Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81 |
Resumo: | A compreensão de informações apresentadas em gráficos é fundamental para uma análise crítica da realidade. Para tal, compreender o conceito de escala é um fator determinante. Nosso objetivo, nesse artigo, é refletir sobre a compreensão de alunos (crianças e adultos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as escalas apresentadas em gráficos de barras e linhas. Para tal, descrevemos estudos realizados pelo Grupo de Estudo em Estatística no Ensino Fundamental - GREF os quais evidenciam que a experiência de vida não é suficiente para a compreensão de escalas apresentadas em gráficos, sendo necessário um ensino sistematizado, que deve ser desenvolvido pela escola. Assim, apresentamos análises de atividades sobre escala em livros didáticos, o que esses estudantes das diferentes modalidades demonstram saber e são capazes de aprender, a partir do que professores podem organizar em seus planejamentos, em função de uma complexificação sobre a compreensão de escala durante os anos iniciais. |
id |
UFPA-6_f8b4e0670ebf2953ab81ee13d414d686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/81 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciaisEscalaGráficoEducação EstatísticaAnos iniciaisA compreensão de informações apresentadas em gráficos é fundamental para uma análise crítica da realidade. Para tal, compreender o conceito de escala é um fator determinante. Nosso objetivo, nesse artigo, é refletir sobre a compreensão de alunos (crianças e adultos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as escalas apresentadas em gráficos de barras e linhas. Para tal, descrevemos estudos realizados pelo Grupo de Estudo em Estatística no Ensino Fundamental - GREF os quais evidenciam que a experiência de vida não é suficiente para a compreensão de escalas apresentadas em gráficos, sendo necessário um ensino sistematizado, que deve ser desenvolvido pela escola. Assim, apresentamos análises de atividades sobre escala em livros didáticos, o que esses estudantes das diferentes modalidades demonstram saber e são capazes de aprender, a partir do que professores podem organizar em seus planejamentos, em função de uma complexificação sobre a compreensão de escala durante os anos iniciais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8110.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p43-59.id299REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 43-592675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81/80Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, GildaCavalcanti, MilkaEvangelista, Betânia2022-11-17T22:38:20Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/81Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:20Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais |
title |
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais Guimarães, Gilda Escala Gráfico Educação Estatística Anos iniciais |
title_short |
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais |
title_full |
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais |
author |
Guimarães, Gilda |
author_facet |
Guimarães, Gilda Cavalcanti, Milka Evangelista, Betânia |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti, Milka Evangelista, Betânia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Gilda Cavalcanti, Milka Evangelista, Betânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escala Gráfico Educação Estatística Anos iniciais |
topic |
Escala Gráfico Educação Estatística Anos iniciais |
description |
A compreensão de informações apresentadas em gráficos é fundamental para uma análise crítica da realidade. Para tal, compreender o conceito de escala é um fator determinante. Nosso objetivo, nesse artigo, é refletir sobre a compreensão de alunos (crianças e adultos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as escalas apresentadas em gráficos de barras e linhas. Para tal, descrevemos estudos realizados pelo Grupo de Estudo em Estatística no Ensino Fundamental - GREF os quais evidenciam que a experiência de vida não é suficiente para a compreensão de escalas apresentadas em gráficos, sendo necessário um ensino sistematizado, que deve ser desenvolvido pela escola. Assim, apresentamos análises de atividades sobre escala em livros didáticos, o que esses estudantes das diferentes modalidades demonstram saber e são capazes de aprender, a partir do que professores podem organizar em seus planejamentos, em função de uma complexificação sobre a compreensão de escala durante os anos iniciais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p43-59.id299 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p43-59.id299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81/80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 43-59 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002777821184 |