Adentrando o território do professor : um delinear acerca das marcas e seus reflexos sobre alguns professores de matemática da educação básica
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Data de Publicação: | 2021 |
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Resumo: | O presente trabalho, feito por meio da filosofia da diferença, busca adentrar no dispositivo sala de aula de matemática para conhecer marcas e linhas de subjetivações de quatro professores de matemática da educação básica. Posto isto, conhecer os territórios existenciais de um devir professor. O mergulho por suas trajetórias gerou entrelaçamentos entre dispositivos, mundo líquido, sociedade de controle, experiências, subjetivações, desejos, agenciamentos, bem como as marcas que constituem esses professores, possibilitando conhecer a pluralidade da atual sala de aula de matemática. Teve-se como pergunta de pesquisa: Como as marcas e experiências vivenciadas no decorrer da construção docente podem ser refletidas em suas ações no dispositivo sala de aula? Desta maneira, objetiva-se investigar as diferentes formas com que as marcas perpassam o devir docente e como se refletem nas ações do professor em sala de aula. Buscamos observar se esses professores replicam tais marcas ou se as refutam. Todo esse percurso nos levou à escolha da cartografia existencial como método de pesquisa, a qual propõe o acompanhamento de processos, permitindo assim o caminhar junto ao movimento da pesquisa. Quando cartografamos os professores, realizamos conexões com seus territórios existenciais por meio da produção de mapas narrativos, entrevistas, conversas, diário de campo, entre anotações diversas. Este estudo nos proporcionou uma aproximação com algumas de suas marcas pulsantes, observando o caminho percorrido pelos docentes até o momento, sendo eles sujeitos inacabados, persistentes e, sobretudo sonhadores, que acreditam na educação como o melhor caminho para mudar o mundo. Conclui-se que as marcas e subjetivações apresentadas pelos docentes são reflexos das ações produzidas pelos seus professores de matemática no ensino básico/graduação, no entanto eles conseguem filtrar as marcas e, com isso, algumas são evitadas e outras são reproduzidas. É percebido ainda que, além de serem constituídos por marcas, eles se identificam a partir de dispositivos. Vale destacar também as pluralidades expressadas na sala de aula e como elas são refletidas e o quanto perduram. |
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SILVA, Maria Aparecida de Santanahttps://lattes.cnpq.br/1796172482138896http://lattes.cnpq.br/0630970592118924QUEIROZ, Simone Moura2022-10-17T13:36:43Z2022-10-17T13:36:43Z2021-12-02SILVA, Maria Aparecida de Santana. Adentrando o território do professor: um delinear acerca das marcas e seus reflexos sobre alguns professores de matemática da educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47087ark:/64986/001300000s2wwO presente trabalho, feito por meio da filosofia da diferença, busca adentrar no dispositivo sala de aula de matemática para conhecer marcas e linhas de subjetivações de quatro professores de matemática da educação básica. Posto isto, conhecer os territórios existenciais de um devir professor. O mergulho por suas trajetórias gerou entrelaçamentos entre dispositivos, mundo líquido, sociedade de controle, experiências, subjetivações, desejos, agenciamentos, bem como as marcas que constituem esses professores, possibilitando conhecer a pluralidade da atual sala de aula de matemática. Teve-se como pergunta de pesquisa: Como as marcas e experiências vivenciadas no decorrer da construção docente podem ser refletidas em suas ações no dispositivo sala de aula? Desta maneira, objetiva-se investigar as diferentes formas com que as marcas perpassam o devir docente e como se refletem nas ações do professor em sala de aula. Buscamos observar se esses professores replicam tais marcas ou se as refutam. Todo esse percurso nos levou à escolha da cartografia existencial como método de pesquisa, a qual propõe o acompanhamento de processos, permitindo assim o caminhar junto ao movimento da pesquisa. Quando cartografamos os professores, realizamos conexões com seus territórios existenciais por meio da produção de mapas narrativos, entrevistas, conversas, diário de campo, entre anotações diversas. Este estudo nos proporcionou uma aproximação com algumas de suas marcas pulsantes, observando o caminho percorrido pelos docentes até o momento, sendo eles sujeitos inacabados, persistentes e, sobretudo sonhadores, que acreditam na educação como o melhor caminho para mudar o mundo. Conclui-se que as marcas e subjetivações apresentadas pelos docentes são reflexos das ações produzidas pelos seus professores de matemática no ensino básico/graduação, no entanto eles conseguem filtrar as marcas e, com isso, algumas são evitadas e outras são reproduzidas. É percebido ainda que, além de serem constituídos por marcas, eles se identificam a partir de dispositivos. Vale destacar também as pluralidades expressadas na sala de aula e como elas são refletidas e o quanto perduram.CAPESCNPqThe present work, through the philosophy of difference, seeks to enter the mathematics classroom device to know marks and subjectivation lines of four mathematics teachers of basic education. That said, knowing the existential territories of a becoming teacher. Diving into their trajectories generated intertwining between devices, liquid world, control society, experiences, subjectivations, desires, assemblies, as well as the brands that constitute these teachers, making it possible to know the plurality of the current mathematics classroom. Having as a research question: How can the brands and experiences experienced during the Teacher construction be reflected in their actions in the classroom device? In this way, the objective is to investigate the different ways that the brands permeate the becoming teacher and how they reflect on the teacher's actions in the classroom. We seek to observe if these professors replicate such marks or if they refute them. All this journey led us to choose existential cartography as a research method, as it proposes the monitoring of processes, thus allowing us to walk together with the research movement. When we map the professors, we make connections with their existential territories through the production of narrative maps, interviews, conversations, field diaries, among various notes. This study provides us with an approach to some of his pulsating brands, to observe the path taken by the professors so far. Being them unfinished subjects, persistent and above all dreamers, who believe in education as the best way to change the world. It is concluded that the marks and subjectivations presented by the teachers are reflections of the actions produced by their mathematics teachers in basic/undergraduate education, however, they manage to filter the marks, and with that some are avoided and others are reproduced. It is also noticed that in addition to being constituted by brands they are identified through devices, it is also worth highlighting the pluralities expressed in the classroom and how they are reflected and how long they last.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCartografiaMarcasDevirFilosofia da DiferençaProfessor de matemáticaAdentrando o território do professor : um delinear acerca das marcas e seus reflexos sobre alguns professores de matemática da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Maria Aparecida de Santana Silva.pdfDISSERTAÇÃO Maria Aparecida de Santana Silva.pdfapplication/pdf2174731https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47087/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Aparecida%20de%20Santana%20Silva.pdf5cf8de41d4baf366b87a2806b944aafeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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