzed and categorized by independent judges. The responses were classified as Category I (not responding); Category II (inconsistent or unlikely); Category III (coherent or likely, but incomplete) and Category IV (coherent or likely). The results showed, as well as the study of Almeida (2014), that the inferential relations vary according to the type of text that is being read. However, the research in question pointed out that adults tend to be more successful to make inferences of prediction than children. In general, children, youth and adults showed a better level of understanding of the narrative text. The youth and adults showed a better performance on prediction in argumentative text than children, and do better in this type of text when compared to them. This study raises relevant information about the relations between text comprehension and types of text in children as well as in youth and adults who started their formal education later in life.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia CognitivaCompreensão na leituraTextosCriançasJovensAdultosEnsino fundamentalTextos narrativos e argumentativos : um estudo da compreensão textual de crianças, jovens e adultos nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Evani da Silva Vieira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Evani da Silva Vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33185/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evani%20da%20Silva%20Vieira.pdf.jpge7275cdc2f6f628c44af06cb995e000eMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Evani da Silva Vieira.pdfDISSERTAÇÃO Evani da Silva Vieira.pdfapplication/pdf996530https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33185/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Evani%20da%20Silva%20Vieira.pdf578d34104d40fe38d998dd29c9691eceMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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