Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Alanna da Cunha Maltez e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10544
Resumo: As atuais condições comunicacionais, baseadas, sobretudo, na expansão das redes telemáticas e popularização da Internet, fomentaram um novo cenário para a publicidade. Hoje, ela se depara com o excesso de informação, a escassez de atenção e um novo consumidor engajado na arena de consumo, especialmente online, cético com relação aos seus apelos. Diante disso, nota-se que a credibilidade do discurso publicitário decresce, enquanto as recomendações de outros consumidores online são cada vez mais valorizadas. De forma a diminuir a resistência às suas mensagens na Internet, a publicidade vem adotando estratégias que utilizam o consumidor como uma instância intermediária de credibilização. Ao incorporar recursos ligados aos atuais formatos híbridos ancorados na Internet, permite-se que, por meio do compartilhamento, o consumidor online, agindo como um curador de informação digital, divulgue seus achados na Rede, incluindo conteúdo publicitário, e, a menos que exponha claramente o contrário, os endosse. A base dessa dinâmica estaria em tornar a mensagem publicitária mais tolerável não só por ela ser interessante e proporcionar uma experiência diferenciada, mas também por chegar até o consumidor por meio da recomendação de “pessoas como eu”: alguém em quem ele confia por ser conhecido ou, ainda, alguém que ele vê como modelo e com características em comum, como algumas microcelebridades. Disso emergiriam duas estratégias de credibilização baseadas no consumidor online: o endosso espontâneo e as microcelebridades como embaixadoras de marcas. Palavras-
id UFPE_67d5b3e04147d0d4ea53575fc3c1e0c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/10544
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SOUZA, Alanna da Cunha Maltez eBRONZTEIN, Karla Regina Macena Patriota2015-03-04T19:26:05Z2015-03-04T19:26:05Z2013-02-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10544As atuais condições comunicacionais, baseadas, sobretudo, na expansão das redes telemáticas e popularização da Internet, fomentaram um novo cenário para a publicidade. Hoje, ela se depara com o excesso de informação, a escassez de atenção e um novo consumidor engajado na arena de consumo, especialmente online, cético com relação aos seus apelos. Diante disso, nota-se que a credibilidade do discurso publicitário decresce, enquanto as recomendações de outros consumidores online são cada vez mais valorizadas. De forma a diminuir a resistência às suas mensagens na Internet, a publicidade vem adotando estratégias que utilizam o consumidor como uma instância intermediária de credibilização. Ao incorporar recursos ligados aos atuais formatos híbridos ancorados na Internet, permite-se que, por meio do compartilhamento, o consumidor online, agindo como um curador de informação digital, divulgue seus achados na Rede, incluindo conteúdo publicitário, e, a menos que exponha claramente o contrário, os endosse. A base dessa dinâmica estaria em tornar a mensagem publicitária mais tolerável não só por ela ser interessante e proporcionar uma experiência diferenciada, mas também por chegar até o consumidor por meio da recomendação de “pessoas como eu”: alguém em quem ele confia por ser conhecido ou, ainda, alguém que ele vê como modelo e com características em comum, como algumas microcelebridades. Disso emergiriam duas estratégias de credibilização baseadas no consumidor online: o endosso espontâneo e as microcelebridades como embaixadoras de marcas. Palavras-porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidadeCredibilidadeRetóricaEndossoInternetRecomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Alanna Maltez.pdf.jpgDissertação Alanna Maltez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alanna%20Maltez.pdf.jpge42ac2af769cb33f527baaaaf367cc0eMD55ORIGINALDissertação Alanna Maltez.pdfDissertação Alanna Maltez.pdfapplication/pdf2834678https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alanna%20Maltez.pdf4a5e815e647f2c3e7aeac1b2342c39ffMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertação Alanna Maltez.pdf.txtDissertação Alanna Maltez.pdf.txtExtracted texttext/plain275896https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alanna%20Maltez.pdf.txt836bdc1c0ffb265a343f4a39e2593ecbMD54123456789/105442019-10-25 04:26:23.631oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T07:26:23Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
title Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
spellingShingle Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
SOUZA, Alanna da Cunha Maltez e
Publicidade
Credibilidade
Retórica
Endosso
Internet
title_short Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
title_full Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
title_fullStr Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
title_full_unstemmed Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
title_sort Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
author SOUZA, Alanna da Cunha Maltez e
author_facet SOUZA, Alanna da Cunha Maltez e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Alanna da Cunha Maltez e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BRONZTEIN, Karla Regina Macena Patriota
contributor_str_mv BRONZTEIN, Karla Regina Macena Patriota
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Credibilidade
Retórica
Endosso
Internet
topic Publicidade
Credibilidade
Retórica
Endosso
Internet
description As atuais condições comunicacionais, baseadas, sobretudo, na expansão das redes telemáticas e popularização da Internet, fomentaram um novo cenário para a publicidade. Hoje, ela se depara com o excesso de informação, a escassez de atenção e um novo consumidor engajado na arena de consumo, especialmente online, cético com relação aos seus apelos. Diante disso, nota-se que a credibilidade do discurso publicitário decresce, enquanto as recomendações de outros consumidores online são cada vez mais valorizadas. De forma a diminuir a resistência às suas mensagens na Internet, a publicidade vem adotando estratégias que utilizam o consumidor como uma instância intermediária de credibilização. Ao incorporar recursos ligados aos atuais formatos híbridos ancorados na Internet, permite-se que, por meio do compartilhamento, o consumidor online, agindo como um curador de informação digital, divulgue seus achados na Rede, incluindo conteúdo publicitário, e, a menos que exponha claramente o contrário, os endosse. A base dessa dinâmica estaria em tornar a mensagem publicitária mais tolerável não só por ela ser interessante e proporcionar uma experiência diferenciada, mas também por chegar até o consumidor por meio da recomendação de “pessoas como eu”: alguém em quem ele confia por ser conhecido ou, ainda, alguém que ele vê como modelo e com características em comum, como algumas microcelebridades. Disso emergiriam duas estratégias de credibilização baseadas no consumidor online: o endosso espontâneo e as microcelebridades como embaixadoras de marcas. Palavras-
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:26:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:26:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10544
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alanna%20Maltez.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alanna%20Maltez.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10544/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Alanna%20Maltez.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e42ac2af769cb33f527baaaaf367cc0e
4a5e815e647f2c3e7aeac1b2342c39ff
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
836bdc1c0ffb265a343f4a39e2593ecb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310644809072640