A Retórica Multimodal nas Fake News
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51311 |
Resumo: | O impacto negativo da propagação e da adesão às fake news vem interferindo dialogicamente em discussões e debates democráticos acerca de assuntos fundamentais para a sociedade. Com vistas à compreensão dos meios de persuasão inseridos na elaboração dessas, o presente estudo tem por objetivo geral demonstrar como alguns preceitos fundamentais e técnicas da retórica clássica aristotélica e perelmaniana são observados e utilizados na produção das fake news por meio da integração digital de modos enunciativos a fim de persuadir os auditórios. O tema da dissertação é “A Retórica Multimodal nas Fake News”, cujo aporte teórico, em relação à retórica clássica até a digital, conta com Aristóteles ([350-335 a.C.] 2019), Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2005), Reboul (2004), Barthes (1975), Meyer (2007), Mateus (2018), Xavier (2013a) e Eyman (2015); a respeito do modo digital, Xavier (2013b); sobre sua produção multimodal, Kress (2003), Kress e Leeuwen (2001, 2006), e digital, Tandoc, Lim e Ling (2018); para contextualizar as fake news com a esfera digital e suas “bolhas de filtro”, Pariser, 2012; com fatos políticos ocorridos em 2016 e o fenômeno da pós-verdade, D’Ancona (2018), Genesini (2018), Santaella (2018), Ferrari (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo conforme Prodanov e Freitas (2013), que recorreu basicamente à técnica bibliográfica para concepção do estudo segundo Lakatos e Marconi (2007). O Corpus provém da matéria jornalística “10 fake news que foram as mais compartilhadas na rede social Facebook no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018”, a partir da qual foram selecionadas cinco para análise dos elementos retóricos definidos por Aristóteles ([350-335a.C.] 2019) - pathos, ethos, logos e entimemas associados aos métodos de elaboração de fake news “Fabricação de Notícias” e “Manipulação Fotográfica” propostos por Tandoc, Lim e Ling (2018). De maneira que o resultado das análises corrobora a nossa tese de que as fake news são produzidas mediante arranjos multimodais que viabilizam técnicas retóricas para persuadir e garantir o acordo com o auditório particular. Assim, esse estudo atinge relevância ao contribuir para o entendimento, em parte significativa, de um objeto de pesquisa complexo e desafiador. |
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SILVA, Célio Fernando Santana dahttp://lattes.cnpq.br/7188899654546592http://lattes.cnpq.br/7621453362859742XAVIER, Antônio Carlos dos Santos2023-06-28T12:19:58Z2023-06-28T12:19:58Z2023-04-28SILVA, Célio Fernando Santana da. A Retórica Multimodal nas Fake News. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51311ark:/64986/001300000srx7O impacto negativo da propagação e da adesão às fake news vem interferindo dialogicamente em discussões e debates democráticos acerca de assuntos fundamentais para a sociedade. Com vistas à compreensão dos meios de persuasão inseridos na elaboração dessas, o presente estudo tem por objetivo geral demonstrar como alguns preceitos fundamentais e técnicas da retórica clássica aristotélica e perelmaniana são observados e utilizados na produção das fake news por meio da integração digital de modos enunciativos a fim de persuadir os auditórios. O tema da dissertação é “A Retórica Multimodal nas Fake News”, cujo aporte teórico, em relação à retórica clássica até a digital, conta com Aristóteles ([350-335 a.C.] 2019), Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2005), Reboul (2004), Barthes (1975), Meyer (2007), Mateus (2018), Xavier (2013a) e Eyman (2015); a respeito do modo digital, Xavier (2013b); sobre sua produção multimodal, Kress (2003), Kress e Leeuwen (2001, 2006), e digital, Tandoc, Lim e Ling (2018); para contextualizar as fake news com a esfera digital e suas “bolhas de filtro”, Pariser, 2012; com fatos políticos ocorridos em 2016 e o fenômeno da pós-verdade, D’Ancona (2018), Genesini (2018), Santaella (2018), Ferrari (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo conforme Prodanov e Freitas (2013), que recorreu basicamente à técnica bibliográfica para concepção do estudo segundo Lakatos e Marconi (2007). O Corpus provém da matéria jornalística “10 fake news que foram as mais compartilhadas na rede social Facebook no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018”, a partir da qual foram selecionadas cinco para análise dos elementos retóricos definidos por Aristóteles ([350-335a.C.] 2019) - pathos, ethos, logos e entimemas associados aos métodos de elaboração de fake news “Fabricação de Notícias” e “Manipulação Fotográfica” propostos por Tandoc, Lim e Ling (2018). De maneira que o resultado das análises corrobora a nossa tese de que as fake news são produzidas mediante arranjos multimodais que viabilizam técnicas retóricas para persuadir e garantir o acordo com o auditório particular. Assim, esse estudo atinge relevância ao contribuir para o entendimento, em parte significativa, de um objeto de pesquisa complexo e desafiador.The negative impact of spreading and adhering to fake news has dialogically interfered in democratic discussions and debates on fundamental issues for society. With a view to understanding the means of persuasion inserted in the elaboration of these, the present study has the general objective of demonstrating how some fundamental precepts and techniques of classical Aristotelian and Perelmanian rhetoric are observed and used in the production of fake news through the digital integration of enunciative modes in order to persuade the audience. The theme of the dissertation is “Multimodal Rhetoric in Fake News”, whose theoretical contribution, in relation to classical to digital rhetoric, has Aristotle ([350-335 BC] 2019), Perelman and Olbrechts-Tyteca ([1958] 2005), Reboul (2004), Barthes (1975), Meyer (2007), Mateus (2018), Xavier (2013a) and Eyman (2015); regarding the digital mode, Xavier (2013b); about his multimodal production, Kress (2003), Kress and Leeuwen (2001, 2006), and digital, Tandoc, Lim and Ling (2018); to contextualize fake news with the digital sphere and its “filter bubbles”, Pariser, 2012; with political facts that occurred in 2016 and the post-truth phenomenon, D'Ancona (2018), Genesini (2018), Santaella (2018), Ferrari (2021). Methodologically, it is a qualitative research of an interpretative nature according to Prodanov and Freitas (2013), which basically resorted to the bibliographic technique for the conception of the study according to Lakatos and Marconi (2007). The Corpus comes from the journalistic article “10 fake news that were the most shared on the social network Facebook in the first round of the 2018 Brazilian presidential elections”, from which five were selected for analysis of the rhetorical elements defined by Aristotle ([350-335a.C.] 2019) - pathos, ethos, logos and enthymemes associated with the fake news elaboration methods “News Fabrication” and “Photo Manipulation” proposed by Tandoc, Lim and Ling (2018). So, the result of the analyzes corroborates our thesis that fake news is produced through multimodal arrangements that enable rhetorical techniques to persuade and guarantee agreement with the particular audience. Thus, this study achieves relevance by contributing to the understanding, in a significant part, of a complex and challenging research object.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRetóricaFake NewsMultimodalBolhas de filtroPós-VerdadeA Retórica Multimodal nas Fake Newsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Célio Fernando Santana da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Célio Fernando Santana da Silva.pdfapplication/pdf1136925https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51311/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20C%c3%a9lio%20Fernando%20Santana%20da%20Silva.pdfe621834a8de10b1c50244651e0f7ac1bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51311/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Célio Fernando Santana da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Célio Fernando Santana da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain237433https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51311/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20C%c3%a9lio%20Fernando%20Santana%20da%20Silva.pdf.txt9b040569083a833434cd1804dd20e5f9MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Célio Fernando Santana da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Célio Fernando Santana da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51311/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20C%c3%a9lio%20Fernando%20Santana%20da%20Silva.pdf.jpg0dea7b1d8db2e6c3a6981fbfedf1adb1MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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