Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corso, Helena Vellinho
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Salles, Jerusa Fumagalli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5761
Resumo: Within the multiple and inter-related processes that are involved during the reading activity, word recognition and word comprehension are essential. One of the perspectives exposed by the literacy is that the reading fluency is the primary condition to reading comprehension, although not the only one, hence efficient reading does not guarantee reading comprehension. The present study also examined the inverse possibility: is that possible to have a good textual comprehension despite of the weakness in word reading abilities? This study compared second grade children’s performance in isolated-word reading and textual reading comprehension tasks in order to investigate correlations and the possibility of dissociations between those two processes. The data analysis showed a strong correlation between the mentioned abilities. Although it was possible to verify the presence of some children with high ability to recognize words and low capacity in text comprehension, the data does not suggest dissociation in the inverse way, that is, high categories of text comprehension even when in the presence of low isolated-word reading scores. Implications for clinical and educational interventions are discussed.
id PUC_RS-19_81bbffe958e0bc5d60b31c55e940c720
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/5761
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em criançasleituracompreensão de textoprocessos cognitivosdissociaçõescrianças.Within the multiple and inter-related processes that are involved during the reading activity, word recognition and word comprehension are essential. One of the perspectives exposed by the literacy is that the reading fluency is the primary condition to reading comprehension, although not the only one, hence efficient reading does not guarantee reading comprehension. The present study also examined the inverse possibility: is that possible to have a good textual comprehension despite of the weakness in word reading abilities? This study compared second grade children’s performance in isolated-word reading and textual reading comprehension tasks in order to investigate correlations and the possibility of dissociations between those two processes. The data analysis showed a strong correlation between the mentioned abilities. Although it was possible to verify the presence of some children with high ability to recognize words and low capacity in text comprehension, the data does not suggest dissociation in the inverse way, that is, high categories of text comprehension even when in the presence of low isolated-word reading scores. Implications for clinical and educational interventions are discussed.Dentre os inúmeros processos que se inter-relacionam durante a atividade da leitura, o reconhecimento das palavras e a compreensão do que é reconhecido são identificados como fundamentais. Uma das perspectivas expostas na literatura é a de que a fluência na leitura de palavras é condição fundamental para a compreensão da leitura, embora não suficiente, posto que a leitura eficiente de palavras não garante a compreensão de leitura textual. O presente trabalho examinou também a possibilidade inversa, a saber: é possível haver uma boa compreensão textual apesar de fracas habilidades de leitura de palavras? A pesquisa comparou o desempenho de crianças de 2ª série do EF em leitura de palavras isoladas e em compreensão de leitura textual, investigando, assim, as correlações e a possibilidade de dissociações entre estes dois processos. A análise dos dados mostrou uma forte correlação entre as habilidades em questão. Enquanto foi possível verificar a presença de algumas crianças com competência no reconhecimento de palavras e com baixa capacidade de compreensão de texto, os dados não sugerem uma dissociação visível no sentido inverso, ou seja, categorias altas de compreensão de texto apesar de baixos escores em leitura de palavras isoladas. Implicações para intervenção clínica e educacional são discutidas.Editora da PUCRS - ediPUCRS2009-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5761Letras de Hoje; Vol. 44 No. 3 (2009)Letras de Hoje; Vol. 44 Núm. 3 (2009)Letras de Hoje; v. 44 n. 3 (2009)1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5761/4181Corso, Helena VellinhoSalles, Jerusa Fumagalli deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T13:48:33Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/5761Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T13:48:33Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças
title Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças
spellingShingle Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças
Corso, Helena Vellinho
leitura
compreensão de texto
processos cognitivos
dissociações
crianças.
title_short Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças
title_full Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças
title_fullStr Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças
title_full_unstemmed Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças
title_sort Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças
author Corso, Helena Vellinho
author_facet Corso, Helena Vellinho
Salles, Jerusa Fumagalli de
author_role author
author2 Salles, Jerusa Fumagalli de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corso, Helena Vellinho
Salles, Jerusa Fumagalli de
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
compreensão de texto
processos cognitivos
dissociações
crianças.
topic leitura
compreensão de texto
processos cognitivos
dissociações
crianças.
description Within the multiple and inter-related processes that are involved during the reading activity, word recognition and word comprehension are essential. One of the perspectives exposed by the literacy is that the reading fluency is the primary condition to reading comprehension, although not the only one, hence efficient reading does not guarantee reading comprehension. The present study also examined the inverse possibility: is that possible to have a good textual comprehension despite of the weakness in word reading abilities? This study compared second grade children’s performance in isolated-word reading and textual reading comprehension tasks in order to investigate correlations and the possibility of dissociations between those two processes. The data analysis showed a strong correlation between the mentioned abilities. Although it was possible to verify the presence of some children with high ability to recognize words and low capacity in text comprehension, the data does not suggest dissociation in the inverse way, that is, high categories of text comprehension even when in the presence of low isolated-word reading scores. Implications for clinical and educational interventions are discussed.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5761
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5761/4181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 44 No. 3 (2009)
Letras de Hoje; Vol. 44 Núm. 3 (2009)
Letras de Hoje; v. 44 n. 3 (2009)
1984-7726
0101-3335
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128772718362624