Educação das relações étnico-raciais e prática curricular de enfrentamento do racismo na UNILAB
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32814 |
Resumo: | A presente pesquisa versa sobre a educação das relações étnico-raciais na praxis curricular de cursos de formação de professoras/es da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, a qual nasce no contexto marcado pela forte presença dos movimentos sociais no Brasil, especialmente dos Movimentos Negros. De tal modo, além de ser uma instituição que se insere no rol das políticas para democratização do ensino superior, ancorada na política de interiorização e internacionalização do referido ensino, ela se distingue pelo seu caráter integrador com cinco países africanos e demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A presença de estudantes africanas/os vai tocar em uma das feridas coloniais mais sensíveis no Brasil, que é o racismo. Nosso intuito é compreender as concepções de racismo e as práticas de seu enfrentamento sob a perspectiva dos sujeitos curriculantes (docentes e discentes). Como opção política e epistêmica, adotamos como abordagem teórica o Pensamento Decolonial (QUIJANO, 2005, 2007; DUSSEL, 1994, 2005; GROSFOGUEL, 2007a, 2008, 2016; MIGNOLO, 1996, 2005b, 2007, 2008, 2011; MALDONADO-TORRES, 2006, 2007a, 2008, 2016; WALSH, 2007, 2008, 2010, 2014). Entendemos que as chaves conceituais trazidas por estas/es autoras/es em diálogo com as perspectivas pós-críticas do Currículo, especialmente as Pós-colonialistas, estão interessadas em desenvolver sistemas de interpretação que valorizam a prática educacional e social com a finalidade de desenvolver um pensamento e uma ação (praxis) decolonizadora, ou seja, visam romper hierarquias epistêmicas. Para tanto, baseados na abordagem da pesquisa qualitativa e de acordo com os objetivos traçados nesta pesquisa tomamos como campo empírico quatro licenciaturas (História, Letras, Pedagogia e Sociologia) dos campi da UNILAB em Redenção-CE e Acarape-CE, onde além de seus PPC, também lançamos mão para a produção e coleta de dados do questionário; do diário de campo (SOUZA, 1999); do uso da observação (GEERTZ, 1998; GUBER, 2001) e do uso de entrevistas não diretivas (GUBER, 2001), que foram analisados por meio da Técnica da Análise de Conteúdo, via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1990). Os dados revelam que as concepções de racismo expressas nos documentos analisados, bem como as dos sujeitos curriculantes vão ter rebatimento nas práticas curriculares apontadas/vivenciadas pelos sujeitos curriculantes. As práticas curriculares analisadas trazem uma coerência com as determinações da política curricular para a educação das relações étnico-raciais, estão previstas na maioria dos PPC dos cursos e, embora pouco reconhecidas pela comunidade acadêmica, são reconhecidas como ações relevantes. Ao considerar o currículo como uma unidade plural-complexa-articulada pudemos identificar distintas praxis curriculares de enfrentamento do racismo e do racismo epistêmico na UNILAB, protagonizadas pelos diversos sujeitos curriculantes que marcham juntas/os para a superação do racismo. |
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A presença de estudantes africanas/os vai tocar em uma das feridas coloniais mais sensíveis no Brasil, que é o racismo. Nosso intuito é compreender as concepções de racismo e as práticas de seu enfrentamento sob a perspectiva dos sujeitos curriculantes (docentes e discentes). Como opção política e epistêmica, adotamos como abordagem teórica o Pensamento Decolonial (QUIJANO, 2005, 2007; DUSSEL, 1994, 2005; GROSFOGUEL, 2007a, 2008, 2016; MIGNOLO, 1996, 2005b, 2007, 2008, 2011; MALDONADO-TORRES, 2006, 2007a, 2008, 2016; WALSH, 2007, 2008, 2010, 2014). Entendemos que as chaves conceituais trazidas por estas/es autoras/es em diálogo com as perspectivas pós-críticas do Currículo, especialmente as Pós-colonialistas, estão interessadas em desenvolver sistemas de interpretação que valorizam a prática educacional e social com a finalidade de desenvolver um pensamento e uma ação (praxis) decolonizadora, ou seja, visam romper hierarquias epistêmicas. Para tanto, baseados na abordagem da pesquisa qualitativa e de acordo com os objetivos traçados nesta pesquisa tomamos como campo empírico quatro licenciaturas (História, Letras, Pedagogia e Sociologia) dos campi da UNILAB em Redenção-CE e Acarape-CE, onde além de seus PPC, também lançamos mão para a produção e coleta de dados do questionário; do diário de campo (SOUZA, 1999); do uso da observação (GEERTZ, 1998; GUBER, 2001) e do uso de entrevistas não diretivas (GUBER, 2001), que foram analisados por meio da Técnica da Análise de Conteúdo, via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1990). Os dados revelam que as concepções de racismo expressas nos documentos analisados, bem como as dos sujeitos curriculantes vão ter rebatimento nas práticas curriculares apontadas/vivenciadas pelos sujeitos curriculantes. As práticas curriculares analisadas trazem uma coerência com as determinações da política curricular para a educação das relações étnico-raciais, estão previstas na maioria dos PPC dos cursos e, embora pouco reconhecidas pela comunidade acadêmica, são reconhecidas como ações relevantes. Ao considerar o currículo como uma unidade plural-complexa-articulada pudemos identificar distintas praxis curriculares de enfrentamento do racismo e do racismo epistêmico na UNILAB, protagonizadas pelos diversos sujeitos curriculantes que marcham juntas/os para a superação do racismo.The present research deals with the education of ethnic-racial relations in the curricular praxis of teacher training courses at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony - UNILAB, which is born in the context marked by the strong presence of Social Movements in Brazil, especially of the Black Movements. Thus, in addition to being an institution that is part of the policy for democratization of higher education, anchored in the policy of internalization and internationalization of this teaching, it is distinguished by its integrating character with five African countries and other countries of the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP). The presence of African students will touch on one of the most sensitive colonial wounds in Brazil, which is racism. Our objective is to understand the conceptions of racism and the practices of its confrontation from the perspective of the curriculum subjects (teachers and students). As a political and epistemic option, we adopt as a theoretical approach Decolonial Thought (QUIJANO, 2005, 2007; DUSSEL, 1994, 2005; GROSFOGUEL, 2007a, 2008, 2016; MIGNOLO, 1996, 2005b, 2007, 2008, 2011; MALDONADO- TORRES, 2006, 2007a, 2008, 2016; WALSH, 2007, 2008, 2010, 2014). We understand that the conceptual keys brought by these authors in dialogue with the Post-critical Perspectives of the Curriculum, especially the Post Colonialists, are interested in developing systems of interpretation that value the educational and social practice in order to develop a thought and decolonizing action (praxis), that is, aimed at breaking epistemic hierarchies. To do so, based on the qualitative research approach and in accordance with the objectives outlined in this research, four undergraduate degrees (History, Literature, Pedagogy and Sociology) were taken from UNILAB campuses in Redenção-CE and Acarape-CE, where in addition to its PPC, we also launched the production and data collection of the questionnaire; of the field diary (SOUZA, 1999); and the use of non-directive interviews (GUBER, 2001), which were analyzed through the Content Analysis Technique, via Thematic Analysis (BARDIN, 2011, VALA, 1990) . The data reveal that the conceptions of racism expressed in the documents analyzed, as well as those of the curriculum subjects, will be refuted in the curricular practices pointed out / experienced by the curriculum subjects. The curricular practices analyzed are coherent with the determinations of the curricular policy for the education of ethnic-racial relations, are foreseen in most of the PPC of the courses and, although little recognized by the academic community, are recognized as relevant actions. By considering the curriculum as a plural-complex-articulated unit we were able to identify different curricular praxis of confronting racism and epistemic racism in UNILAB, carried out by the various curriculum subjects who march together to overcome racism.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - FormaçãoCurrículosRacismoUFPE - PósgraduaçãoEducação das relações étnico-raciais e prática curricular de enfrentamento do racismo na UNILABinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Michele Guerreiro Ferreira.pdf.jpgTESE Michele Guerreiro Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1328https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32814/5/TESE%20Michele%20Guerreiro%20Ferreira.pdf.jpg9f8d9a311d5706e1461261a0cc5f3265MD55ORIGINALTESE Michele Guerreiro Ferreira.pdfTESE Michele Guerreiro Ferreira.pdfapplication/pdf3515293https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32814/1/TESE%20Michele%20Guerreiro%20Ferreira.pdfe6f48acaa41fda3dd48cb04748c9bf40MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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