Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Gilda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcanti, Milka, Evangelista, Betânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81
Resumo: A compreensão de informações apresentadas em gráficos é fundamental para uma análise crítica da realidade. Para tal, compreender o conceito de escala é um fator determinante. Nosso objetivo, nesse artigo, é refletir sobre a compreensão de alunos (crianças e adultos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as escalas apresentadas em gráficos de barras e linhas. Para tal, descrevemos estudos realizados pelo Grupo de Estudo em Estatística no Ensino Fundamental - GREF os quais evidenciam que a experiência de vida não é suficiente para a compreensão de escalas apresentadas em gráficos, sendo necessário um ensino sistematizado, que deve ser desenvolvido pela escola. Assim, apresentamos análises de atividades sobre escala em livros didáticos, o que esses estudantes das diferentes modalidades demonstram saber e são capazes de aprender, a partir do que professores podem organizar em seus planejamentos, em função de uma complexificação sobre a compreensão de escala durante os anos iniciais.
id UFPA-6_f8b4e0670ebf2953ab81ee13d414d686
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/81
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciaisEscalaGráficoEducação EstatísticaAnos iniciaisA compreensão de informações apresentadas em gráficos é fundamental para uma análise crítica da realidade. Para tal, compreender o conceito de escala é um fator determinante. Nosso objetivo, nesse artigo, é refletir sobre a compreensão de alunos (crianças e adultos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as escalas apresentadas em gráficos de barras e linhas. Para tal, descrevemos estudos realizados pelo Grupo de Estudo em Estatística no Ensino Fundamental - GREF os quais evidenciam que a experiência de vida não é suficiente para a compreensão de escalas apresentadas em gráficos, sendo necessário um ensino sistematizado, que deve ser desenvolvido pela escola. Assim, apresentamos análises de atividades sobre escala em livros didáticos, o que esses estudantes das diferentes modalidades demonstram saber e são capazes de aprender, a partir do que professores podem organizar em seus planejamentos, em função de uma complexificação sobre a compreensão de escala durante os anos iniciais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8110.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p43-59.id299REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 43-592675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81/80Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, GildaCavalcanti, MilkaEvangelista, Betânia2022-11-17T22:38:20Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/81Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:20Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
title Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
spellingShingle Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
Guimarães, Gilda
Escala
Gráfico
Educação Estatística
Anos iniciais
title_short Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
title_full Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
title_fullStr Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
title_sort Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais
author Guimarães, Gilda
author_facet Guimarães, Gilda
Cavalcanti, Milka
Evangelista, Betânia
author_role author
author2 Cavalcanti, Milka
Evangelista, Betânia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Gilda
Cavalcanti, Milka
Evangelista, Betânia
dc.subject.por.fl_str_mv Escala
Gráfico
Educação Estatística
Anos iniciais
topic Escala
Gráfico
Educação Estatística
Anos iniciais
description A compreensão de informações apresentadas em gráficos é fundamental para uma análise crítica da realidade. Para tal, compreender o conceito de escala é um fator determinante. Nosso objetivo, nesse artigo, é refletir sobre a compreensão de alunos (crianças e adultos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as escalas apresentadas em gráficos de barras e linhas. Para tal, descrevemos estudos realizados pelo Grupo de Estudo em Estatística no Ensino Fundamental - GREF os quais evidenciam que a experiência de vida não é suficiente para a compreensão de escalas apresentadas em gráficos, sendo necessário um ensino sistematizado, que deve ser desenvolvido pela escola. Assim, apresentamos análises de atividades sobre escala em livros didáticos, o que esses estudantes das diferentes modalidades demonstram saber e são capazes de aprender, a partir do que professores podem organizar em seus planejamentos, em função de uma complexificação sobre a compreensão de escala durante os anos iniciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p43-59.id299
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p43-59.id299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81/80
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 43-59
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002777821184