Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado Guerra, Lemuel
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9835
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a articulação entre a competição entre organizações religiosas e a dinâmica de transformações das práticas e discursos religiosos no Brasil, através do estudo feito com base numa amostra de cidades do estrado da Paraíba, utilizando como referência teórica os modelos de mercado religioso de Peter Berger e da dupla George Finke e Rodney Stark. Além de elaborar uma interpretação de aspectos mais gerais da história da religião no país, com base na idéia de mercado, focalizamos criticamente a aplicabilidade dos princípios dos modelos citados, em referência ao entendimento da dinâmica de transformações na proposta da Igreja Católica emblemática em termos dos efeitos da introdução da lógica mercadológica na esfera da religião. A metodologia utilizada incluiu a consulta de fontes secundárias, a observação participante de celebrações e de atividades religiosas diversas e a realização de entrevistas semi-estruturadas com líderes religiosos. Dentre os principais resultados, destacamos a confirmação das previsões dos modelos acima citados no sentido da tendência à padronização e racionalização das atividades das organizações religiosas em situação de aumento do nível de competitividade, no caso, do mercado religioso brasileiro. Outro resultado do trabalho de campo foi o reconhecimento da necessidade de articular a abordagem da dinâmica da esfera da religião em termos de mercado com princípios de teorias da concorrência, o que serviu de base para a apresentação de uma proposta de adição de algumas variáveis aos modelos originais, também inspirada no critério durkheimiano da funcionalidade sociológica das instituições em geral e, em particular, da religião
id UFPE_6567364baa2e2acd7244d988077c185f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/9835
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Dourado Guerra, LemuelMauro Cortez Motta, Roberto 2014-06-12T23:16:21Z2014-06-12T23:16:21Z2000Dourado Guerra, Lemuel; Mauro Cortez Motta, Roberto. Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião. 2000. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9835O objetivo deste trabalho é discutir a articulação entre a competição entre organizações religiosas e a dinâmica de transformações das práticas e discursos religiosos no Brasil, através do estudo feito com base numa amostra de cidades do estrado da Paraíba, utilizando como referência teórica os modelos de mercado religioso de Peter Berger e da dupla George Finke e Rodney Stark. Além de elaborar uma interpretação de aspectos mais gerais da história da religião no país, com base na idéia de mercado, focalizamos criticamente a aplicabilidade dos princípios dos modelos citados, em referência ao entendimento da dinâmica de transformações na proposta da Igreja Católica emblemática em termos dos efeitos da introdução da lógica mercadológica na esfera da religião. A metodologia utilizada incluiu a consulta de fontes secundárias, a observação participante de celebrações e de atividades religiosas diversas e a realização de entrevistas semi-estruturadas com líderes religiosos. Dentre os principais resultados, destacamos a confirmação das previsões dos modelos acima citados no sentido da tendência à padronização e racionalização das atividades das organizações religiosas em situação de aumento do nível de competitividade, no caso, do mercado religioso brasileiro. Outro resultado do trabalho de campo foi o reconhecimento da necessidade de articular a abordagem da dinâmica da esfera da religião em termos de mercado com princípios de teorias da concorrência, o que serviu de base para a apresentação de uma proposta de adição de algumas variáveis aos modelos originais, também inspirada no critério durkheimiano da funcionalidade sociológica das instituições em geral e, em particular, da religiãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCompetiçãoDinâmica da ReligiãoMercado ReligiosoMercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religiãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo9371_1.pdf.jpgarquivo9371_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1367https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9835/4/arquivo9371_1.pdf.jpg5c2fa22e444661f9a16ac91f363cf37aMD54ORIGINALarquivo9371_1.pdfapplication/pdf1442170https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9835/1/arquivo9371_1.pdffe986bf096db92026fead80b2ca8ea56MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9835/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo9371_1.pdf.txtarquivo9371_1.pdf.txtExtracted texttext/plain754765https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9835/3/arquivo9371_1.pdf.txtf217fd3f7fd3212263a875dcffd35382MD53123456789/98352019-10-25 04:10:26.476oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:10:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião
title Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião
spellingShingle Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião
Dourado Guerra, Lemuel
Competição
Dinâmica da Religião
Mercado Religioso
title_short Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião
title_full Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião
title_fullStr Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião
title_full_unstemmed Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião
title_sort Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião
author Dourado Guerra, Lemuel
author_facet Dourado Guerra, Lemuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado Guerra, Lemuel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauro Cortez Motta, Roberto
contributor_str_mv Mauro Cortez Motta, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Competição
Dinâmica da Religião
Mercado Religioso
topic Competição
Dinâmica da Religião
Mercado Religioso
description O objetivo deste trabalho é discutir a articulação entre a competição entre organizações religiosas e a dinâmica de transformações das práticas e discursos religiosos no Brasil, através do estudo feito com base numa amostra de cidades do estrado da Paraíba, utilizando como referência teórica os modelos de mercado religioso de Peter Berger e da dupla George Finke e Rodney Stark. Além de elaborar uma interpretação de aspectos mais gerais da história da religião no país, com base na idéia de mercado, focalizamos criticamente a aplicabilidade dos princípios dos modelos citados, em referência ao entendimento da dinâmica de transformações na proposta da Igreja Católica emblemática em termos dos efeitos da introdução da lógica mercadológica na esfera da religião. A metodologia utilizada incluiu a consulta de fontes secundárias, a observação participante de celebrações e de atividades religiosas diversas e a realização de entrevistas semi-estruturadas com líderes religiosos. Dentre os principais resultados, destacamos a confirmação das previsões dos modelos acima citados no sentido da tendência à padronização e racionalização das atividades das organizações religiosas em situação de aumento do nível de competitividade, no caso, do mercado religioso brasileiro. Outro resultado do trabalho de campo foi o reconhecimento da necessidade de articular a abordagem da dinâmica da esfera da religião em termos de mercado com princípios de teorias da concorrência, o que serviu de base para a apresentação de uma proposta de adição de algumas variáveis aos modelos originais, também inspirada no critério durkheimiano da funcionalidade sociológica das instituições em geral e, em particular, da religião
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T23:16:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T23:16:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Dourado Guerra, Lemuel; Mauro Cortez Motta, Roberto. Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião. 2000. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9835
identifier_str_mv Dourado Guerra, Lemuel; Mauro Cortez Motta, Roberto. Mercado religioso no Brasil : competição, demanda e a dinâmica da esfera da religião. 2000. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9835/4/arquivo9371_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9835/1/arquivo9371_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9835/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/9835/3/arquivo9371_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c2fa22e444661f9a16ac91f363cf37a
fe986bf096db92026fead80b2ca8ea56
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
f217fd3f7fd3212263a875dcffd35382
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310697535668224