Spotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000n241 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45869 |
Resumo: | Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum o surgimento de plataformas, em vários setores, que trabalham com sistemas de recomendação. Visto que, do ponto de vista das plataformas, um importante propósito das recomendações é manter os usuários consumindo os conteúdos disponibilizados, utilizando inúmeras informações do comportamento dos usuários, foi observada a necessidade de entender as consequências do seu uso na dinâmica de consumo musical. Surgem então alguns questionamentos: os usuários tem conhecimento de como funcionam essas ferramentas? Quais são as opiniões deles em relação a isso? As plataformas tentam influenciar as preferências dos usuários na direção de músicas mais comerciais? A partir deste contexto, esta dissertação tem como propósito analisar os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial na sociedade. Tendo como bases teóricas o conceito de gosto (1979) do sociólogo Pierre Bourdieu, levando em consideração as críticas feitas por Goldthorpe (2007), o conceito de onívoro cultural de Richard Peterson e Albert Simkus (1992), a cauda longa de Chris Anderson (2006) e diversos outros autores pertinentes ao estudo, procura-se observar quais as consequências causadas pelo uso de plataformas que utilizam dados do perfil do usuário para recomendar conteúdos à serem consumidos, dado que o gosto não é produto apenas do livre-arbítrio, sendo também algo construído pelas condições de existência que moldam as preferências do indivíduo ao longo do tempo. Como objeto de estudo a plataforma de streaming musical Spotify foi selecionada, considerando-se seu sistema e sua popularidade no Brasil. Por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, com a utilização de dois questionários e da construção de um grupo focal onde o histórico de uso da plataforma foi acompanhado por 5 meses, foi possível observar o consumo de conteúdo recomendado e a diversidade de gêneros são fatores que influenciam o quanto o conteúdo consumido de forma orgânica é similar àquele recomendado. Além disso, a falta de similaridade entre os conteúdos de alguns usuários podem indicar a possibilidade do conteúdo sugerido ser resultado de uma ação publicitária, tendo em vista a falta de transparência percebida através de algumas questões ao longo do trabalho. Quanto aos onívoros culturais e capital cultural, não obtiveram influências significativas nos resultados. Desta forma, a pesquisa contribui para debates sobre classes, dinâmica de consumo musical e inteligência artificial no século 21. |
id |
UFPE_6a71eb2d50769525589b67534f757833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/45869 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
BARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7429590553883682http://lattes.cnpq.br/9263224550858823QUEIROZ, Sérgio Ricardo de Melo2022-08-22T17:34:16Z2022-08-22T17:34:16Z2022-02-15BARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveira. Spotify como ferramenta de construção do gosto: um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45869ark:/64986/001300000n241Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum o surgimento de plataformas, em vários setores, que trabalham com sistemas de recomendação. Visto que, do ponto de vista das plataformas, um importante propósito das recomendações é manter os usuários consumindo os conteúdos disponibilizados, utilizando inúmeras informações do comportamento dos usuários, foi observada a necessidade de entender as consequências do seu uso na dinâmica de consumo musical. Surgem então alguns questionamentos: os usuários tem conhecimento de como funcionam essas ferramentas? Quais são as opiniões deles em relação a isso? As plataformas tentam influenciar as preferências dos usuários na direção de músicas mais comerciais? A partir deste contexto, esta dissertação tem como propósito analisar os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial na sociedade. Tendo como bases teóricas o conceito de gosto (1979) do sociólogo Pierre Bourdieu, levando em consideração as críticas feitas por Goldthorpe (2007), o conceito de onívoro cultural de Richard Peterson e Albert Simkus (1992), a cauda longa de Chris Anderson (2006) e diversos outros autores pertinentes ao estudo, procura-se observar quais as consequências causadas pelo uso de plataformas que utilizam dados do perfil do usuário para recomendar conteúdos à serem consumidos, dado que o gosto não é produto apenas do livre-arbítrio, sendo também algo construído pelas condições de existência que moldam as preferências do indivíduo ao longo do tempo. Como objeto de estudo a plataforma de streaming musical Spotify foi selecionada, considerando-se seu sistema e sua popularidade no Brasil. Por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, com a utilização de dois questionários e da construção de um grupo focal onde o histórico de uso da plataforma foi acompanhado por 5 meses, foi possível observar o consumo de conteúdo recomendado e a diversidade de gêneros são fatores que influenciam o quanto o conteúdo consumido de forma orgânica é similar àquele recomendado. Além disso, a falta de similaridade entre os conteúdos de alguns usuários podem indicar a possibilidade do conteúdo sugerido ser resultado de uma ação publicitária, tendo em vista a falta de transparência percebida através de algumas questões ao longo do trabalho. Quanto aos onívoros culturais e capital cultural, não obtiveram influências significativas nos resultados. Desta forma, a pesquisa contribui para debates sobre classes, dinâmica de consumo musical e inteligência artificial no século 21.CAPESIn recent years, platforms that work with recommender systems have become increasingly common in various sectors. Since, from the platforms point of view, an important purpose of the recommendations is to keep users consuming the available content, using numerous information on user behavior, the need to understand the consequences of its use on the dynamics of musical consumption was observed. Some questions then arise: are users aware of how these tools work? What are their opinions on this? Do platforms try to influence user preferences towards more commercial music? From this context, this dissertation aims to analyze the effects of consumption of content recommended by artificial intelligence in society. Based on the theoretical basis of the concept of taste (1979) by the sociologist Pierre Bourdieu, taking into account the criticisms made by Goldthorpe (2007), the concept of cultural omnivore by Richard Peterson and Albert Simkus (1992), the long tail by Chris Anderson ( 2006) and several other authors relevant to the study, we seek to observe the consequences caused by the use of platforms that use user profile data to recommend content to be consumed, given that taste is not just a product of free will, being also something constructed by the conditions of existence that shape the individual's preferences over time. As an object of study, the music streaming platform Spotify was selected, their system and popularity in Brazil. Through qualitative-quantitative research, with the use of two questionnaires and the construction of a focus group where the history of use of the platform was followed for 5 months, it was possible to observe the consumption of recommended content and the diversity of genres are factors that influence how the content consumed organically is similar to that recommended. In addition, the lack of similarity between the contents of some users may indicate the possibility of the suggested content being the result of an advertising action, in view of the lack of transparency perceived through some questions throughout the work. As for cultural omnivores and cultural capital, they did not have significant influences on the results. In this way, the research contributes to debates about classes, dynamics of music consumption and artificial intelligence in the 21st century.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de software e linguagens de programaçãoConsumo culturalSistema de recomendaçãoStreamingSpotifySpotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Renata Regina Menezes de Oliveira Barbosa.pdfDISSERTAÇÃO Renata Regina Menezes de Oliveira Barbosa.pdfapplication/pdf1386710https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Regina%20Menezes%20de%20Oliveira%20Barbosa.pdf7835bcd0b256c8e180792adc5cca9d27MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Renata Regina Menezes de Oliveira Barbosa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Renata Regina Menezes de Oliveira Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain191365https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Regina%20Menezes%20de%20Oliveira%20Barbosa.pdf.txt0500dea695cbc9c21303678ff890f9acMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Renata Regina Menezes de Oliveira Barbosa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Renata Regina Menezes de Oliveira Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Regina%20Menezes%20de%20Oliveira%20Barbosa.pdf.jpg703454fbfd3259025e87532958033555MD55123456789/458692022-08-23 02:24:13.717oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-08-23T05:24:13Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Spotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial |
title |
Spotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial |
spellingShingle |
Spotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial BARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveira Engenharia de software e linguagens de programação Consumo cultural Sistema de recomendação Streaming Spotify |
title_short |
Spotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial |
title_full |
Spotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial |
title_fullStr |
Spotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial |
title_full_unstemmed |
Spotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial |
title_sort |
Spotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial |
author |
BARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveira |
author_facet |
BARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7429590553883682 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9263224550858823 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
QUEIROZ, Sérgio Ricardo de Melo |
contributor_str_mv |
QUEIROZ, Sérgio Ricardo de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de software e linguagens de programação Consumo cultural Sistema de recomendação Streaming Spotify |
topic |
Engenharia de software e linguagens de programação Consumo cultural Sistema de recomendação Streaming Spotify |
description |
Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum o surgimento de plataformas, em vários setores, que trabalham com sistemas de recomendação. Visto que, do ponto de vista das plataformas, um importante propósito das recomendações é manter os usuários consumindo os conteúdos disponibilizados, utilizando inúmeras informações do comportamento dos usuários, foi observada a necessidade de entender as consequências do seu uso na dinâmica de consumo musical. Surgem então alguns questionamentos: os usuários tem conhecimento de como funcionam essas ferramentas? Quais são as opiniões deles em relação a isso? As plataformas tentam influenciar as preferências dos usuários na direção de músicas mais comerciais? A partir deste contexto, esta dissertação tem como propósito analisar os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial na sociedade. Tendo como bases teóricas o conceito de gosto (1979) do sociólogo Pierre Bourdieu, levando em consideração as críticas feitas por Goldthorpe (2007), o conceito de onívoro cultural de Richard Peterson e Albert Simkus (1992), a cauda longa de Chris Anderson (2006) e diversos outros autores pertinentes ao estudo, procura-se observar quais as consequências causadas pelo uso de plataformas que utilizam dados do perfil do usuário para recomendar conteúdos à serem consumidos, dado que o gosto não é produto apenas do livre-arbítrio, sendo também algo construído pelas condições de existência que moldam as preferências do indivíduo ao longo do tempo. Como objeto de estudo a plataforma de streaming musical Spotify foi selecionada, considerando-se seu sistema e sua popularidade no Brasil. Por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, com a utilização de dois questionários e da construção de um grupo focal onde o histórico de uso da plataforma foi acompanhado por 5 meses, foi possível observar o consumo de conteúdo recomendado e a diversidade de gêneros são fatores que influenciam o quanto o conteúdo consumido de forma orgânica é similar àquele recomendado. Além disso, a falta de similaridade entre os conteúdos de alguns usuários podem indicar a possibilidade do conteúdo sugerido ser resultado de uma ação publicitária, tendo em vista a falta de transparência percebida através de algumas questões ao longo do trabalho. Quanto aos onívoros culturais e capital cultural, não obtiveram influências significativas nos resultados. Desta forma, a pesquisa contribui para debates sobre classes, dinâmica de consumo musical e inteligência artificial no século 21. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-22T17:34:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-22T17:34:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveira. Spotify como ferramenta de construção do gosto: um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45869 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000n241 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveira. Spotify como ferramenta de construção do gosto: um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. ark:/64986/001300000n241 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Regina%20Menezes%20de%20Oliveira%20Barbosa.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Regina%20Menezes%20de%20Oliveira%20Barbosa.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45869/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Regina%20Menezes%20de%20Oliveira%20Barbosa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395 7835bcd0b256c8e180792adc5cca9d27 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 0500dea695cbc9c21303678ff890f9ac 703454fbfd3259025e87532958033555 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172862877630464 |