As aparências (não) enganam : credibilidade da fonte, relação parassocial e uso das mídias sociais como antecedentes da intenção de compra de serviços hoteleiros endossados por influenciadores digitais do Instagram
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37977 |
Resumo: | Esta investigação foi realizada com o objetivo de analisar como a credibilidade da fonte, a relação parassocial e o uso das mídias sociais poderiam anteceder a intenção de comprar serviços hoteleiros endossados por influenciadores digitais do Instagram. Para o alcance deste fim, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa inferencial a partir da Regressão Linear Múltipla e do Teste de Moderação pela Macro PROCESS de Hayes, cujos dados foram oriundos de uma amostra de 660 respondentes. Em geral, os resultados indicaram que os endossantes possuem maior poder de persuasão sobre a pré-disposição para a compra em três situações distintas, quais sejam: (1) uma vez percebidos enquanto fontes confiáveis de informação; (2) quando avaliados como sujeitos fisicamente atraentes; (3) nas situações em que os consumidores possuem uma relação unilateral de afeto sobre o endossante. Os achados também questionam a necessidade dos influenciadores digitais serem especialistas, uma vez que a expertise da fonte foi um elemento indiferente na formulação do interesse de compra. Contudo, tão logo os consumidores demonstrem uso mais assíduo das mídias sociais, todos os cenários ora descritos possuem menor relevância sobre a intenção de compra. Os resultados deste estudo revelam, portanto, que, muito embora o marketing de influenciadores digitais esteja mais aparente aos usuários das mídias sociais, os indivíduos com maior envolvimento nestas plataformas podem aparentar maior ceticismo, criticidade ou indiferença quanto às qualidades dos endossantes, situação que costuma influenciar negativamente na tomada de decisão dos consumidores. Diante do exposto, acredita-se que, da maneira como é predominantemente realizada, esta estratégia pode não ser economicamente viável para as organizações hoteleiras. É preciso, contudo, atentar para a reputação dos endossantes, a resistência aos padrões de beleza e o apelo da espontaneidade na seleção dos influenciadores digitais enquanto anunciantes das empresas. |
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SILVA, Adrielly Souzahttp://lattes.cnpq.br/8089169262525263http://lattes.cnpq.br/7359522003689133COSTA, Marconi Freitas da2020-09-14T18:40:14Z2020-09-14T18:40:14Z2020-03-27SILVA, Adrielly Souza. As aparências (não) enganam: credibilidade da fonte, relação parassocial e uso das mídias sociais como antecedentes da intenção de compra de serviços hoteleiros endossados por influenciadores digitais do Instagram. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37977ark:/64986/00130000063vgEsta investigação foi realizada com o objetivo de analisar como a credibilidade da fonte, a relação parassocial e o uso das mídias sociais poderiam anteceder a intenção de comprar serviços hoteleiros endossados por influenciadores digitais do Instagram. Para o alcance deste fim, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa inferencial a partir da Regressão Linear Múltipla e do Teste de Moderação pela Macro PROCESS de Hayes, cujos dados foram oriundos de uma amostra de 660 respondentes. Em geral, os resultados indicaram que os endossantes possuem maior poder de persuasão sobre a pré-disposição para a compra em três situações distintas, quais sejam: (1) uma vez percebidos enquanto fontes confiáveis de informação; (2) quando avaliados como sujeitos fisicamente atraentes; (3) nas situações em que os consumidores possuem uma relação unilateral de afeto sobre o endossante. Os achados também questionam a necessidade dos influenciadores digitais serem especialistas, uma vez que a expertise da fonte foi um elemento indiferente na formulação do interesse de compra. Contudo, tão logo os consumidores demonstrem uso mais assíduo das mídias sociais, todos os cenários ora descritos possuem menor relevância sobre a intenção de compra. Os resultados deste estudo revelam, portanto, que, muito embora o marketing de influenciadores digitais esteja mais aparente aos usuários das mídias sociais, os indivíduos com maior envolvimento nestas plataformas podem aparentar maior ceticismo, criticidade ou indiferença quanto às qualidades dos endossantes, situação que costuma influenciar negativamente na tomada de decisão dos consumidores. Diante do exposto, acredita-se que, da maneira como é predominantemente realizada, esta estratégia pode não ser economicamente viável para as organizações hoteleiras. É preciso, contudo, atentar para a reputação dos endossantes, a resistência aos padrões de beleza e o apelo da espontaneidade na seleção dos influenciadores digitais enquanto anunciantes das empresas.CAPESThis investigation was carried out with the aim of analyzing how the credibility of the source, the social relationship and the use of social media could precede the intention to buy hotel services endorsed by Instagram digital influencers. To that end, a quantitative inferential research was carried out using Multiple Linear Regression and Hayes Macro PROCESS Moderation Test, utilizing data from a sample of 660 respondents. In general, the results indicated that endorsers have greater power of persuasion over a pre-disposition to purchase in three different situations, namely: (1) once perceived as reliable sources of information; (2) when perceived as physically attractive individuals; (3) in situations where consumers have a unilateral relationship of affection with the endorser. The findings also question the need for digital influencers to be experts, since the source's expertise was an indifferent element in the formulation of purchase interest. However, as consumers demonstrate higher frequency of social media usage, all the scenarios described here have less relevance on the purchase intention. The findings of this study reveal, therefore, that, although the marketing of digital influencers is more outward to users of social media, individuals with greater involvement in these platforms may appear to be more skeptical, critical or indifferent about the qualities of the endorsers, a situation that usually negatively influences consumers' decision-making. Considering the aforementioned, it is believed that, as it is predominantly carried out, this strategy may not be economically viable for hotel companies. However, it is necessary to consider the reputation of endorsers, resistance to beauty standards and the appeal of spontaneity in the selection of digital influencers as business advertisers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCredibilidade da fonteRelação parassocialEndossoAs aparências (não) enganam : credibilidade da fonte, relação parassocial e uso das mídias sociais como antecedentes da intenção de compra de serviços hoteleiros endossados por influenciadores digitais do Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Adrielly Souza Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Adrielly Souza Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain214172https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37977/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adrielly%20Souza%20Silva.pdf.txtb44a5cb4e755f69e4255d51299d576c5MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Adrielly Souza Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Adrielly Souza Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37977/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adrielly%20Souza%20Silva.pdf.jpg412d901d2662b0009077dfbc25d40a93MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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