A formação de professores em química e física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de avaliação da aprendizagem : uma análise documental à luz da teoria dos construtos pessoais e das gerações da avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REGO, Ana Maria da Cunha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36953
Resumo: A avaliação da aprendizagem nas áreas de Química e Física, historicamente, tem apresentando uma abordagem relacionada com as ideias mais conservadoras da Avaliação. Observa-se que apesar de muitos professores apresentarem um discurso sobre avaliação mais inovador, a prática em sala de aula ainda apresenta muito do caráter mensurador e excludente relacionados à quantificação. Concebendo que o processo de ensino-aprendizagem e de avaliação como dois lados de uma mesma realidade e a formação do professor como o espaço privilegiado para a construção de concepções que guiarão as práticas docentes dos futuros licenciados, buscamos responder as seguintes inquietações: Qual o espaço a avaliação da aprendizagem ocupa na formação de professores nas áreas de Química e Física? As perspectivas de avaliação da aprendizagem, presentes na formação do licenciando em Química e Física, dialogam com as novas ideias de avaliação da Quarta Geração? A nossa hipótese principal era que a grande maioria dos PPC’s das Licenciaturas em Química e Física no estado de Pernambuco não apresentam orientações que dialoguem com as novas perspectivas da avaliação e por isso ocorre essa realidade. Por esse motivo nosso interesse na análise dos PPC’s desses cursos. Para responder o problema de pesquisa, temos o seguinte Objetivo Geral: Analisar as perspectivas de avaliação da aprendizagem presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química e Física das Instituições de Ensino Superior da Rede Pública do Estado de Pernambuco, de acordo com as Gerações da Avaliação e suas implicações para a formação dos futuros professores nessas áreas. Para isso, a nossa pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo documental, baseada em dados disponíveis nos sites das Instituições de Ensino Superior (IES) da Rede Pública em Pernambuco e utilizamos como aportes teóricos para análise dos dados, as Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 1989) e a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955). Após nossa pesquisa, observamos que, em Pernambuco, as IES oferecem diversos cursos e o espaço das licenciaturas, principalmente, nas áreas de Química e Física são limitados. Observamos que dos 11 cursos analisados, apenas 4 deles apresentam uma perspectiva de avaliação de primeira Geração. Observamos também que, apesar disso, a maioria dos componentes curriculares não apresentam uma discussão acerca da avaliação nos conteúdo específicos. E, diante disso, apontamos que esses dados encontrados podem impactar, significativamente, na formação das concepções acerca da avaliação da aprendizagem dos futuros professores. Ressaltamos que, em parte, a nossa hipótese não foi confirmada, por isso, esses resultados nos levam a outras indagações, pois, se os PPC’s apresentam uma perspectiva de Quarta Geração da Avaliação, porque as práticas avaliativas nas salas de aula ainda permanecem com forte característica de Primeira Geração? Esperamos que nossa pesquisa auxilie novas discussões na área para que a realidade, que se apresenta nas escolas, possam ser superadas.
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Concebendo que o processo de ensino-aprendizagem e de avaliação como dois lados de uma mesma realidade e a formação do professor como o espaço privilegiado para a construção de concepções que guiarão as práticas docentes dos futuros licenciados, buscamos responder as seguintes inquietações: Qual o espaço a avaliação da aprendizagem ocupa na formação de professores nas áreas de Química e Física? As perspectivas de avaliação da aprendizagem, presentes na formação do licenciando em Química e Física, dialogam com as novas ideias de avaliação da Quarta Geração? A nossa hipótese principal era que a grande maioria dos PPC’s das Licenciaturas em Química e Física no estado de Pernambuco não apresentam orientações que dialoguem com as novas perspectivas da avaliação e por isso ocorre essa realidade. Por esse motivo nosso interesse na análise dos PPC’s desses cursos. Para responder o problema de pesquisa, temos o seguinte Objetivo Geral: Analisar as perspectivas de avaliação da aprendizagem presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química e Física das Instituições de Ensino Superior da Rede Pública do Estado de Pernambuco, de acordo com as Gerações da Avaliação e suas implicações para a formação dos futuros professores nessas áreas. Para isso, a nossa pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo documental, baseada em dados disponíveis nos sites das Instituições de Ensino Superior (IES) da Rede Pública em Pernambuco e utilizamos como aportes teóricos para análise dos dados, as Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 1989) e a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955). Após nossa pesquisa, observamos que, em Pernambuco, as IES oferecem diversos cursos e o espaço das licenciaturas, principalmente, nas áreas de Química e Física são limitados. Observamos que dos 11 cursos analisados, apenas 4 deles apresentam uma perspectiva de avaliação de primeira Geração. Observamos também que, apesar disso, a maioria dos componentes curriculares não apresentam uma discussão acerca da avaliação nos conteúdo específicos. E, diante disso, apontamos que esses dados encontrados podem impactar, significativamente, na formação das concepções acerca da avaliação da aprendizagem dos futuros professores. Ressaltamos que, em parte, a nossa hipótese não foi confirmada, por isso, esses resultados nos levam a outras indagações, pois, se os PPC’s apresentam uma perspectiva de Quarta Geração da Avaliação, porque as práticas avaliativas nas salas de aula ainda permanecem com forte característica de Primeira Geração? Esperamos que nossa pesquisa auxilie novas discussões na área para que a realidade, que se apresenta nas escolas, possam ser superadas.CAPESThe evaluation of learning in the areas of Chemistry and Physics, historically, has presented an approach related to the more conservative ideas of the Assessment. It is observed that although many teachers present a more innovative evaluation discourse, classroom practice still has much of the measurement and exclusion character related to quantification. Conceiving that the teaching-learning process and evaluation as two sides of the same reality and teacher training as the privileged space for the construction of conceptions that will guide the teaching practices of future graduates, we seek to answer the following concerns: What space the evaluation of learning occupies in the training of teachers in the areas of Chemistry and Physics? Do the perspectives of apprenticeship present in the formation of the licenciando in Chemistry and Physics, dialogue with the new ideas of evaluation of the Fourth Generation? Our main hypothesis was that the vast majority of PPCs in Chemistry and Physics in the state of Pernambuco do not present guidelines that dialogue with the new perspectives of the evaluation and therefore this reality occurs. For this reason we are interested in analyzing the PPCs of these courses. To answer the research problem, we have the following General Objective: To analyze the perspectives of evaluation of the learning present in the pedagogical projects of the degree courses in Chemistry and Physics of the Institutions of Higher Education of the Public Network of the State of Pernambuco, according to the Generations of the Evaluation and its implications for the training of future teachers in these areas. For this, we emphasize that our research is qualitative and documentary, based on data available on the Websites of Higher Education Institutions (IES) of the Public Network in Pernambuco. For this, our research is qualitative and documentary, based on data available on the Websites of Higher Education Institutions (IES) of the Public Network in Pernambuco and we use as theoretical contributions for data analysis, (GUBA and LINCOLN, 1989) and the Theory of Personal Constructs (KELLY, 1955). After our research, we observed that, in Pernambuco, the HEIs offer several courses and the space of the degrees, mainly in the areas of Chemistry and Physics are limited. We observed that of the 11 courses analyzed, only 4 of them present a first generation evaluation perspective. We also note that, despite this, most of the curricular components do not present a discussion about the evaluation in the specific contents. And, on the face of it, we point out that these data can significantly impact the formation of the conceptions about the evaluation of the learning of the future teachers. We emphasize that, in part, our hypothesis has not been confirmed, therefore, these results lead us to other inquiries, because, if the PPCs present a Fourth Generation of Evaluation perspective, because the evaluation practices in the classrooms still remain strong First Generation feature? We hope that our research will help further discussions in the area so that reality, which presents itself in schools, can be overcome.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores - Formação (Pernambuco)Professores de física (Pernambuco)Professores de química (Pernambuco)Prática de ensino (Pernambuco)Avaliação educacional (Pernambuco)A formação de professores em química e física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de avaliação da aprendizagem : uma análise documental à luz da teoria dos construtos pessoais e das gerações da avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Ana Maria da Cunha Rego.pdf.txtDISSERTAÇÃO Ana Maria da Cunha Rego.pdf.txtExtracted texttext/plain268384https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36953/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Maria%20da%20Cunha%20Rego.pdf.txtdefcae0977bffcb232f091fcafbf4233MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Ana Maria da Cunha Rego.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ana Maria da Cunha Rego.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36953/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Maria%20da%20Cunha%20Rego.pdf.jpg09388769cac04cb4bbf6f243c69e5c00MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Maria da Cunha Rego.pdfDISSERTAÇÃO Ana Maria da Cunha Rego.pdfapplication/pdf1036719https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36953/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Maria%20da%20Cunha%20Rego.pdffdaaf04e4cef0e29d4ce79522b2c99abMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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