A luta corporal como prática educativa e o princípio do cuidado de si
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36317 |
Resumo: | Nos últimos anos temos visto com frequência o notório crescimento da Luta Corporal nas mídias brasileiras. Televisão, rádio, Websites e redes sociais tem dedicado especial atenção ao mundo dos campeonatos de Lutas Corporais, em particular ao UFC – Ultimate Fighting Championship, o mais conhecido destes torneios. A necessidade de melhor entender a Luta corporal (como fenômeno, como conjunto de conhecimentos historicamente construído pelos homens e mulheres em suas configurações), como também, os motivos que vem atraindo tantos aficionados, espectadores e telespectador é que possibilitou a realização desse trabalho aqui exposto. A utilização das Lutas Corporais (como um conjunto de manifestações concretas, vistas no cotidiano e portadoras de identidades culturais) como um espetáculo e cultura de massa demanda a sociedade mais explicações sobre este fenômeno, tornando-as mais familiares e alvo de investigações sobre suas causas, consequências e desdobramentos para a sociedade e seus indivíduos, consumidores delas ou não. O presente estudo tem como objetivo analisar se, as formas adquiridas pelas Lutas Corporais modernas japonesas, usadas hoje como práticas educativas, apresentando traços de um princípio do cuidado de si são é resultado das tensões geradas pela resistência, adaptação e preservação da identidade étnica, ética, religiosa e marcial da cultura de uma determinada configuração, em oposição aos princípios e processos da modernidade. Realizou-se um estudo ancorado na História, circunscrito na história das disciplinas escolares, onde analisamos escrito de autores do século XIX e XX, que firmaram as bases filosóficas para o ensino das Lutas Corporais modernas japonesas. Com o arcabouço teórico de Norbert Elias e Michel de Foucault, a tríade resistência/adaptação/preservação foi usada como ponto de análise das mudanças no comportamento dos indivíduos e das estruturas sociais a longo prazo, o que Elias conceitua de Psicogénese e Sociogénese. Foi possível verificar que: a Luta Corporal na radicalidade foi uma reação inata à emoção do perigo; às modificações geradas nas Lutas Corporais possibilitaram sua adaptação aos princípios da modernidade; hoje a Luta Corporal faz parte do cotidiano de muito mais indivíduos do que só os dos praticantes; as Lutas Corporais modernas japonesas, salvaguardaram princípios de um cuidado de si samuraico no que conhecemos hoje como Budo; e que, as práticas e exercícios presentes no Budo tem um grande potencial educativo, como também, a possibilidade de desenvolver um cuidado de si, balizadas por parrhésia e gerando psicagogia, que pode contribuir na educação e formação de seus praticantes. |
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ARCHANJO, Flávio Miguelhttp://lattes.cnpq.br/3725930156115576http://lattes.cnpq.br/3329563140947244SOUZA, Edilson Fernandes2020-02-05T12:44:23Z2020-02-05T12:44:23Z2019-07-17ARCHANJO, Flávio Miguel. A luta corporal como prática educativa e o princípio do cuidado de si. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36317ark:/64986/001300000rp3mNos últimos anos temos visto com frequência o notório crescimento da Luta Corporal nas mídias brasileiras. Televisão, rádio, Websites e redes sociais tem dedicado especial atenção ao mundo dos campeonatos de Lutas Corporais, em particular ao UFC – Ultimate Fighting Championship, o mais conhecido destes torneios. A necessidade de melhor entender a Luta corporal (como fenômeno, como conjunto de conhecimentos historicamente construído pelos homens e mulheres em suas configurações), como também, os motivos que vem atraindo tantos aficionados, espectadores e telespectador é que possibilitou a realização desse trabalho aqui exposto. A utilização das Lutas Corporais (como um conjunto de manifestações concretas, vistas no cotidiano e portadoras de identidades culturais) como um espetáculo e cultura de massa demanda a sociedade mais explicações sobre este fenômeno, tornando-as mais familiares e alvo de investigações sobre suas causas, consequências e desdobramentos para a sociedade e seus indivíduos, consumidores delas ou não. O presente estudo tem como objetivo analisar se, as formas adquiridas pelas Lutas Corporais modernas japonesas, usadas hoje como práticas educativas, apresentando traços de um princípio do cuidado de si são é resultado das tensões geradas pela resistência, adaptação e preservação da identidade étnica, ética, religiosa e marcial da cultura de uma determinada configuração, em oposição aos princípios e processos da modernidade. Realizou-se um estudo ancorado na História, circunscrito na história das disciplinas escolares, onde analisamos escrito de autores do século XIX e XX, que firmaram as bases filosóficas para o ensino das Lutas Corporais modernas japonesas. Com o arcabouço teórico de Norbert Elias e Michel de Foucault, a tríade resistência/adaptação/preservação foi usada como ponto de análise das mudanças no comportamento dos indivíduos e das estruturas sociais a longo prazo, o que Elias conceitua de Psicogénese e Sociogénese. Foi possível verificar que: a Luta Corporal na radicalidade foi uma reação inata à emoção do perigo; às modificações geradas nas Lutas Corporais possibilitaram sua adaptação aos princípios da modernidade; hoje a Luta Corporal faz parte do cotidiano de muito mais indivíduos do que só os dos praticantes; as Lutas Corporais modernas japonesas, salvaguardaram princípios de um cuidado de si samuraico no que conhecemos hoje como Budo; e que, as práticas e exercícios presentes no Budo tem um grande potencial educativo, como também, a possibilidade de desenvolver um cuidado de si, balizadas por parrhésia e gerando psicagogia, que pode contribuir na educação e formação de seus praticantes.In the last years we have often seen the clear growth of Body Struggle in the Brazilian media. Television, radio, websites and social networks have devoted special attention to the world of Body Struggles championships, in particular the UFC - Ultimate Fighting Championship, the best known of these championships. The need to better understand Body Struggle (as a phenomenon, as a set of knowledge historically built by men and women in their configurations), as well as the reasons that it has attracted so many fans, spectators and viewers, it is what made possible the accomplishment of this work exposed here. The use of Body Struggles (as a set of concrete manifestations, seen in everyday life and bearers of cultural identities) as a show and mass culture requests more explanations about this phenomenon, making body struggles more familiar, and making them a target of investigations about their causes, consequences and split into society and its individuals, their consumers or not. The present study aims to analyze whether the forms acquired by modern Japanese Body Struggles used today as educational practices, presenting traces of a principle of self-care are the result of tensions generated by resistance, adaptation and preservation of ethnic and ethical identity, religious and martial culture of a particular configuration, as opposed to the principles and processes of modernity. A study was made anchored in History, limited in the history of school subjects, where it was analyzed writings of authors of the nineteenth and twentieth century, who laid the philosophical basis for the teaching of modern Japanese body struggles. With the theoretical basis of Norbert Elias and Michel de Foucault, the resistance/adaptation/preservation triad was used as a point of analysis for long term changes in the behavior of individuals and social structures which Elias conceptualizes as Psychogenesis and Sociogenesis. It was possible to verify that: The Body Struggle in radicality was an innate reaction to the emotion of danger; the changes generated in the Body Struggles allowed their adaptation to the principles of modernity; Today Body Struggle is part of the daily lives of many more individuals than just practitioners; modern Japanese body struggles safeguarded principles of self-care samurai which we know today as Budo; and that the practices and exercises present in Budo have great educational potential, as well as it enables the development of self-care, marked by parrhesia and generating psychagogy which can contribute to the education and training of its practitioners.En los últimos años, hemos visto con frecuencia el notorio crecimiento de Lucha Corporal en los medios brasileños. La televisión, la radio, los sitios web y las redes sociales han dedicado especial atención al mundo de los campeonatos de Luchas Corporales, en particular el UFC - Ultimate Fighting Championship, el más conocido de estos torneos. La necesidad de comprender mejor Lucha corporal (como un fenómeno, como un conjunto de conocimientos históricamente construidos por hombres y mujeres en sus configuraciones), así como las razones que han atraído a tantos aficionados, espectadores y telespectadores es lo que hizo posible la realización de este trabajo expuesto aquí. El uso de Lucha corporal (como un conjunto de manifestaciones concretas, vistas en la vida cotidiana y portadoras de identidades culturales) como espectáculo y cultura de masas exige más explicaciones sobre este fenómeno, haciéndolos más familiares y objeto de investigaciones sobre sus causas, consecuencias y desdoblamientos para la sociedad y sus individuos, consumidores o no. El presente estudio tiene como objetivo analizar si las formas adquiridas por las luchas corporales japonesas modernas, utilizadas hoy como prácticas educativas, que presentan rastros de un principio de autocuidado son el resultado de tensiones generadas por la resistencia, la adaptación y la preservación de la identidad étnica y ética, cultura religiosa y marcial de una configuración particular, en oposición a los principios y procesos de la modernidad. Han realizado un estudio basado en la Historia, circunscrito en la historia de las asignaturas escolares, donde analizamos escritos de autores del siglo XIX y XX, que sentaron las bases filosóficas para la enseñanza de las luchas corporales japonesas modernas. Con el marco teórico de Norbert Elias y Michel de Foucault, la tríada de resistencia / adaptación / preservación se utilizó como punto de análisis para los cambios en el comportamiento de los individuos y las estructuras sociales a largo plazo, que Elias conceptualiza de Psicogénesis y Sociogénesis. Se descubrió que: la Lucha Corporal en el radical era una reacción innata a la emoción del peligro; Las modificaciones generadas en Luchas corporales permitieron adaptarlas a los principios de la modernidad; hoy Lucha corporal es parte de la vida diaria de muchos más individuos que solo practicantes; las luchas corporales modernas japonesas por salvaguardaren los principios del cuidado del self-samurai en lo que hoy conocemos como Budo; y que las prácticas y ejercicios presentes en Budo tienen un gran potencial educativo, así como la posibilidad de desarrollar el autocuidado, marcado por la parrhésia y generar psicagogia, lo que puede contribuir a la educación y capacitación de sus profesionales.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoLuta corporalPráticas educativasUFPE - PósgraduaçãoA luta corporal como prática educativa e o princípio do cuidado de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Flávio Miguel Archanjo.pdf.txtTESE Flávio Miguel Archanjo.pdf.txtExtracted texttext/plain484979https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36317/4/TESE%20Fl%c3%a1vio%20Miguel%20Archanjo.pdf.txt659841607f80c9fa4527cd8e009d2e78MD54THUMBNAILTESE Flávio Miguel Archanjo.pdf.jpgTESE Flávio Miguel Archanjo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1324https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36317/5/TESE%20Fl%c3%a1vio%20Miguel%20Archanjo.pdf.jpg8f1c524d806d9992221d5133d5460388MD55ORIGINALTESE Flávio Miguel Archanjo.pdfTESE Flávio Miguel Archanjo.pdfapplication/pdf2597868https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36317/1/TESE%20Fl%c3%a1vio%20Miguel%20Archanjo.pdf4b6252cd1d2e54ca0af47199299b2469MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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