Marcas e traços históricos e identitários da formação de professores e professoras de matemática no Agreste de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORRES, Josilene Maria de Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000v6t3
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48236
Resumo: Os cursos de Licenciatura em Matemática visam formar professores e professoras que atuem no Ensino Fundamental e Médio, que devem ter como características: a concepção de que exerce um papel social, sendo sensível à interpretação das ações dos estudantes, compreender que a Matemática está atrelada ao exercício da cidadania. Nesta pesquisa buscamos como objetivo geral analisar as reformulações curriculares do Curso de Licenciatura em Matemática afim de constatar as identidades docentes propostas na formação de professores e professoras inicialmente na década de 1970 quando se tratava da Licenciatura Curta, na década de 1980 quando iniciou a Licenciatura Plena e finalmente a década de 2010, sendo a atual no momento da pesquisa. E como objetivos específicos: descrever a trajetória histórica do Curso de Licenciatura em Matemática da FBJ; identificar o corpus documental da formação de professores em Matemática nas décadas de 1970, 1980 e 2010, e por fim, examinar as matrizes curriculares à luz das identidades docentes da formação em Matemática na FBJ. A metodologia adotada teve por base a abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica com análise documental, afim de examinar os documentos da instituição que tratam da trajetória histórica e as matrizes curriculares em estudo. Importa salientar que a referente pesquisa está fundamentada em estudos acerca da formação de professores e professoras no Brasil com Curri (2000), Silva (2008), Reis (2011), Silva Neto (2015), Lula (2017) e com relação aos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil tivemos como suporte as pesquisas de Junqueira (2010), Santos (2011), Voigt (2012), Mattos (2015), Gomes (2019), além de artigos de Freitas (2002), Junqueira e Manrique (2012/2015), Bittar, Oliveira e Freitas (2013), Mathias (2017), Leite e Passos (2020). Como resultados trazemos brevemente o percurso histórico das treze autarquias pernambucanas destacando a história de lutas, desafios, fragilidades e assertividades da AEB/FBJ, destacando o Curso de Licenciatura em Matemática nosso objetivo principal que nos mostra a beleza da conquista de sonhos, a relevância da instituição em tempos que era urgente a formação de professores e professoras, bem como os avanços deste curso ao longo dos anos. Ainda destacamos que nas análises das matrizes curriculares, observamos que as primeiras traziam estudos como Biologia, Química, Geologia, Zoologia, entre outros, que não fazem parte dos componentes curriculares de Matemática, apenas as matrizes curriculares da última década trazem as disciplinas específicas necessárias para o Ensino de Matemática que acreditamos ser mais próximo do ideal, visto a necessidade de adequar o curso periodicamente conforme as atualizações legais.
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spelling TORRES, Josilene Maria de Limahttp://lattes.cnpq.br/7542275560836912http://lattes.cnpq.br/7801037640622064BARBOSA, Edelweis José Tavares2022-12-15T16:19:35Z2022-12-15T16:19:35Z2022-05-25TORRES, Josilene Maria de Lima. Marcas e traços históricos e identitários da formação de professores e professoras de matemática no Agreste de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48236ark:/64986/001300000v6t3Os cursos de Licenciatura em Matemática visam formar professores e professoras que atuem no Ensino Fundamental e Médio, que devem ter como características: a concepção de que exerce um papel social, sendo sensível à interpretação das ações dos estudantes, compreender que a Matemática está atrelada ao exercício da cidadania. Nesta pesquisa buscamos como objetivo geral analisar as reformulações curriculares do Curso de Licenciatura em Matemática afim de constatar as identidades docentes propostas na formação de professores e professoras inicialmente na década de 1970 quando se tratava da Licenciatura Curta, na década de 1980 quando iniciou a Licenciatura Plena e finalmente a década de 2010, sendo a atual no momento da pesquisa. E como objetivos específicos: descrever a trajetória histórica do Curso de Licenciatura em Matemática da FBJ; identificar o corpus documental da formação de professores em Matemática nas décadas de 1970, 1980 e 2010, e por fim, examinar as matrizes curriculares à luz das identidades docentes da formação em Matemática na FBJ. A metodologia adotada teve por base a abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica com análise documental, afim de examinar os documentos da instituição que tratam da trajetória histórica e as matrizes curriculares em estudo. Importa salientar que a referente pesquisa está fundamentada em estudos acerca da formação de professores e professoras no Brasil com Curri (2000), Silva (2008), Reis (2011), Silva Neto (2015), Lula (2017) e com relação aos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil tivemos como suporte as pesquisas de Junqueira (2010), Santos (2011), Voigt (2012), Mattos (2015), Gomes (2019), além de artigos de Freitas (2002), Junqueira e Manrique (2012/2015), Bittar, Oliveira e Freitas (2013), Mathias (2017), Leite e Passos (2020). Como resultados trazemos brevemente o percurso histórico das treze autarquias pernambucanas destacando a história de lutas, desafios, fragilidades e assertividades da AEB/FBJ, destacando o Curso de Licenciatura em Matemática nosso objetivo principal que nos mostra a beleza da conquista de sonhos, a relevância da instituição em tempos que era urgente a formação de professores e professoras, bem como os avanços deste curso ao longo dos anos. Ainda destacamos que nas análises das matrizes curriculares, observamos que as primeiras traziam estudos como Biologia, Química, Geologia, Zoologia, entre outros, que não fazem parte dos componentes curriculares de Matemática, apenas as matrizes curriculares da última década trazem as disciplinas específicas necessárias para o Ensino de Matemática que acreditamos ser mais próximo do ideal, visto a necessidade de adequar o curso periodicamente conforme as atualizações legais.The Licentiate in Mathematics courses aim to train teachers who work in Elementary and High School, which must have the following characteristics: the conception that it plays a social role, being sensitive to the interpretation of students' actions, understanding that Mathematics is linked to the exercise of citizenship. In this research we seek as a general objective to analyze the curricular reformulations of the Licentiate Degree in Mathematics in order to verify the teaching identities proposed in the training of teachers initially in the 1970s when it came to the Short Licentiate, in the 1980s when the Licentiate began. Full and finally the 2010s, being the current one at the time of the research. And as specific objectives: to describe the historical trajectory of the Degree in Mathematics at FBJ; to identify the documentary corpus of teacher training in Mathematics in the 1970s, 1980s and 2010s, and finally, to examine the curricular matrices in the light of the teaching identities of Mathematics training at FBJ. The methodology adopted was based on a qualitative approach through a bibliographic research with document analysis, in order to examine the institution's documents that deal with the historical trajectory and the curricular matrices under study. It is important to point out that the referring research is based on studies about the training of teachers in Brazil with Curri (2000), Silva (2008), Reis (2011), Silva Neto (2015), Lula (2017) and in relation to the courses Degree in Mathematics in Brazil, supported by research by Junqueira (2010), Santos (2011), Voigt (2012), Mattos (2015), Gomes (2019), in addition to articles by Freitas (2002), Junqueira and Manrique ( 2012/2015), Bittar, Oliveira and Freitas (2013), Mathias (2017), Leite and Passos (2020). As a result, we briefly present the history of the thirteen municipalities in Pernambuco, highlighting the history of struggles, challenges, weaknesses and assertiveness of the AEB/FBJ, highlighting the Mathematics Degree Course, our main objective, which shows us the beauty of the conquest of dreams, the relevance of institution in times when it was urgent to train teachers and teachers, as well as the advances of this course over the years. We also emphasize that in the analysis of the curriculum matrices, we observed that the first ones brought studies such as Biology, Chemistry, Geology, Zoology, among others, which are not part of the curriculum components of Mathematics, only the curriculum matrices of the last decade bring the specific disciplines necessary for Mathematics Teaching, which we believe is closer to the ideal, given the need to periodically adapt the course according to legal updates.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessoras de matemática - PernambucoProfessores – Formação - PernambucoEducação – HistóriaIdentidade (Psicologia) - PernambucoCurrículos – Mudança – PernambucoMarcas e traços históricos e identitários da formação de professores e professoras de matemática no Agreste de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Josilene Maria de Lima Torres.pdfDISSERTAÇÃO Josilene Maria de Lima Torres.pdfapplication/pdf5763214https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48236/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josilene%20Maria%20de%20Lima%20Torres.pdfbdd4c719a019ba811852254dd2929b79MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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