Expor, descrever, argumentar, explanar, exemplificar, conceituar, dialogar : o estudo da explicação oral docente no 1º dos anos iniciais para o ensino de construção de gráficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MUNIZ, Rita de Cássia Gonçalves.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000z3kn
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40064
Resumo: O processo de ensino é marcado pela oralidade docente tanto na condução das atividades em sala, como na organização de ideias, desenvolvimento de conceitos e na produção de aprendizagens. A estatística é uma ciência carregada de situações não-determinísticas que busca explicar situações reais do mundo físico e social, portanto, pertinente para a construção e desenvolvimento de uma explicação oral que promova situações desafiadoras para os alunos. A resolução de problemas com levantamento de hipóteses, promove discussões, enfrentamentos, construção e refutação de argumentos e encaminham, dessa maneira, a situação comunicativa para a aprendizagem, independente do ambiente em que se desenvolve (remoto ou presencial). Diante disso, nosso objetivo nesse estudo foi analisar a explicação oral de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental em aulas de construção de gráfico considerando o domínio conceitual, concepção didática, linguagem oral e gestual dos docentes e o contexto da aula. Para isso, analisamos documentos curriculares buscando observar se e como esses documentos prescrevem as habilidades da explicação oral de professores. Em seguida analisamos as atividades propostas nesses livros didáticos relativas à construção de gráficos. Posteriormente, realizamos entrevista individual semi-estruturada com duas professoras do 1º ano, investigando os conhecimentos que apresentavam sobre construção de gráficos. Finalmente, solicitamos que cada uma planejasse uma aula sobre construção de gráfico que seria analisada, posteriormente. A aula da professora 1 foi presencial, escola pública, com observação e gravação pela pesquisadora. A aula da professora 2 foi remota, escola privada e enviada a gravação para a pesquisadora posteriormente. Para analisar a aula das professoras construímos um quadro de análise dividido em 5 tópicos considerados na literatura como fundamentais para o desenvolvimento da explicação oral docente. Identificamos ausência de orientações ao professor referente a explicação oral nos documentos oficiais e nos manuais do professor, assim como a proposição de pouquíssimas atividades nos livros didáticos referente a construção de gráficos. A análise da comunicação oral das professoras, independe do ambiente de ensino, identificamos um processo de ensino carregado de descrições e instruções que conduziam o estudante a uma situação de cópia e repetição de respostas corretas em substituição à aprendizagem. As explicações orais, pobre de argumentos e discussões e com muitas marcas de ausência de termos adequados substituídos por gestos, verbos que não exprimem raciocínio, grande presença de marcadores de repetição, atividades metaenunciativas para antecipar suas ações e utilização de operadores argumentativos de conclusão. A ausência de domínio conceitual é refletida também na escolha das atividades a serem vivenciadas. As lacunas de domínio conceitual das professoras e uma concepção didática que credita a repetição como forma de aprendizagem foram as marcas do desenvolvimento da explicação oral. Assim, precisamos formar professores que dominem o conteúdo buscando ensinar e que acreditem que os alunos constroem conhecimentos a partir de discussões de diferentes estratégias, argumentando e contra argumentando. O professor realizará uma explicação oral quando tiver condições de compreender a aprendizagem dos alunos e procurar explicar os objetos da aprendizagem. Expor, descrever, argumentar, explanar, exemplificar, conceituar, dialogar são atividades essenciais para uma boa explicação oral docente.
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spelling MUNIZ, Rita de Cássia Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/0196759300489393http://lattes.cnpq.br/2681053695821897GUIMARÃES, Gilda Lisbôa2021-05-12T20:29:08Z2021-05-12T20:29:08Z2021-02-02MUNIZ, Rita de Cassia Gonçalves. Expor, descrever, argumentar, explanar, exemplificar, conceituar, dialogar : o estudo da explicação oral docente no 1º dos anos iniciais para o ensino de construção de gráficos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40064ark:/64986/001300000z3knO processo de ensino é marcado pela oralidade docente tanto na condução das atividades em sala, como na organização de ideias, desenvolvimento de conceitos e na produção de aprendizagens. A estatística é uma ciência carregada de situações não-determinísticas que busca explicar situações reais do mundo físico e social, portanto, pertinente para a construção e desenvolvimento de uma explicação oral que promova situações desafiadoras para os alunos. A resolução de problemas com levantamento de hipóteses, promove discussões, enfrentamentos, construção e refutação de argumentos e encaminham, dessa maneira, a situação comunicativa para a aprendizagem, independente do ambiente em que se desenvolve (remoto ou presencial). Diante disso, nosso objetivo nesse estudo foi analisar a explicação oral de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental em aulas de construção de gráfico considerando o domínio conceitual, concepção didática, linguagem oral e gestual dos docentes e o contexto da aula. Para isso, analisamos documentos curriculares buscando observar se e como esses documentos prescrevem as habilidades da explicação oral de professores. Em seguida analisamos as atividades propostas nesses livros didáticos relativas à construção de gráficos. Posteriormente, realizamos entrevista individual semi-estruturada com duas professoras do 1º ano, investigando os conhecimentos que apresentavam sobre construção de gráficos. Finalmente, solicitamos que cada uma planejasse uma aula sobre construção de gráfico que seria analisada, posteriormente. A aula da professora 1 foi presencial, escola pública, com observação e gravação pela pesquisadora. A aula da professora 2 foi remota, escola privada e enviada a gravação para a pesquisadora posteriormente. Para analisar a aula das professoras construímos um quadro de análise dividido em 5 tópicos considerados na literatura como fundamentais para o desenvolvimento da explicação oral docente. Identificamos ausência de orientações ao professor referente a explicação oral nos documentos oficiais e nos manuais do professor, assim como a proposição de pouquíssimas atividades nos livros didáticos referente a construção de gráficos. A análise da comunicação oral das professoras, independe do ambiente de ensino, identificamos um processo de ensino carregado de descrições e instruções que conduziam o estudante a uma situação de cópia e repetição de respostas corretas em substituição à aprendizagem. As explicações orais, pobre de argumentos e discussões e com muitas marcas de ausência de termos adequados substituídos por gestos, verbos que não exprimem raciocínio, grande presença de marcadores de repetição, atividades metaenunciativas para antecipar suas ações e utilização de operadores argumentativos de conclusão. A ausência de domínio conceitual é refletida também na escolha das atividades a serem vivenciadas. As lacunas de domínio conceitual das professoras e uma concepção didática que credita a repetição como forma de aprendizagem foram as marcas do desenvolvimento da explicação oral. Assim, precisamos formar professores que dominem o conteúdo buscando ensinar e que acreditem que os alunos constroem conhecimentos a partir de discussões de diferentes estratégias, argumentando e contra argumentando. O professor realizará uma explicação oral quando tiver condições de compreender a aprendizagem dos alunos e procurar explicar os objetos da aprendizagem. Expor, descrever, argumentar, explanar, exemplificar, conceituar, dialogar são atividades essenciais para uma boa explicação oral docente.The teaching process is marked by the teaching orality both in conducting activities in the classroom, as in organizing ideas, developing concepts and producing learning. Statistics is a science loaded with non-deterministic situations that seeks to explain real situations in the physical and social world, therefore, pertinent to the construction and development of an oral explanation that promotes challenging situations for students. The resolution of problems with the raising of hypotheses, promotes discussions, confrontations, construction and refutation of arguments and, in this way, forward the communicative situation to learning, regardless of the environment in which it develops (remote or face-to face). Therefore, our objective in this study was to analyze the oral explanation of teachers of the 1st year of elementary school in graph construction classes considering the conceptual domain, didactic conception, teachers' oral and sign language and the context of the class. For this, we analyze curricular documents seeking to observe if and how these documents prescribe the skills of teachers' oral explanation. Then we analyze the activities proposed in these textbooks related to the construction of graphics. Subsequently, we conducted a semi structured individual interview with two teachers from the 1st year, investigating the knowledge they had about building graphics. Finally, we asked each one to plan a lesson on graph construction that would be analyzed later. Teacher 1's class was in person, public school, with observation and recording by the researcher. Teacher 2's class was remote, private school, and the recording was sent to the researcher later. To analyze the teachers' class, we built an analysis board divided into 5 topics considered in the literature as fundamental for the development of the teacher oral explanation. We identified the absence of guidance to the teacher regarding the oral explanation in the official documents and in the teacher's manuals, as well as the proposition of very few activities in the textbooks regarding the construction of graphics. The analysis of the teachers' oral communication, regardless of the teaching environment, we identified a teaching process full of descriptions and instructions that led the student to a situation of copying and repetition of correct answers in place of learning. The oral explanations, poor of arguments and discussions and with many marks of absence of adequate terms replaced by gestures, verbs that do not express reasoning, great presence of repetition markers, metaenunciative activities to anticipate their actions and use of concluding argumentative operators. The absence of conceptual mastery is also reflected in the choice of activities to be experienced. The gaps in the teachers' conceptual domain and a didactic conception that credits repetition as a form of learning were the marks of the development of oral explanation. Thus, we need to train teachers who master the content seeking to teach and who believe that students build knowledge from discussions of different strategies, arguing and against arguing. The teacher will give an oral explanation when he is able to understand the students' learning and try to explain the learning objects. Exposing, describing, arguing, explaining, exemplifying, conceptualizing, dialoguing are essential activities for a good oral teaching explanation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExplicação oralEducação estatísticaConstrução de gráficosAnos iniciaisExpor, descrever, argumentar, explanar, exemplificar, conceituar, dialogar : o estudo da explicação oral docente no 1º dos anos iniciais para o ensino de construção de gráficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40064/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Rita de Cássia Gonçalves Muniz.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rita de Cássia Gonçalves Muniz.pdf.txtExtracted texttext/plain335950https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40064/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rita%20de%20C%c3%a1ssia%20Gon%c3%a7alves%20Muniz.pdf.txt5bfd084d2b8eab66ec5ef6db1d9882e3MD56THUMBNAILDISSERTAÇÃO Rita de Cássia Gonçalves Muniz.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rita de Cássia Gonçalves Muniz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40064/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rita%20de%20C%c3%a1ssia%20Gon%c3%a7alves%20Muniz.pdf.jpgc8058c49174be56aeccb866d9ddfe01aMD57ORIGINALDISSERTAÇÃO Rita de Cássia Gonçalves Muniz.pdfDISSERTAÇÃO Rita de Cássia Gonçalves Muniz.pdfapplication/pdf3006975https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40064/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rita%20de%20C%c3%a1ssia%20Gon%c3%a7alves%20Muniz.pdfd9b556c85d662e6360647aba602611f3MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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