Sábado Sete Show: um estudo do consolo na mensagem de massa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Rachel Rocha de A.
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000jd1c
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17009
Resumo: Os estudos sobre comunicação de massa pouco têm se dedicado à problemática da recepção. Eles têm se voltado para o pólo emissor, privilegiando veículos e mensagens, muito embora as conclusões se refiram às consequências do consumo e a um certo poder "alienante" dos produtos. Esta pesquisa pratica a inversão sugerida e se propõe investigar a experiência da participação de calouros em um programa de auditório - o Sábado Sete Show - para chegar a algumas conclusões sobre a natureza do apelo contido nas mensagens de massa e sobre os modos como parcelas específicas de consumidores manipulam produtos na tentativa de preencher demandas socialmente criadas. A perspectiva teórica adota uma visão otimista da cultura de massa, onde os meios de comunicação se apresentam como veículos patrocinadores de expectativas presentes nos consumidores e utilizados por parcelas de público como "brechas", canais de acesso a realidades projetadas pelos atores. A pesquisa confirma a tese de que a comunicação de massa opera com sistemas de representação e está apta a instaurar realidades. O método utilizado foi a Fenomenologia, com as técnicas da observação direta e entrevistas. Os resultados demonstram que o consolo está presente como elemento sedutor das mensagens de massa e que a assimilação dos produtos se dá com base nas relações psico-afetivas estabelecidas entre aqueles e o consumidor. O sucesso do Sábado Sete Show,e mais exatamente a sua eficácia, residem na possibilidade de oferecer aos sujeitos consumidores respostas às suas demandas.
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A perspectiva teórica adota uma visão otimista da cultura de massa, onde os meios de comunicação se apresentam como veículos patrocinadores de expectativas presentes nos consumidores e utilizados por parcelas de público como "brechas", canais de acesso a realidades projetadas pelos atores. A pesquisa confirma a tese de que a comunicação de massa opera com sistemas de representação e está apta a instaurar realidades. O método utilizado foi a Fenomenologia, com as técnicas da observação direta e entrevistas. Os resultados demonstram que o consolo está presente como elemento sedutor das mensagens de massa e que a assimilação dos produtos se dá com base nas relações psico-afetivas estabelecidas entre aqueles e o consumidor. O sucesso do Sábado Sete Show,e mais exatamente a sua eficácia, residem na possibilidade de oferecer aos sujeitos consumidores respostas às suas demandas.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSábado Sete ShowMensagem de massaComunicação de massaSábado Sete Show: um estudo do consolo na mensagem de massainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAIL39B277s Dissertação.pdf.jpg39B277s Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg965https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17009/5/39B277s%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgcf22842afe7779f6f9699a9891718656MD55ORIGINAL39B277s Dissertação.pdf39B277s Dissertação.pdfapplication/pdf4520389https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17009/1/39B277s%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf3506aaa1ce7b58ad5eebfce29e042ad0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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