Formação de competências e Serviço Social: uma análise do processo de formação das competências profissionais a partir do componente curricular estágio obrigatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ymira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29291
Resumo: O contexto de crise estrutural do capitalismo e de construção das saídas burguesas à crise, buscando a restauração dos índices de produtividade, lucratividade e competitividade capitalistas, determinam transformações nas várias esferas da vida social, donde a emergência do modelo das competências como parâmetro pedagógico da formação da força de trabalho. Consoante às características da lógica empresarial flexível e dos interesses privatistas dominantes na organização/gestão do trabalho, nos diversos ramos da economia e no âmbito do Estado, o modelo das competências requisita a formação de um “novo” perfil profissional o qual é marcado fundamentalmente por uma postura de aceitação das contradições da sociedade. As inflexões no trabalho são acompanhadas por mudanças na educação superior – locus privilegiado de formação das profissões especializadas, dentre elas a do Serviço Social –, concretizando um processo de consolidação modelo das competências, com repercussões na proposta contida nas Diretrizes Curriculares da categoria. O debate intelectual da área sobre a formação das competências e habilidades profissionais diverge do discurso dominante. As contribuições produzidas apontam que a formação generalista e crítica dos assistentes sociais, direcionada pelo projeto ético-político, não se restringe às demandas postas pelo mercado, mas enfatizam a relevância do ensino da prática em todas as suas dimensões, bem como a adoção de uma perspectiva de totalidade, visando a construção de respostas profissionais qualificadas às expressões da questão social. Segundo as Diretrizes, o estágio obrigatório constitui-se em uma atividade educativa, articulada aos objetivos e demais componentes da formação do assistente social. Contudo, essa direção é tensionada pelas requisições do mercado de trabalho na contemporaneidade, as quais apontam para uma formação funcional aos interesses hegemônicos, com ênfase na dimensão técnico-operativa da prática profissional, orientada por uma perspectiva instrumental conservadora.
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Depending on the characteristics of the flexible business logic and the dominant privatizing interests in the organization / management of labor, in the various branches of the economy and under the State regulation, the competencies model requires the formation of some "new" kind of professional profile, which is fundamentally tagged by a posture of acceptance with the contradictions of society. Inflections in the work are accompanied by changes in higher education - a privileged locus of training of the specialized professions, among them Social Service -, materializing a process of model consolidation of competences, with repercussions on the proposal contained in the Curricular Guidelines of the occupational category. The intellectual debate around the area about the formation for professional skills and abilities diverges from the dominant discourse. The contributions produced indicated that the generalist and critical formation of social workers, guided by the ethical-political project, is not restricted to the demands placed by the market, but emphasizes the relevance of teaching practice in all its dimensions, as well as the adoption of a perspective of totality, aiming the construction of qualified professional responses to the expressions of the social question. According to the Guidelines, compulsory placement is an educational activity, articulated to the objectives and other components of the social worker's training. However, this direction is stressed by the demands of the labor market in the contemporary world, which point to a functional formation to hegemonic interests, with emphasis on the technical-operative dimension of professional practice, guided by a conservative instrumental perspective.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Servico SocialUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFormação profissionalDiretrizes curricularesEstágio obrigatórioFormação de competências e Serviço Social: uma análise do processo de formação das competências profissionais a partir do componente curricular estágio obrigatórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Ymira da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ymira da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29291/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ymira%20da%20Silva.pdf.jpg8472e6ff1b7f23370aec136158d3f17bMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ymira da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Ymira da Silva.pdfapplication/pdf1070008https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29291/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ymira%20da%20Silva.pdfa1509b9ebab8aff9318bee6af42abdecMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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